Há alguns anos atrás era incrível o número de blogs sobre os vários conteúdos que podíamos encontrar na internet, sejam eles blogs pessoais, sobre tecnologia, games e até gastronomia, tudo era feito com o simples intuito de divulgar suas ideias ou oferecer suporte à quem esteja procurando, hoje ter um blog é praticamente o mesmo que ter um site, tudo é mais profissional e personalizável, tudo graças ao WordPress.

O WordPress sempre teve como proposta profissionalizar blogs, com ele o usuário teria toda a liberdade que um software livre oferece para trabalhar, os usuários poderiam realizar as modificações que bem entendessem, só o que precisavam era ter algum conhecimento, por mais básico que seja, em XHTML e CSS.

Quando perguntam o que realmente é o WordPress, a resposta simples e curta é: um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo para Web (ou CMS: Content Management System), escrito em PHP com banco de dados MySQL, oferecendo todo o suporte desde a criação do mais simples Blog até o mais completo site de e-commerce, criado a partir do já extinto b2/cafelog por Mike Little e Matthew Mullenweg em 27 de maio de 2003 e hoje mantido por usuários (por ser um software livre) e a empresa Automattic, na qual os criadores são funcionários.


Mike Little e Matthew Mullenweg

Existem duas variações do gerenciador de conteúdo, o WordPress.org e o Worpress.com, a diferença é que a versão .org é muito mais completa, personalizável e profissional do que a .com, sendo necessário até mesmo um servidor para alocar o seu blog. A versão .com, por mais que não seja tão completa, apresenta alguns dos temas padrão e não necessita de uma contratação de host, o problema é que, não é possível adicionar banners do Adsense e seu código não é modificável, o que restringe a utilização de JavaScript, CSS e FTP.

Para usar o Wordpress o usuário deve instalar o aplicativo em seu computador, instalação essa que dura em média cinco minutos e, em suas versões mais recentes, as atualizações são automáticas (se você preferir, é possível alterar para o modo manual). A versão Wordpress.org, por ser mais completa, necessita a contratação de um servidor Host para ser hospedado, o que pode aumentar um pouco os custos. Os temas do WordPress são variados, podendo ser padrões do sistema, Premium e também desenvolvidos por você mesmo se tiver conhecimentos em XHTML e CSS. O mesmo serve para os plug-ins, que podem ser baixados no repositório do CMS ou, se você tiver conhecimento de PHP, pode desenvolver seu próprio plug-in.

Uma das principais características do WordPress é a sua dedicação com os usuários, frequentemente são lançadas atualizações que corrigem bugs, melhoram a segurança e adicionam novas ferramentas aos seus usuários, o que é muito importante depois dos graves problemas de segurança enfrentados pelo CMS em 2007, na versão 2.1.1, quando os usuários foram até mesmo obrigados a trocarem as suas senhas para garantir a integridade de seus blogs, problema esse que foi corrigido na versão 2.1.2.

Um dos fatores que talvez tenha sido o de maior contribuição para a ascensão do WordPress e que o fez desbancar até mesmo o seu maior concorrente, o Blogger do Google, foi que, em 2004, os termos de licença do Movable Type (outro CMS que também é forte concorrente do WordPress) foram modificados, o que acabou desagradando muitos usuários que migrassem para o CMS livre, contribuindo para que, hoje, ele seja considerado a maior plataforma de Gerenciamento de Conteúdo para Web do mundo.