Diante disso, talvez a melhor opção seja desinstalar os programas desnecessários ou indesejados que estão armazenados no disco rígido, porém muitas vezes ao apagar esse tipo de arquivo pode não ocorrer da forma correta devido a algum erro inesperado, fazendo com que estes softwares ainda permaneçam no sistema operacional.

Felizmente existe algumas ferramentas gratuitas que são capazes de identificar e deletar de maneira correta todos os programas supérfluos que estão presentes em seu computador, sem prejudicar o funcionamento do seu aparelho. Confira a seguir uma lista com os melhores softwares que prometem exercer essa e outras funções.

1. Should I Remove It?

Talvez esse seja o melhor e mais complexo programa disponível no mercado. Isso porque além de oferecer o serviço de desinstalação de qualquer tipo de software ele é capaz de exibir de forma bem detalhada uma classificação qualitativa para cada programa, e o melhor, o aplicativo é totalmente gratuito e possui uma interface simples e fácil de usar.

Além disso, o "Should I Remove It?" possui uma ferramenta interessante que mede o "percentual de remoção", ou seja, você poderá saber o número de desinstalações feitas por outros usuários. Outra função interessante é a chamada "What is it?" (O que é isto?), que basicamente mostra informações sobre o programa selecionado, como um resumo sobre o que ele faz, os arquivos que ele instala, onde são instalados, entre outras coisas.

2. Revo Uninstaller

Com esse utilitário você irá remover com uma enorme facilidade todo tipo de software que não são úteis o tempo todo. Revo Uninstaller é um aplicativo simples mas ao mesmo tempo muito complexo, que oferece ao usuário várias ferramentas, como a desinstalação avançada, monitoramento de instalações, exclusão permanente dos arquivos que não foram sobrescritos no disco rígido, entre muitas outras funções. Vale a pena conferir esse utilitário. Para saber mais sobre todas as funcionalidades do Revo Uninstaller, acesse este artigo específico.

3. CCleaner

Perfeito para quem quer limpar e otimizar o desempenho do computador. Provavelmente você já ouviu falar no CCleaner, até mesmo pelo fato dele ser considerado a ferramenta mais popular do mundo capaz de realizar uma boa limpeza em qualquer tipo de PC. Com ele você poderá remover programas, registros, históricos, erros e cookies de aplicativos que estão armazenados em seu PC, tudo de maneira simples e eficaz. Também temos um artigo específico pra falar com Ccleaner. Se você se interessa por este programa, não hesite em clicar aqui.

Além dos recursos citados acima, o CCleaner ainda conta com uma função bem interessante, o gerenciamento de inicialização de programas, que basicamente serve para gerenciar os softwares que são iniciados junto com o sistema operacional, com isso o processo de boot do SO fica muito mais rápido, seja ele Windows ou Mac.

4. PSafe Total

Sim! Se você procura um software simples, mas ao mesmo tempo intuitivo, que seja capaz de excluir centenas de conteúdos inúteis do seu computador, talvez o PSafe Total possa ser uma boa opção. Eficiente, gratuito e com conteúdo totalmente em português, o aplicativo promete deixar seu PC mais rápido, remove cache, verifica os registros na inicialização do sistema e elimina arquivos desnecessários que ocupam a memória e espaço em disco da sua máquina.

5. Advanced SystemCare

Por fim escolhemos um software muito eficiente desenvolvido pela famosa IObit, Advanced SystemCare é um programa que reúne dezenas de ferramentas para limpar e otimizar o seu computador, tudo para que ele fique novinho em folha.

Ainda, o programa conta com algumas funções, como um antivírus mais simples capaz de oferecer proteção ao seu micro, mecanismos capazes de gerenciar os processos que estão em execução no sistema operacional, a desfragmentação inteligente dos pacotes de dados armazenados no seu PC, entre diversas outras opções interessantes.