O linux permite que uma partição especial chamada Swap atue como memória virtual em disco permitindo que programas e dados sejam armazenados temporariamente possibilitando que o sistema execute mais programas concorrentemente.

O espaço destinado a esta partição depende das aplicações que serão executadas no sistema e o volume de dados que estas aplicações irão lidar. Via de regra é recomendado que o Swap tenha pelo menos o mesmo tamanho da memória RAM e, em sistemas com pouca memória, três vwzes o seu temanho.

Se o espaço em disco disponível para a instalação do Linux for pequeno, digamos em torno de 1GB, é aconselhável com que você mantenha o sistema raiz em uma única partição para evitar desperdícios. A seguinte configuração é recomendada:

  •  50MB para a partição /boot;
  • 100MB para a partição de swap;
  • 850MB para o sistema raiz /. 

Para grandes sistemas onde o espaço em disco não é tão problemático, é recomendado que o sistema de arquivos raiz seja dividido em várias partições e se possível em discos diferentes conforme abaixo:

  • Mantenha o sistema raiz / pequeno. A chance do sistema sofrer algum dano e inconsistência de dados é menos;
  • Separe o diretório /var em uma partição grande o suficiente para acomodar os arquivos de LOG. A vantagem é que se esta partição ficar cheia ela não irá afetar a estabilidade do sistema;
  • Separe a partição /tmp em uma partição que acomode todos os arquivos temporários gerados pelas aplicações e usuários;
  • Separe a partição /home oferecendo aos usuários uma partição grande o suficiente para seus arquivos;
  • Separe a partição de swap entre os discos de houver mais que um. Isso pode aumentar o desempenho da memória virtual. 

Em redes que tenham diversas máquinas com a mesa versão do Linux, a pasta /usr pode ser instalada em somente um computador e compartilhada entre as diversas máquinas de uma rede como "somente leitura" via NFS.

O esquema utilizado no particionamento dos discos de um sistema vai depender muito das aplicações utilizadas, tamanho dos discos e outros fatores já mencionados. Mas é importante que você se lembra da necessidade do Kernel e o gerenciador de boot estarem dentro dos primeiros 1024 cilindros e alocarem para partição de Swap pelo menos o mesmo tamanho da memória RAM.