Carro do Google sem motorista está pronto para percorrer as estradas

Para quem nunca imaginou que um carro pudesse percorrer as estradas sem ser conduzido por um motorista, o Google prova que é sim possível. A companhia, que pretende lançar o veículo até o final desta década, exibiu mais algumas novidades do protótipo.

Por | @oficinadanet Tecnologia

Empresas que possuem os seus protótipos de carros guiados sem motoristas costumam testar os seus veículos em vias sem circulação, já que a dificuldade de andar com o carro deste tipo ainda é muito grande. No entanto, o Google afirmou que o seu carro já possui ferramentas necessárias para identificar as várias situações do cotidiano.

O diretor do projeto, Chris Urmson, em uma publicação no blog oficial da companhia, afirmou que os carros já podem percorrer as ruas movimentas e reconhecer as diferentes situações.  Urmson disse ainda que desde 2012, os carros do Google já rodaram 1,1 milhão de quilômetros pelas vias de Mountain View, na Califórnia (EUA).

Carro do Google sem motorista está pronto para percorrer as estradas

Leia também:

Conforme o diretor do projeto, o carro agora, é capaz de identificar pedestres, semáforos, guardas de sinalização, ônibus, lombadas e gestos de ciclistas. O responsável por identificar todas essas situações é o software do carro, que de forma instantânea reconhece qualquer mudança.

"O que parece caótico e aleatório ao olho humano em um trecho urbano é, na verdade, bastante previsível para um computador. Conforme deparávamos com milhares de situações distintas, íamos construindo modelos de software capazes de prevê-las, das mais prováveis (um carro frear no sinal vermelho) à improvável (ele furar o sinal)", disse Urmson.

A companhia divulgou um vídeo que exibe o funcionamento do sistema . A tecnologia deverá ser lançada em 2017. 

Mais sobre: Google carro sem motorista estradas
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo