Vídeos fazem parte do nosso cotidiano, ainda mais com o avanço da inclusão digital ocorrida nos últimos tempos. Muitas pessoas inclusive preferem assistir um vídeo do que ler um texto ou ver imagens, seja para estudar ou para se entreter. E com esse aumento do consumo de vídeos, muitas pessoas passaram a produzir vídeos. Tanto profissionais, quanto estudantes e pessoas que produzem por hobby ou que se dedicam à carreira de Youtuber. Independente do motivo pelo qual você precisa editar um vídeo, há várias boas opções de editores de vídeo grátis para suas produções. E nós selecionamos aqui as 5 melhores em 2019, confira.

Lembrando que alguns dos editores de vídeo grátis aqui listados possuem versões pagas, mas vamos focar em suas versões grátis.

Os melhores editores de vídeo grátis

O melhor editor de vídeo, geralmente é aquele em que o usuário está mais acostumado, porém, as vezes é preciso mudar, seja por trabalho específico ou por necessidade.

Davinci Resolve

O DaVinci Resolve é uma solução de software para correção de cores, efeitos visuais e pós-produção de vídeos. Ele tem se tornado bastante popular pela sua versão gratuita fazer frente aos poderosos Adobe Premiere e Sony Vegas.

DaVinci Resolve
DaVinci Resolve

As novidades do DaVinci Resolve na versão 16 incluem uma nova página de corte. Essa página foi pensada exclusivamente para produção, onde os editores precisam de agilidade na entrega dos vídeos com prazos apertados. Existem muitos efeitos prontos, sistema de aprendizado de máquina que ajuda em recursos como reconhecimento facial, distorções de velocidade e muito mais.

Download Davinci Resolve: Para baixar o software, seja para Mac, Linux e Windows, clique aqui.

Lightworks

Recomendado para usuários com conhecimento intermediário, este editor de vídeo é tão bom que nem da pra acreditar que é grátis. Na verdade há uma versão paga, mas a versão grátis é muito bem munida de recursos. Ou seja, sem desembolsar nenhum centavo, é possível ter acesso à uma ferramenta de alta qualidade com cara de versão premium. Só para você ter idéia do potencial desse editor, ele foi utilizado na diagramação de um filme vencedor do Oscar. O filme em questão é o "O Discurso do Rei", vencedor do Oscar de melhor filme e melhor edição em 2010. Outros filmes famosos que foram retocados com este programa é os sucessos "Ilha do Medo" e "Pulp Fiction".

Lightworks
Lightworks

O programa conta com muitas opções de efeitos de transição e efeitos de imagem, parâmetros técnicos, janelas ajustáveis, ferramentas flexíveis e liberdade nas configurações da interface, além do suporte pará vídeos 4K.

Dentre os pontos negativos, pode-se destacar a necessidade de personalização da interface, que pode deixar o programa parecer não intuitivo em um primeiro momento, a diferença dele para outros editores de vídeo, e a necessidade de configuração de comandos simples, como o Ctrl+Z (desfazer). Mas no geral, a ferramenta é muito bem avaliada por usuários, e vale a pena utilizá-la para editar seus vídeos.

Download Lightworks: O software pode ser baixado neste link!

Blender

Recomendado para usuários com conhecimento avançado, o Blender é um programa de código aberto, completamente gratuito e que conta com a colaboração de milhares de usuários pelo mundo inteiro, com atualizações muito freqüentes. Extremamente rico em recursos, o programa oferece além de edição de vídeo, a possibilidade de criar animações através do editor não linear, modelagem e renderização de objetos 3D, simulação, mixagem de audio e até mesmo desenvolver games!

Blender
Blender

Dentro da edição de vídeo, o programa oferece a possibilidade de aplicar efeitos personalizados com scripts Python. O Editor de Vídeo permite que você execute desde as ações básicas, como cortes e colagens de vídeo, até as tarefas mais complexas, como mascaramento de vídeo. Com o Blender é possível salvar seus vídeos em muitos formatos diferentes.

Download Blender: O download pode ser feito neste link.

Video Toolbox

Está sem espaço para download no seu PC, ou tem uma máquina mais lenta? Temos uma opção entre nossos editores de vídeo grátis que é totalmente online para você acessar. Isso mesmo, sem baixar nada, você pode editar seus vídeos com uma ferramenta de qualidade.

Video Toolbox
Video Toolbox

Com o Video Toolbox você pode, através do seu navegador, converter formato, extrair audio ou legendas, adicionar legendas ou audio, cortar, dividir e colar e inserir uma marca d’água no seu vídeo. É possível também capturar vídeos de sua câmera. O editor de vídeos mantém em uma galeria, na sua conta, todos os vídeos que você já editou na plataforma, e possibilita fazer o download ou compartilhar de lá diretamente para redes sociais, como YouTube e Facebook.

Download Video Toolbox: Para acessar, basta clicar neste link.

VirtualDub

Um editor de vídeos grátis, simples de usar, rápido e recheado de recursos, o VirtualDub tem como foco principal o alto desempenho. Ideal para quem precisa editar vários vídeos ao mesmo tempo, esse software permite cortar, redimensionar, rotacionar, inverter, ajustar contraste, brilho, saturação, preto e branco, sharpen, blur, emboss, motion blur, entre outros filtros. Além disso, para quem quer adicionar efeitos como colorize, pan, zoom, antiflicker, noise reduction, é possível instalar plugins específicos.

VirtualDub
VirtualDub

A interface dele não é seu ponto forte, mas também não é algo que venha a atrapalhar sua usabilidade.

Download VirtualDub: Para baixar no seu computador, acesse esse link.

Dica bônus: FFMpeg

Por fim, encerrando nossa lista de 5 melhores editores de vídeo grátis em 2018, apresentamos o FFMpeg, um software de código aberto que grava, converte e cria stream de audio e vídeo em diversos formatos. O FFmpeg foi desenvolvido para o sistema operacional Linux, mas pode ser compilado no Windows. É um programa muito famoso entre grandes empresas da area da comunicação, como emissoras de TV brasileira e portais na Internet.

FFMpeg
FFMpeg

O software tem como ponto forte o poder de manipulação de vídeos. Com ele é possível decodificar, codificar, transcodificar, mux, demux, stream, filtro e reproduzir vídeos em muitos formatos diferentes.

Download FFMpeg: Para baixar o programa, clique neste link.

Esperamos que tenha gostado da nossa seleção de softwares para edição de vídeo, e que este post tenha ajudado você a encontrar um bom programa para o seu uso!