O Google oferece várias ferramentas aos usuários, entre elas a visualização de mapas, buscas detalhadas, agenda, shopping e o tradutor. Hoje iremos mostrar como os internautas podem aproveitar ao máximo o Google Translate.

Google Tradutor. Como usar?

Inicialmente, para usar o Google Tradutor é necessário acessar a página do buscador e selecionar entre as opções, "Tradutor". Em seguida, após abrir a página do Tradutor do Google é necessário selecionar a língua original e também a que será traduzida. Após, cole o texto que pretende traduzir.  Bom, o que apresentamos foi o modo mais simples de traduzir um texto, abaixo mostraremos algumas dicas para aperfeiçoar a tradução. Acompanhe.

Detectar Idioma

Nem sempre é necessário selecionar o idioma do texto que queremos traduzir para uma determinada língua. Basta apenas clicar em "Detectar Idioma" que o próprio sistema se encarrega de determinar a língua empregada.

Tradução automática

Você pode personalizar o tradutor clicando na opção "Ativar tradução instantânea", que está localizada na parte inferior esquerda da tela do serviço. Assim, é preciso apenas colocar o texto no primeiro quadro disponível que a tradução irá acontecer automaticamente, Caso queira reverter a situação é necessário apenas clicar em "Desativar tradução instantânea".

Pronúncia de texto

O usuário do serviço de tradução também pode escutar a pronúncia das palavras nas diferentes línguas. Para isso, clique no alto falante localizado no canto inferior do quadro. O recurso está presente tanto para o texto que será traduzido, quanto para aquele que foi traduzido na língua desejada.

Dicionário

Ao traduzir uma única palavra ou mesmo uma frase simples, o usuário possui a disposição um dicionário simples, que exibe a classe gramatical do termo e também as possíveis alternativas de tradução da palavra.

Ajustes

Sabemos que a tradução de frases ou mesmo de textos nem sempre é exata, algumas até, causam estranheza. Assim, para conseguir o máximo de perfeição da tradução é possível ajustar o texto final apenas pressionando a tecla "Shift" e arrastando a palavra com o mouse.

Aplicação de uma palavra

Ao traduzir uma palavra o usuário tem a possibilidade de ver uma aplicação do termo em uma frase. O recurso é encontrado ao lado do alto-falante usando para pronúncia, no canto inferior direito do quadro.

Tradução por voz

Muitas vezes não sabemos a grafia correta de uma palavra para buscar a tradução em alguma língua, para isso, é possível usar o recurso da fala. Basta clicar no ícone de microfone da caixa de entrada e falar a palavra ou frase que deseja traduzir. Em seguida, clique fora da caixa para receber a tradução na língua selecionada.

Traduções salvas

Todas as traduções feitas podem ser salvas, para isso, clique na estrela, que está ao lado da tradução.  Com isso, cada vez que precisar de uma determinada tradução já realizada não será necessário refaze-la.

Tradução de documento e páginas da web

O Google Tradutor também pode traduzir uma página inteira de um site, para isso, cole o link de acesso da página na caixa de entrada do serviço e clique em "Traduzir".

Do mesmo modo, o serviço também faz a tradução de documentos de forma simples e rápida. Não é necessário copiar e colar um texto enorme, basta apenas clicar no link que diz "Traduza um documento", localizado abaixo da caixa de texto, e enviar o arquivo.

Espero que as dicas tenham sido úteis! Até a próxima!