Três exemplos de sistemas operacionais

Conheça os três principais sistemas operacionais, algumas característica, juntamente com suas vantagens e desvantagens.

Por | @oficinadanet Softwares

Com o passar dos anos, foram se desenvolvendo novos e sofisticados sistemas operacionais, objetivando, cada vez mais, praticidade e agilidade na execução de hardwares e funcionamento dos softwares no PC. Responsável pelo controle do funcionamento do computador, o sistema operacional varia de acordo com o tipo de funções de que é provido e para que finalidade o computador será usado. A utilização mais eficiente busca um maior retorno no investimento feito no hardware, significando mais trabalho obtido do mesmo hardware. Uma utilização mais conveniente vai diminuir o tempo necessário para a construção e utilização dos programas.

Veja também: O que é um sistema operacional

O sistema operacional também faz um gerenciamento dos recursos do computador, para evitar que os programas entrem em conflito. Por exemplo, o sistema operacional evita que dois programas simultaneamente acessem a mesma área da memória, o que poderia causar grandes problemas. O sistema operacional funciona como um "maestro", providenciando para que todos os programas e todos os componentes do computador funcionem de forma harmônica.

Sistema Operacional OS X

O Macintosh Operating System (Mac OS) é o sistema operacional padrão para os computadores Macintosh produzidos pela Apple. Com sua primeira versão lançada em 1984, o sistema Mac OS hoje está na sua décima versão, e com o lançamento do Mac OS X, a última lançada pela empresa, tornou-se um marco ao ser remodelado como um todo, inclusive o núcleo que passou a ser baseado no do Unix BSD,  que consiste em um sistema operativo e multitarefa.

Foi o primeiro sistema gráfico utilizado amplamente em computadores para representar os itens com ícones, como programas, pastas e documentos. Também foi pioneiro na disseminação do conceito de Desktop, com uma Área de Trabalho com ícones de documentos, pastas e uma lixeira, em analogia ao ambiente de escritório.

Vantagens:

  • Design bastante otimizado, no qual os usuários podem achar qualquer coisa em sua máquina com o aplicativo Finder;
  • Custo de manutenção baixo ao longo do tempo;
  • Os sistemas Mac têm menos problemas com vírus e spyware;
  • Proporciona total liberdade de personalização do ambiente operacional;
  • No Finder, você pode determinar um estilo de visualização (ícones, botões ou lista) para cada uma das janelas, ou um estilo geral para todas.

Desvantagens:

  • Os computadores com o Mac são mais caros do que os com Windows, por exemplo;
  • Não há uma vasta quantidade de programas designados a este sistema específico.

Três exemplos de sistemas operacionais

Leia mais sobre Mac OS!

Sistema Operacional Windows

Lançado em 1993 para permitir que os usuários pudessem contar com uma interface gráfica para operar o PC, o Windows, também de domínio da Microsoft, evoluiu muito nestes anos. Foram inúmeras versões criadas e vendidas, tendo a verão XP que permaneceu por muitos anos e que ainda está instalada em muitos computadores.

Em sua versão atual, Windows 10, possui relativos melhoramentos e mudanças de estilo, ainda mais no que tange ao seu layout, que foi totalmente reformulado em comparação com suas versões anteriores. As máquinas que rodam Windows têm a vantagem de serem compatíveis com a grande maioria dos programas comerciais e jogos, mas também possuem mais riscos de segurança, motivo pelo qual devem estar sempre sob a proteção de programas antivírus. 

Fizemos um guia com dicas e tutoriais do Windows 10, acompanhe.

Vantagens:

  • Fácil aprendizagem de uso, pois possui uma interface simples;
  • Permite a atualização automática sempre que algo tenha sido alterado na versão atual do sistema operacional, isto é, quando a Microsoft detecta um problema no programa, seus engenheiros preparam uma correção deste e disponibiliza esta correção;
  • Possui uma infinidade de programas disponíveis para sua plataforma.
  • Painel de controle simples, com recursos visíveis e práticos.

