A Cougar é uma das marcas mais conhecidas do mercado brasileiro de periféricos. Boa parte da sua popularidade se dá por sua característica dedicação em trazer produtos mid-end com preços excelentes e vários aspectos de opções High End, como é o caso do mouse Minos X5, que analisei recentemente.

Foto: Grasiel Grasel
Foto: Grasiel Grasel

Uma das principais críticas às antigas linhas de teclados mecânicos da Cougar é o visual exagerado que a maioria dos modelos possuem, vide Attack X3 RGB, que é cheio de cortes, curvas e possui um descanso para pulso nada discreto. Ao que parece isso está mudando e o primeiro passo é a linha Puri, neste review vamos descobrir o porquê.

 

DESIGN

A maior diferença do Cougar Puri para os outros teclados da Cougar certamente é o seu design. Ao contrário de seus irmãos, ele não possui cortes e curvas exagerados, focando em um visual mais "clean" e minimalista. Vale a pena destacar os parafusos expostos no case superior, os quais são pensados para facilitar o uso da cobertura que possui imãs, mas que também dão a ele uma pegada mais rústica sem quebrar sua simplicidade.

Foto: Grasiel Grasel
Foto: Grasiel Grasel

Um outro diferencial de mercado do teclado é a sua cobertura de plástico, que embora não tenha um aspecto muito resistente, serve muito bem o seu propósito de ser uma proteção contra poeira ou maresia. Este recurso se mostra um tanto útil em um país cheio de praias como o nosso, aumentando sua durabilidade ou ao menos retardando os efeitos corrosivos do sal do mar.

Foto: Grasiel Grasel
Foto: Grasiel Grasel

As keycaps são todas feitas em plástico ABS com impressão à laser que sim, são um padrão no mercado tradicional de teclados mecânicos, no entanto, elas são bem menos duráveis do que as feitas em PBT e com impressão double-shot. Hoje inclusive já existem marcas que estão buscando trabalhar com keycaps que tenham ao menos um método de impressão com uma durabilidade maior, como alguns modelos da Redragon, mas essa é apenas uma tendência que ainda está muito no início.

Foto: Grasiel Grasel
Foto: Grasiel Grasel

O Puri é um teclado full-size (também disponível em versão TKL) em layout ANSI, sem opções no padrão brasileiro ABNT até o momento em que este review está sendo escrito. As inscrições das keycaps não são lá as mais bonitas, mas elas são bem legíveis e bem posicionadas.

Foto: Grasiel Grasel
Foto: Grasiel Grasel

Outro aspecto interessante do teclado, geralmente presente só em modelos mais high end, é que além do cabo ser removível, ele também possui uma canaleta de condução. Essa característica permite que ele seja organizado tanto pelas laterais quanto pela traseira, como tradicionalmente.

Foto: Grasiel Grasel
Foto: Grasiel Grasel

ESPECIFICAÇÕES

Informações fornecidas pelo fabricante.

  • Nome do produto: PURI Teclado Mecânico para Jogos
  • Switches: Cherry MX
  • N-key rollover: Sim
  • Iluminação: LEDs brancos
  • Taxa de atualização: 1000Hz / 1ms
  • Materiais: Metal/Plástico
  • Comprimento do cabo: 1.8m trançado
  • Cabo removível: Sim
  • Dimensões: 150(L) X 460(W) X 40(H) mm
  • Peso: 1.4kg
  • Cover Magnético de Proteção Incluído

*A Cougar não fornece um software para os Cougar Puri White LED

CONSTRUÇÃO INTERNA

O Puri é absurdamente fácil de abrir, afinal, os parafusos do case superior são os únicos que prendem todas as camadas do teclado além dos encaixes internos que ele possui. As soldas são todas muito bem feitas e, como característico nos teclados

Foto: Grasiel Grasel
Foto: Grasiel Grasel

O Conector do teclado é um micro-USB, que é ligado à PCB por outro pequeno cabo com conectores individuais.

Foto: Grasiel Grasel
Foto: Grasiel Grasel

Os LEDs do Puri são modelos convencionais do tipo que fica destacado acima da backplate. Normalmente teclados estão usando modelos SMD que costumam ser mais duráveis, mas como este não é um teclado RGB, isto não é um problema. Fica a dúvida se os novos modelos RGB da linha Puri que ainda não chegaram no Brasil virão com estes LEDs ou os SMD.

Foto: Grasiel Grasel
Foto: Grasiel Grasel

Vale citar que a logo que fica entre as teclas de navegação é iluminada com modelos SMD, portanto, a controladora certamente suporta este tipo de iluminação.

Foto: Grasiel Grasel
Foto: Grasiel Grasel

A MCU do teclado é uma Vision VS11K, a qual só encontrei em outros modelos de teclados chineses, mas ela é visivelmente uma boa opção pela quantidade de efeitos de iluminação do Puri.

Foto: Grasiel Grasel
Foto: Grasiel Grasel

DESEMPENHO

O Cougar Puri se mostrou um teclado mecânico de muita qualidade e com features interessantes. A sua capa protetora pode ser muito útil para quem de fato tem um problema com poeira, maresia ou sujeira em geral, sendo este o seu principal diferencial. A utilização de switches Cherry MX, que são conhecidamente de qualidade e alta durabilidade, é outro ponto a ser destacado. Aqui no Brasil, infelizmente, só temos modelos com a opção Blue, mas a Cougar pretende trazer outros switches em uma próxima oportunidade.

Foto: Grasiel Grasel
Foto: Grasiel Grasel

Para quem ainda não conhece muito bem os switches de teclados mecânicos, o Blue é uma opção que possui um feedback tátil e audível ao ser pressionado. Este modelo é geralmente mais voltado para quem pode utilizar o teclado em ambientes que o ruído das teclas não irá atrapalhar outras pessoas, pois ele é consideravelmente alto. O blue é bastante recomendável para quem está tendo o primeiro contato com este tipo de teclado, pois ele é bastante confortável e fácil de se acostumar.

Foto: Grasiel Grasel
Foto: Grasiel Grasel

Um dos pontos negativos a serem destacados no teclado é que ele não possui software e não permite a criação de macros nem on the fly, portanto, para usuários que tem este recurso como algo necessário, o Puri pode não ser a melhor opção. No entanto, embora não tenha software, é possível configurar a iluminação pela tecla de função, chegando a 20 presets e 10 opções de modificação, que envolvem velocidade da animação, sentido e brilho.

VEREDITO

A conclusão deste review não poderia ser outra, a Cougar novamente faz um bom trabalho e entrega um teclado bonito, simples e com várias features muito úteis por um preço bastante baixo. No exterior uma versão RGB deste mesmo teclado já pode ser encontrada, mas ela ainda não está disponível para o Brasil.

Foto: Grasiel Grasel
Foto: Grasiel Grasel

Espero que a pegada mais "clean" no design dos teclados da Cougar seja uma tendência a partir de agora. Outros modelos anteriores que a marca laçou até ofereciam uma qualidade excelente, mas eram totalmente exagerados no design, o que agrada a pouquíssimos usuários.

O Cougar Puri deste review foi fornecido pela loja Player ID. Você pode encontra-lo no dia em que este review foi escrito por uma média de R$418,88 no modelo full size e R$388,88 na versão TKL. Você pode ver mais sobre o Cougar Puri  diretamente na loja.