Os alvos principais dos criminosos são, sem dúvida, o sistema operacional e os navegadores de internet, por isso precisamos tomar uma série de medidas para evitar cair nas armadilhas da internet. Exatamente por isso, precisamos nos atentar a atualizar os softwares que utilizamos para a maioria de nossas atividades do dia a dia.Também devemos atualizar outros tipos de softwares como os drivers, pois permitem que haja a comunicação do computador com o hardware.Veja no site Oficina da Net, as diferenças dos tipos de Softwares.

Confira aqui as diferenças entre os tipos de softwares.

Atualizar software de drivers

Infelizmente, muitos usuários ignoram a atualização dos drivers, talvez por desinformação, ou ainda por desleixo. E acabam por culpar a máquina, por inexistir os recursos gráficos adequados. Entretanto, a culpa é, por ironia, do próprio usuário do PC. Pois, os drivers atualizados são para corrigir erros, aumentar recursos e etc.

Na maioria dos casos, os fabricantes de hardwares, desenvolvem seus produtos com prazo acordados. Portanto, como o tempo é curto, eles acabam diminuindo as funcionalidades e a qualidade do hardware. Por isso, é recomendado estar sempre atualizando os softwares de drivers no site do fabricante, pois eles corrigem as falhas. Assim, a cada três meses dê uma verificada se os seus drivers precisam ser atualizados. 

Para facilitar a sua vida, recomendamos a utilização do Software Slimdriver, ele atualiza os drivers sem esforço nenhum de pesquisa por parte do usuário. Faça o download clicando aqui.

Depois de efetuar o download, coloque para executar o setup do SlimDrivers, aparecerá a seguinte tela:

Clique em "I Agree"

Se você já leu nosso artigo no Oficina da Net sobre cuidar das caixas de seleção, provavelmente já está cuidando para desmarcar programas que vêm casados, como no caso abaixo, (caso não tenha lido, ainda dá tempo, clique no link à direita) ou então desmarque a opção "Install MyBackup" e clique em "Next" como na imagem:

Após ter clicado em "Next", espere o programa concluir o download necessário para o software ser instalado e pronto, em instantes ele estara instalado em sua máquina. Ao abrir o programa clique em "Start Scan" e o programa fará a pesquisa de drivers na internet, informando a você qual driver precisa ser atualizado, ou instalado, como nas imagens a seguir:

Depois de concluída a pesquisa, o programa mostrará a você a lista de drivers que precisam de atualização/instalação. Clique em "Download Update" no driver correspondente, o programa começará o processo de download e instalação do driver, tudo automaticamente e sem complicações.

Depois de todos os drivers atualizados, você com certeza notará que o seu sistema terá atingido sua melhor performance.

Sempre deixe o Windows Update habilitado

O Windows Update possui a vital responsabilidade de verificar junto ao Microsoft Update, todas as atualizações necessárias que o Windows necessita para rodar sem problemas. Por isso, é importantíssimo, e recomendadíssimo, deixar configurado como automático o recurso de atualização.

Devido a todos os riscos no qual estamos submetidos na internet, a Microsoft disponibiliza essas atualizações de segurança regularmente para combater os Crackers que estão sempre estudando novas formas de brechas para invasão dos mais variados sistemas operacionais das vítimas. A frequente atualização pode diminuir a incidência de softwares maliciosos em seu PC.

Para habilitar o Windows Update, no Windows 7, siga a sequência: Iniciar, Painel de Controle, Sistema e Segurança, Ativar ou Desativar a Atualização Automática e clique em Ativar ou desativar a atualização automática.

Escolha instalar atualizações automaticamente (recomendado) e clique em OK.

O Risco da utilização do Windows XP

O Windows XP foi importante para a época dele, entretanto, hoje em dia não é mais recomendado o seu uso, pois a Microsoft possui a Política de Ciclo de Vida do Suporte, onde determina um mínimo de dez anos de atualizações em seus produtos, incluindo até o Office ou Windows e depois cessa o suporte ao software, ou seja, após este limite, o usuário não terá apoio nenhum da empresa, não estando protegido contra os novos vírus e ameaças virtuais a partir daquela data. Recomendamos a troca urgente de sistema operacional.

O último - e mais seguro sistema da Microsoft - é o Windows 8.1. Veja a seguir os requisitos mínimos que o computador necessita para a troca do sistema operacional:

  • Processador: 1 gigahertz (GHz) ou mais rápido;
  • RAM: 1 gigabyte (GB) (32 bits) ou 2 GB (64 bits);
  • Espa ço disponível no disco rígido: 16 GB (32 bits) ou 20 GB (64 bits);
  • Placa gráfica: dispositivo gráfico Microsoft DirectX 9 com driver WDDM;

Para mais informações, clique aqui e confira um guia completo peparado pela MS.

Atualizações de aplicativos vale a pena?

Agora entramos numa questão delicada. A resposta, inevitavelmente, é: depende. Como cada programa exerce a sua função e sua importância para o sistema, há diferentes pesos e medidas. Vejamos, obviamente, um software de segurança como o Antivírus ou Antimalware, deve OBRIGATORIAMENTE ser atualizado diariamente, caso contrário, você estará em risco iminente de pegar uma praga virtual, pela internet. Porque como já vimos no artigo, os Crackers estão sempre se dinamizando e criando novos métodos de obter acesso aos dados dos usuários de forma ilegal.

Entretanto, existem aplicativos que cumprem um papel não tão essencial à segurança do pc e do usuário, não precisando de uma nova atualização a cada dia, semana ou mês. O que aconselhamos enttão é que você deve estudar cada caso, pois as vezes o fabricante do aplicativo apenas adiciona um recurso a mais que para o cliente não terá impacto. Agora, também há aplicativos que atualizam-se por questão de segurança e nestes casos é recomendado atualizar o quanto antes.

Sempre se informe do que está sendo corrigido ou acrescentado para aí sim tomar a atitude adequada e mais correta para a sua situação. Essas informações, geralmente, são exibidas na descrição conhecida como "Notas da versão".

Atualize Navegadores

Versões obsoletas de navegadores são meios totalmente inseguros de navegação na internet. É altamente recomendável que o usuário mantenha suas versões de navegadores em dia, pois além de não conseguir acessar sites seguros, como de instituições financeiras, terá dificuldades em navegar pelos principais sites.

Por incrível que pareça, existem muitos usuários que ainda utilizam o Internet Explorer 6, e isso passa de um inconveniente a um risco, pois o usuário fica totalmente vulnerável a ataques de vírus e malwares. Pense bem, o IE 6 tem mais de 14 anos de idade, e sua segurança é desta época. Como ele vai se proteger de um vírus feito no mês passado, com as últimas tecnologias no sentido de invasões? Navegadores desatualizados são extremamente inseguros, como já mencionamos logo acima, e além disso, desenvolvedores de sites devem configurar manualmente seus sites para que sejam compatíveis a versões anteriores.

Considerando todas as informações contidas nesse artigo, acreditamos que os leitores sejam capazes de entender a real necessidade de atualização sistemática dos seus softwares, bem como que entenda os riscos de não atualizá-los.

Texto elaborado por: 

Luiz Felipe Kessler - Sócio-Diretor da Optclean
Eduardo Mendes - Sócio da Optclean