Com o passar dos anos, foram se desenvolvendo novos e sofisticados sistemas operacionais, objetivando, cada vez mais, praticidade e agilidade na execução de hardwares e funcionamento dos softwares no PC. Responsável pelo controle do funcionamento do computador, o sistema operacional varia de acordo com o tipo de funções de que é provido e para que finalidade o computador será usado. A utilização mais eficiente busca um maior retorno no investimento feito no hardware, significando mais trabalho obtido do mesmo hardware. Uma utilização mais conveniente vai diminuir o tempo necessário para a construção e utilização dos programas.

Veja também: O que é um sistema operacional

O sistema operacional também faz um gerenciamento dos recursos do computador, para evitar que os programas entrem em conflito. Por exemplo, o sistema operacional evita que dois programas simultaneamente acessem a mesma área da memória, o que poderia causar grandes problemas. O sistema operacional funciona como um "maestro", providenciando para que todos os programas e todos os componentes do computador funcionem de forma harmônica.

Sistema Operacional OS X

O Macintosh Operating System (Mac OS) é o sistema operacional padrão para os computadores Macintosh produzidos pela Apple. Com sua primeira versão lançada em 1984, o sistema Mac OS hoje está na sua décima versão, e com o lançamento do Mac OS X, a última lançada pela empresa, tornou-se um marco ao ser remodelado como um todo, inclusive o núcleo que passou a ser baseado no do Unix BSD,  que consiste em um sistema operativo e multitarefa.

Foi o primeiro sistema gráfico utilizado amplamente em computadores para representar os itens com ícones, como programas, pastas e documentos. Também foi pioneiro na disseminação do conceito de Desktop, com uma Área de Trabalho com ícones de documentos, pastas e uma lixeira, em analogia ao ambiente de escritório.

Vantagens:

  • Design bastante otimizado, no qual os usuários podem achar qualquer coisa em sua máquina com o aplicativo Finder;
  • Custo de manutenção baixo ao longo do tempo;
  • Os sistemas Mac têm menos problemas com vírus e spyware;
  • Proporciona total liberdade de personalização do ambiente operacional;
  • No Finder, você pode determinar um estilo de visualização (ícones, botões ou lista) para cada uma das janelas, ou um estilo geral para todas.

Desvantagens:

  • Os computadores com o Mac são mais caros do que os com Windows, por exemplo;
  • Não há uma vasta quantidade de programas designados a este sistema específico.

Leia mais sobre Mac OS!

Sistema Operacional Windows

Lançado em 1993 para permitir que os usuários pudessem contar com uma interface gráfica para operar o PC, o Windows, também de domínio da Microsoft, evoluiu muito nestes anos. Foram inúmeras versões criadas e vendidas, tendo a verão XP que permaneceu por muitos anos e que ainda está instalada em muitos computadores.

Em sua versão atual, Windows 10, possui relativos melhoramentos e mudanças de estilo, ainda mais no que tange ao seu layout, que foi totalmente reformulado em comparação com suas versões anteriores. As máquinas que rodam Windows têm a vantagem de serem compatíveis com a grande maioria dos programas comerciais e jogos, mas também possuem mais riscos de segurança, motivo pelo qual devem estar sempre sob a proteção de programas antivírus. 

Fizemos um guia com dicas e tutoriais do Windows 10, acompanhe.

Vantagens:

  • Fácil aprendizagem de uso, pois possui uma interface simples;
  • Permite a atualização automática sempre que algo tenha sido alterado na versão atual do sistema operacional, isto é, quando a Microsoft detecta um problema no programa, seus engenheiros preparam uma correção deste e disponibiliza esta correção;
  • Possui uma infinidade de programas disponíveis para sua plataforma.
  • Painel de controle simples, com recursos visíveis e práticos.

Desvantagens:

  • Grande alvo de vírus se não fizer uso de um bom antivírus.
  • Cada nova versão que é lançada do Windows requer uma máquina mais potente.
  • Pelo fato de ser um dos sistemas mais utilizado, deixa a desejar pela facilidade de adquirir códigos maliciosos para a máquina.

Leia mais sobre Windows!

Sistema Operacional Linux

Linux é o termo utilizado para os sistemas operacionais que utilizam o núcleo Linux. Desenvolvido pelo programador finlandês Linus Torvalds, que se inspirou no antigo sistema Minix. Criado por entusiastas e agora com colaboração de grandes empresas como IBM, Google, Oracle, entre outros, este sistema operacional é conhecido por ser robusto e estável, caindo no gosto de boa parte das pessoas, incluindo empresa.

As distribuições do Linux começaram a receber uma popularidade limitada desde a segunda metade dos anos 90, como uma alternativa livre para os sistemas operacionais Microsoft Windows e Mac OS, principalmente por parte de pessoas acostumadas com o Unix na escola e no trabalho. O sistema tornou-se popular no mercado de Desktops e servidores, principalmente para a Web e servidores de bancos de dados.

No entanto, hoje, muitas pessoas se perguntam: "Por que o Linux é gratuito?" - O fato é que Linus Torvalds, quando desenvolveu o sistema, não tinha intenção de comercializá-lo, e sim criá-lo para seu uso pessoal, para atender suas necessidades. Posteriormente ele coordenou os esforços coletivos de um grupo para a melhoria do sistema que criou. Atualmente, milhares de pessoas contribuem gratuitamente com o desenvolvimento do Linux, simplesmente pelo prazer de fazer um sistema operacional melhor.

Vantagens:

  • Qualquer instalação ou alteração do sistema no Linux requer a autorização do "usuário root", uma espécie de usuários especial do sistema; isto dificulta que um vírus ou programa malicioso seja instalado em sua máquina, a não ser que seja autorizado com nome de usuário e senha;
  • Outra grande vantagem é o custo, pois é um software livre, ou seja, sua utilização não tem custos financeiros e você não paga nada para usá-lo;
  • Devido a sua estabilidade e robustez, o Linux dá maior segurança às redes, pois possui compatibilidade com padrões estabelecidos há mais de duas décadas;
  • Possui diversas opções de interfaces gráficas, com centenas de aplicativos disponíveis para sua plataforma.

Desvantagens:

  • Incompatibilidade com equipamentos, ou seja, muitos softwares que permitem o funcionamento de certos equipamentos, como os de impressora, por exemplo, é feito exclusivamente para Windows, o que pode dificultar muito o uso deles no Linux;
  • Comparativamente com o Windows, os usuários demoram a se acostumar com o este sistema diferente, isso faz com que muitas empresas pensem duas vezes antes de implantá-lo, pois terão custos com treinamento de pessoal;
  • A hospedagem Linux não suporta uma grande quantidade de hardwares; a maioria dos fornecedores escrevem drivers que funcionam para sistema operacional Windows, ao invés de Linux, por causa do uso comum do sistema operacional Windows. Devido a esta razão, o Linux hosting oferece limitadas opções de hardware.

Leia mais sobre Linux!

Contudo, devem-se analisar os pró, os contras e para qual finalidade você utilizará o sistema operacional, assim, com certeza, chegarás a uma opção que melhor atenda a sua necessidade. Além dos descritos neste artigo, existem outros sistemas menos conhecido que também podem ser considerados, embora apresentem um menor nível de compatibilidade. Outro grande fator a ser considerado, é a questão do custo e atualizações dos sistemas, onde se deve por em uma "balança", o custo que se terá com estes e as praticidades/utilidades que o mesmo trará, a fim de analisar a viabilidade de adquiri-lo.