Nesta quinta-feira (12), a Apple informou que enviou especialistas de saúde para a fábrica onde um jovem de 15 anos morreu.  A fábrica em questão fica em Xangai da contratada da Maçã Pegatron Corp e o jovem funcionário faleceu de pneumonia.

A Apple tem mostrado preocupação após as várias críticas que recebeu por ter os seus produtos fabricados em locais inapropriados e com regime de escravidão. A Apple contratou a Fair Labor Association para investigar as fábricas de seus fornecedores. 

"No mês passado enviamos especialistas independentes de saúde dos Estados Unidos e da China para conduzir uma investigação na fábrica", disse a Apple em um comunicado.

"Apesar de não terem encontrado evidências de qualquer conexão (da morte) com as condições de trabalho na fábrica, nós temos consciência de que isso pouco serve como conforto às famílias que perderam seus entes queridos".

Conforme o porta-voz da Pegatron, Charles Lin, a fábrica não sabia que o rapaz que faleceu em outubro era menor de idade, já que ele havia usado a identidade de seu primo, de 21 anos, para se candidatar ao trabalho.

A empresa concluiu que a morte do rapaz não está relacionada as condições de trabalho, pois o funcionário foi contratado a pouco tempo. Lin também disse que o ambiente da linha de montagem não deveria causar uma doença como pneumonia.