Para um melhor entendimento, criamos esse artigo para explicar as diferenças entre essas duas palavras. Uma delas leva a má fama da outra e é utilizada de forma errônea; inclusive, vamos mostrar quem são alguns dos maiores Hackers e Cackers que entraram para a história do mundo. Antes disso, vamos ver as definições de cada termo.

Hacker

Basicamente, hackers são indivíduos que possuem conhecimentos profundos na informática e que dedicam a maior parte do seu tempo a conhecer, modificar software, hardwares e redes de computadores.

Diferentemente dos crackers eles utilizam esses conhecimentos para obter soluções de segurança, desenvolver novas funcionalidades e conseguir efeitos extraordinário no mundo da computação, ou seja, eles não são criminosos como a mídia os tratam, simplesmente eles utilizam a sabedoria de forma benéfica mesmo com todo acesso aberto ou restrito eles não tentam levar vantagem em algo, logo são profissionais com ética.

Com o grande crescimento dos hackers nas últimas décadas, grandes e pequenas empresas estão contratando esses experts da computação para descobrir possíveis falhas na segurança e propor novas soluções antes que sejam invadidos por criminosos virtuais.

Cracker

Possui também grandes conhecimentos na informática, porem os utiliza de forma maléfica. O termo foi criado pelos próprio hackers em torno de 1985, por estarem cansados de serem chamados de criminosos virtuais e para que os leigos e a mídia soubessem distinguí-los.

O que eles ganham?

Um dos principais fatores para eles serem criminosos virtuais é o fato de eles conseguirem roubar bancos, dados de pessoas e ganhar fama. Há casos em que eles são pegos pela polícia e acabam sendo presos, porém, na maioria da vezes o dinheiro ou dados roubados não são recuperados.

No ano de 2000, um ataque acabou ficando na história. Um "cracker" invadiu o sistema de um laboratório de pesquisas navais em Washington, capital dos Estados Unidos e acabou roubando dois terços do código-fonte de um software que era responsável pelo controle de mísseis teleguiados. As autoridades conseguiram rastrear a origem do "cracker", assim, chegaram até a universidade de Kaiserslautern, na Alemanha. Para tanto, o invasor de codinome "Leaf", nunca foi descoberto.

Bom, agora que você já sabe a diferença entre os dois termos, que tal dá uma olhada nessa matéria que mostra as 10 maiores ataques do mundo? O trecho descrito acima é parte deste artigo que contém As 10 maiores invasões de Crackers no mundo.

Os maiores Hackers e Crackers da história

Konrad Zuse

Provavelmente um dos primeiros Hackers. Zuse desenvolveu o primeiro computador totalmente programado, que recebeu o nome de "Turing-complete", mas era conhecido como Z3. Ele conseguiu construiu o computador sozinho no apartamento dos seus pais, em torno de 1938.

Raphael Gray

Esse é um dos maiores Crackers do mundo. O britânico Raphael Gray conseguiu roubar cerca de 23 mil números de cartões de créditos. Veja só, o cara é tão fera que até o cartão de crédito de Bill Gates ele consegui, porém, foi preso e condenado a 19 anos de prisão.

Albert Gonzalez

Acostumado com uma vida de riqueza graças a conhecimento na informática, Albert apoderou de cerca de 130 milhões de números de cartões de crédito. Tinha uma casa que foi avaliada em 1,65 milhões de dólares em um condomínio rico de Miami.

Trabalhou para o Serviço Secreto dos Estados unidos, porém, preferiu seguir na vida do crime virtual e acabou sendo preso e condenado a 20 anos de prisão.

Kevin Mitnick

O homem que foi capaz de enganar até o FBI e acabou sendo o mais procurado da internet. É o mais famoso hacker da história que chegou a virar filme. Foi preso e liberado 5 anos depois após pagar fiança.

Comente aqui o que achou da matéria. Você também pode mandar uma sugestão de pauta pelos comentários ou pelo fórum.