O YouTube, que pertence ao Google, recebe mais de 70 horas de vídeos por minuto. O Vimeo, por sua vez, não está preso a quantidade, mas sim a qualidade dos vídeos postados. O segundo costuma ser usados por profissionais de vídeo, produtoras e fotógrafos; a marca Vimeo costuma passar mais "credibilidade" ao vídeo. Veja também como baixar vídeos do Vimeo.

No entanto, não há credibilidade que ultrapasse a boa qualidade de fotografia, luz e cor de um bom vídeo.

Qual o melhor para publicar vídeos?

Casa serviço possui a suas particularidades, o YouTube, como vimos, é um serviço de massa, com milhares de publicações diárias, que exibem temas bastante variados. O Vimeo é mais restrito, inclusive com limite de upload semanal para cada usuários comuns (você pode adquirir uma conta Pro, Plus e Business). 

Então, decidir qual o melhor local para publicar um vídeo não é tarefa fácil, apenas depende do propósito de cada usuário. O YouTube não possui qualquer restrição para carregar vídeos, porém, vale notar que para fazer o upload de um arquivo com mais de 15 minutos é necessário passar por uma verificação através de código enviado para o celular do usuário.

O Vimeo, por sua vez, possui um limite semanal de upload, ou seja, cada usuário só tem a disposição 500 MB por semana, ou 26 GB por ano. Porém, caso queira aumentar a faixa de transferência terá que assinar um plano, que varia entre US$ 59,95 e US$ 199 anuais.

No que diz respeito ao High Definition (HD), o upload do YouTube é ilimitado, e os usuários pagantes do Vimeo possuem limite de um upload por semana.

Qual o melhor, Youtube ou Vimeo para publicar seus vídeos
Qual o melhor, Youtube ou Vimeo para publicar seus vídeos

Qual traz mais audiência?

O YouTube, sem dúvidas, é o maior site de compartilhamento de vídeo da web. Além de fácil de ser acessado já possui grande visibilidade no mundo todo. O portal também é considerado o segundo maior buscador da internet, perdendo apenas para o Google.

O Vimeo não é tão conhecido quanto o YouTube no Brasil, porém, lá fora ele é bastante usado e reconhecido por oferecer maior qualidade. O YouTube apresenta um inconveniente, para assistir aos vídeos, os usuários precisam, ao menos, visualizar cinco segundo de propaganda antes de assistir qualquer vídeo, o que o deixa, certamente, menos interessante.

O Vimeo possui apenas banners nas páginas dos usuários gratuitos, porém sem propagandas dentro dos vídeos. Já nas versões pagas é possível remover os banners.

Quanto à audiência, não podemos assegurar que um vídeo terá mais notoriedade aqui ou aí, o que realmente importa é sim a qualidade do material.

No entanto, conforme mencionado anteriormente, no Brasil o Vimeo ainda não ganhou "tanto" destaque quanto o YouTube. Porém, vale ressaltar também que o Vimeo possui mais restrições, enquanto o YouTube possui milhões de vídeos.

Qualidade dos vídeos

Conforme mencionamos antes, o quesito Hight Definition (HD) no YouTube é totalmente ilimitado, no Vimeo os usuários não pagantes têm limite de upload por semana. No entanto, Vimeo é usado por empresas e produtoras para postar seus vídeos e produções cinematográficas e institucionais.

No que diz respeito a exibição, ambos os serviços contam com players com funções parecidas, ou seja,  "Comentários", botão de "Gostei", "Favoritos" e "Assistir mais tarde" estão presentes tanto no YouTube quanto no Vimeo.

Para definir a qualidade do vídeo o YouTube é superior, sendo que é possível ajustar as várias qualidades até a mais alta, de 1080p. Vale lembrar que também é possível deixar no modo automático.

Nos dois serviços o usuário pode inserir trilhas sonoras de forma grátis. No YouTube ainda é possível adicionar e ativar legendas, tornar um vídeo 3D e ainda editar a qualquer hora um vídeo que já foi postado. Ainda é possível aplicar filtros, desfocar rostos e rodar em câmera lenta.

No Vimeo, somente a versão mais cara permite ao usuário inserir filtros e aplicar outros recursos.

O usuário do YouTube pode ter acesso ao número de vezes que o vídeo foi visualizado e compartilhado.

No Vimeo também é possível ter tais dados, porém somente na versão paga. Além disso, é possível ver onde e quanto tempo as pessoas assistem os vídeos que foram postados, bem como ver o perfil de gosta ou comenta mais sobre eles.

Enfim, qual o melhor?

A decisão de qual o melhor portal de compartilhamentos de vídeo fica mesmo a cargo de cada usuário, já que isso depende muito do objetivo dos vídeos postados. Caso o usuário queira mesmo chamar a atenção, o YouTube é o ideal, já que ele tem mais chances de ser encontrado através do Google. Pela praticidade, o Youtube é o indicado.

Porém, o Vimeo é um excelente player, principalmente nos casos que os vídeos tenham relação com design, já que oferece uma ótima qualidade. Qual é a sua opinião? Deixe seu comentário!