O código para um projeto significativo, cujo desenvolvedor queira distribuir, é originalmente armazenado em uma árvore de diretórios hierárquica. Incluem-se o código-fonte (na linguagem C), um Makefile e alguma documentação. Para distribuir o código, toda a árvore precisa ser encapsulada de uma forma que seja eficiente e fácil de enviar e armazenar eletronicametne.
Um método comum de se fazer isso é usando o utilitário tar para criar um único tarfile com todo o conteúdo do diretório, e depois usar o gzip ou bzip2 para comprimi-lo, buscando-se uma maior eficiência. O arquivo comprimido resultante é conhecido como um tarball. Esse método de distribuição é popular porque tanto o tar quanto o gzip encontram-se amplamente disponíveis e conhecidos, o que garante um grande público.
Um tarball geralmente é identificado através do uso de duas extensões, .tar e .gz, combinatas para formar .tar.gz. Uma extensão combinada simples, .tgz também é popular. (bzip2 oferece uma compressão significativametne maior, ao custo de maior carga sobre a CPU. Arquivos comprimidos com bzip2 geralmente usam a extenão .bz2.).
O código para um projeto significativo, cujo desenvolvedor queira distribuir, é originalmente armazenado em uma árvore de diretórios hierárquica. Incluem-se o código-fonte (na linguagem C), um Makefile e alguma documentação.
Para distribuir o código, toda a árvore precisa ser encapsulada de uma forma que seja eficiente e fácil de enviar e armazenar eletronicametne.
Um método comum de se fazer isso é usar o utilitário tar para criar um único tarfile com todo o conteúdo do diretório, e depois usar o gzip ou bzip2 para comprimi-lo, buscando-se uma maior eficiência.
O arquivo comprimido resultante é conhecido como um tarball. Esse método de distribuição é popular porque tanto o tar quanto o gzip encontram-se amplamente disponíveis e conhecidos, o que garante um grande público.
Um tarball geralmente é identificado através do uso de duas extensões, .tar e .gz, combinatas para formar .tar.gz. Uma extensão combinada simples, .tgz também é popular. O bzip2 oferece uma compressão significativametne maior, ao custo de maior carga sobre a CPU. Arquivos comprimidos com bzip2 geralmente usam a extenão .bz2.).
Ainda é possível encontrarmos os arquivos tarball com o sufixo.bz2 e .tbz2. Estes arquivos foram compactados com o bzip2 que utiliza algoritmo de compressão de dados melhor que ogzip.
Você poderá abrir o conteúdo de um arquivo tarball de duas formas:
root@denilson:~# gzip -d arquivo.tar.gz
O comando gzip descomprime o arquivo.tar.gz e retira o sufixo .gz.
root@denilson:~# tar xvf arquivo.tar O utilitário tar extrai o conteúdo do pacote.
Podemos também utilizar formas mais simples:
root@denilson:~# tar xvzf arquivo.tar.gz Ou root@denilson:~# gzip -dc arquivo.tar.gz | tar xv Se o arquivo o arquivo for compactado com o bzip2, ele deve ser descompactado pelo bunzip2 ou utilizar a opção -d dobzip2.
root@denilson:~# bzip2 -d arquivo.tar.bz2 Ou root@denilson:~# bunzip2 arquivo.tar.bz2 E root@denilson:~# tar xvf arquivo.tar
Há 5 meses de quarentena você já não sabe mais o que fazer com tanto tempo vago? Que tal assistir um filme ou uma série no seu PC? Aqui trazemos 10 players de vídeo para assistir filmes no PC em 2020.
Existem muitos softwares de edição de imagens, mas muitas vezes os usuários podem ficar em dúvidas entre usar um ou outro. Aqui vamos analisar as diferenças entre o Photoshop e o Photoscape.
O que é melhor no VEGAS Pro ou no Adobe Premiere Pro? Um software de edição de vídeo deve atender às suas necessidades exclusivas. É possível determinar qual alternativa funciona melhor para pessoa.
Quando se trata de edição de vídeo profissional, Sony Vegas Pro e Final Cut Pro são dois dos softwares populares que vêm carregados com uma variedade de recursos. Selecionar entre os dois pode ser uma tarefa difícil, pois cada um desses softwares tem seus prós e contras associados.