Como já havíamos noticiado anteriormente, o Google vem para liderar em mais uma frente. Ocorrendo em Barcelona, na Espanha, durante esta semana, o Mobile World Congress já tem a sua notícia mais bombástica (e olha que havia concorrentes de peso, como o anúncio dos novos top da Samsung): O Google realmente oficializou sua empreitada de virar uma operadora de celular. O anúncio foi feito por Sundar Pichai, vice-presidente da empresa.

O executivo afirmou que o gigante da internet já está trabalhando em parceria com outras empresas para criar sua própria operadora virtual, MVNO - na sigla em inglês.

O serviço será oferecido - ao menos no início - em pequena escala, para não competir com grandes operadoras dos Estados Unidos, e também, já que, toda a estrutura usada será alugada, o Google não irá, por exemplo, levantar nenhuma antena sequer. 

A ideia não é fazer frente ás outras operadoras, mas sim aplicar o conceito da linha de smartphones Nexus e fazê-la entrar com tudo neste novo mercado. Com o celular desenvolvido em parceria com outros fabricantes, o Google diz impulsionar a inovação e direcionar a indústria em novos rumos sem precisar brigar com os demais, já que os estoques do Nexus são sempre bastante limitados.

Sundai Pichai diz já ter algumas ideias para o novo serviço, como, por exemplo, fazer uma integração mais forte entre a internet móvel e o Wi-Fi, além de uma outra ideia que a possibilidade de que, quando uma chamada cair, a conexão dê conta da continuidade da conversa.

"Acho que estamos na fase em que precisamos pensar em hardware, software e conectividade juntos. Queremos quebrar as barreiras sobre a maneira como a conectividade funciona."

Ainda não há informações sobre preços e regiões onde a nova operadora estará disponível, porém esperamos que venha rápido para cá. Em tempos de corte no 3G, venha Google, iremos lhe usar.