Desvantagens:

  • Grande alvo de vírus se não fizer uso de um bom antivírus.
  • Cada nova versão que é lançada do Windows requer uma máquina mais potente.
  • Pelo fato de ser um dos sistemas mais utilizado, deixa a desejar pela facilidade de adquirir códigos maliciosos para a máquina.

Três exemplos de sistemas operacionais

Leia mais sobre Windows!

Sistema Operacional Linux

Linux é o termo utilizado para os sistemas operacionais que utilizam o núcleo Linux. Desenvolvido pelo programador finlandês Linus Torvalds, que se inspirou no antigo sistema Minix. Criado por entusiastas e agora com colaboração de grandes empresas como IBM, Google, Oracle, entre outros, este sistema operacional é conhecido por ser robusto e estável, caindo no gosto de boa parte das pessoas, incluindo empresa.

As distribuições do Linux começaram a receber uma popularidade limitada desde a segunda metade dos anos 90, como uma alternativa livre para os sistemas operacionais Microsoft Windows e Mac OS, principalmente por parte de pessoas acostumadas com o Unix na escola e no trabalho. O sistema tornou-se popular no mercado de Desktops e servidores, principalmente para a Web e servidores de bancos de dados.

No entanto, hoje, muitas pessoas se perguntam: “Por que o Linux é gratuito?” – O fato é que Linus Torvalds, quando desenvolveu o sistema, não tinha intenção de comercializá-lo, e sim criá-lo para seu uso pessoal, para atender suas necessidades. Posteriormente ele coordenou os esforços coletivos de um grupo para a melhoria do sistema que criou. Atualmente, milhares de pessoas contribuem gratuitamente com o desenvolvimento do Linux, simplesmente pelo prazer de fazer um sistema operacional melhor.

Vantagens:

  • Qualquer instalação ou alteração do sistema no Linux requer a autorização do “usuário root”, uma espécie de usuários especial do sistema; isto dificulta que um vírus ou programa malicioso seja instalado em sua máquina, a não ser que seja autorizado com nome de usuário e senha;
  • Outra grande vantagem é o custo, pois é um software livre, ou seja, sua utilização não tem custos financeiros e você não paga nada para usá-lo;
  • Devido a sua estabilidade e robustez, o Linux dá maior segurança às redes, pois possui compatibilidade com padrões estabelecidos há mais de duas décadas;
  • Possui diversas opções de interfaces gráficas, com centenas de aplicativos disponíveis para sua plataforma.

Desvantagens:

  • Incompatibilidade com equipamentos, ou seja, muitos softwares que permitem o funcionamento de certos equipamentos, como os de impressora, por exemplo, é feito exclusivamente para Windows, o que pode dificultar muito o uso deles no Linux;
  • Comparativamente com o Windows, os usuários demoram a se acostumar com o este sistema diferente, isso faz com que muitas empresas pensem duas vezes antes de implantá-lo, pois terão custos com treinamento de pessoal;
  • A hospedagem Linux não suporta uma grande quantidade de hardwares; a maioria dos fornecedores escrevem drivers que funcionam para sistema operacional Windows, ao invés de Linux, por causa do uso comum do sistema operacional Windows. Devido a esta razão, o Linux hosting oferece limitadas opções de hardware.

Três exemplos de sistemas operacionais

Leia mais sobre Linux!

Contudo, devem-se analisar os pró, os contras e para qual finalidade você utilizará o sistema operacional, assim, com certeza, chegarás a uma opção que melhor atenda a sua necessidade. Além dos descritos neste artigo, existem outros sistemas menos conhecido que também podem ser considerados, embora apresentem um menor nível de compatibilidade. Outro grande fator a ser considerado, é a questão do custo e atualizações dos sistemas, onde se deve por em uma “balança”, o custo que se terá com estes e as praticidades/utilidades que o mesmo trará, a fim de analisar a viabilidade de adquiri-lo.

Mais sobre: sistema operacional, vantagens, desvantagens
Share Tweet
DESTAQUESRecomendadoMais compartilhados
Comentários
AINDA NÃO SE INSCREVEU?

Vem ver os vídeos legais que
estamos produzindo no Youtube.