Se você, assim como eu, tem a mania, neura, TOC, desespero em manter os programas instalados sempre up to date, atualizados na última versão lançada pelo desenvolvedor, então olha que bacana isto:

Baixando e instalando em sua máquina uma ferramentinha de apenas 800kb, isso mesmo, menos de 1 mb, você vai saber quais programas estão desatualizados, além de poder baixar e instalar o último release em sua máquina. E o melhor, 100% free.

Primeiramente, clique aqui para iniciar o download do "FileHippo App Manager". O software foi desenvolvido pelo site FileHippo, um dos mais famosos portais para downloads de aplicações em língua inglesa e que contém absolutamente tudo o que você procura. Ahhh, e eles têm uma outra grande sacada: No site não há apenas a última versão do programa desejado, eles possuem TODAS as versões lançadas, ideal para aqueles que querem fazer um downgrade.

Enfim, depois de instalar o programa, note que ele estará em seus ícones da barra de ferramentas. Clique nele com o botão direito e vá em "settings", vamos começar a configurá-lo para obtermos os melhores resultados.

Na janela que se abrirá temos 5 abas, navegue até a 2ª, "Results" e veja que na parte de baixo temos 2 caixinhas de seleção que são importantes para nós. A primeira delas (que marcamos) informa ao FileHippo que queremos ser notificados inclusive dos programas que não necessitam de atualização. É legal deixar esta caixinha selecionada para sabermos quais os programas que ele detectou em nossa máquina e verificou a disponibilidade de uma nova versão. A próxima caixinha de seleção será marcada se você deseja que NÃO seja exibida versões beta. Como queremos ver as versões beta, deixaremos desmarcado.

Agora vamos até a 3ª aba clicar em "add" e na nova janelinha, procurar a pasta onde estão instalados nossos programas. Se o seu Windows for em português, será "Arquivos de Programas", assim como no meu, se for em inglês estará "Program Files". Após selecionar a pasta dê um "ok" e mais uma janelinha será exibida. Nela escolheremos a opção do meio, dessa forma o programa fará uma busca inteligente pelos softwares instalados em seu pc. Note que no meu caso inclui 2 pastas, pois tenho programas de 32 bits e de 64 bits instalados na máquina. Você pode adicionar quantas pastas desejar.

Pronto, dê um Ok pois nosso programa está configurado. Agora clique novamente com o botão direito no ícone e depois vá em "rescan for updates..."

Pronto. Aguarde alguns segundos e uma notificação será apresentada no canto inferior direito da sua tela. Clique nela ou vá no mesmo iconezinho anterior, clique com o direito novamente e clique em "View results...". Veja que uma aba será aberta no seu navegador com os resultados.

Veja que na minha máquina foram detectados 24 programas, destes, 4 possuem atualizações disponíveis e 5 outros têm versões betas. Além disso ainda é possível ver a versão instalada dos programas e o tamanho do download da atualização. E para baixar é simples: Clique na flechinha verde e você será redirecionado para a página de download, na qual ele será iniciado automaticamente.

Fácil, certo? Manter os programas atualizados é muito importante, por isso não esqueça de testar a ferramenta e depois nos contar os resultados.