A Ducky é uma marca ainda um tanto desconhecida aqui no Brasil, mas já muito conceituada em outros lugares do mundo como na Europa e na Ásia. Um dos principais motivos de sua baixa popularidade é o investimento quase nulo em marketing internacional, portanto, é bastante provável que só os mais entusiastas conheçam produtos dela como o que vamos conhecer hoje, o Duccky Shine 6.

Foto do Shine 6
Foto do Shine 6

DESIGN

O Shine 6 possui um visual um pouco diferente de seus "irmãos" anteriores, ele não é feito em um case completamente liso como víamos nos teclados da Ducky, pois agora ele possui algumas protuberâncias em sua parte superior, algo simples, mas que já mostra uma mudança nos produtos da marca.

Foto do Shine 6
Foto do Shine 6

Uma das principais apostas do Shine 6 como novidade é a adição de um mouse bungee, que é basicamente uma peça de plástico que pode ser presa em suas laterais e uma haste de borracha que é acoplada a ela, funcionando de maneira bastante parecida com um bungee comum. Outro diferencial que chama a atenção no teclado é a iluminação lateral que ele possui, a qual dá um visual bastante interessante a ele principalmente em ambientes com pouca iluminação.

Foto do Shine 6
Foto do Shine 6

As keycaps são feitas em plástico PBT e impressas com double-shot, o que garante que estas sejam algumas das melhores disponíveis no mercado, pois são bastante resistentes e não perdem a inscrição como acontece com teclas impressas à laser.

Keycaps do Shine 6
Keycaps do Shine 6

O cabo removível é uma das características que mais agradam entusiastas e usuários assíduos, pois isto facilita muito o transporte do teclado e cria uma praticidade enorme a ele, sem contar com o fato de que isto pode adicionar à durabilidade do periférico, pois os conectores internos da PCB ficam muito mais seguros assim.

Cabo removível do Shine 6
Cabo removível do Shine 6

ESPECIFICAÇÕES

Especificações fornecidas pelo fabricante:

  • Modelo: DKSH1608ST
  • Switch: Cherry MX RGB switches
  • LED: LED colorido RGB
  • Material das Keycaps: PBT
  • Impressão das legendas: Double-Shot
  • Dimensões: 450 x 155 x 45 mm
  • Peso: 1.1kg

SOFTWARE

Uma das maiores polêmicas envolvendo este teclado é o seu software, afinal, pelo fato deste utilizar a mesma controladora de outros modelos da marca, como o Ducky One TKL RGB, muitos usuários reclamam da escolha da Ducky em permitir que apenas o Shine 6 seja compatível com este software, o que obviamente é uma escolha de marketing, uma das poucas que a marca toma.

Outro fator que já gerou discussões na comunidade entusiasta é a semelhança do software com o da Cooler Master, principalmente pelos teclados da marca utilizarem a mesma MCU do Shine 6. Uma provável explicação para esta coincidência é a desenvolvedora de ambos os softwares ser a mesma ou o framework ser o mesmo, afinal, dificilmente seria possível que ambas as marcas fizessem um software igual ao da outra com os mesmos tamanhos de arquivo.

Comparativo dos softwares do Pro S e do Shine 6
Comparativo dos softwares do Pro S e do Shine 6

Passando para as explicações a respeito do funcionamento do software, ele é bastante simples e objetivo como o da Cooler Master. Na primeira aba temos as configurações de iluminação, onde é possível alternar entre os modos, configurar iluminações por zona (algo que é muito útil para quem gosta), alternar entre profiles, cores em uma paleta completa, velocidade e direção de animação.

Software do Shine 6
Software do Shine 6

Na segunda aba você pode importar e exportar Perfis de iluminação, algo que pode ser bastante útil se você tiver um amigo com um Shine 6 e quiser trocar modos de iluminações configurados com ele, mas o recurso não vai além disto.

Software do Shine 6
Software do Shine 6

Na terceira e última aba você pode verificar a versão do firmware e do software do teclado.

Software do Shine 6
Software do Shine 6

As críticas em relação a este software são: A falta de uma área para configurar macros, pois elas são bastante completas e complexas no Shine 6, o que pode tornar a tarefa de cria-las manualmente algo difícil para usuários iniciantes e, principalmente, o amadorismo no design deste software, que pode até ser bem organizado, mas é feio pra caramba, principalmente pelas cores não combinarem nada com a identidade visual colorida e bastante voltada para o azul que a Ducky vem adotando em seus produtos.

DESEMPENHO

Utilizar o Shine 6 foi certamente uma experiência inesquecível, pois este é certamente o melhor teclado que já testei em toda a minha vida. Tudo colabora na experiência com ele: Os switches Cherry MX de qualidade, o design simples e limpo que não atrapalha ou prejudica a ergonomia, a facilidade dos atalhos de teclas que dão acesso a todo tipo de personalização e, claro, o novíssimo mouse bungee, que funciona muito bem.

A princípio, quando vi pela primeira vez que o Shine 6 teria um mouse bungee, acreditei que ele seria tão bom quanto um bungee normal, no entanto, ele não é tão funcional quanto um que fique atrás do seu mouse pad, pois ficando ao lado ele pode acabar fazendo com que o cabo do mouse se solte mais facilmente do que deveria, principalmente se ele for protegido por nylon como o do meu DA Elite.

Foto do Shine 6
Foto do Shine 6

É bem mais difícil que o cabo do seu mouse se solte se ele for de borracha, no entanto, é importante destacar que, mesmo que estes probleminhas possam acontecer de vez em quando, este bungee do Shine 6 ainda é absurdamente útil e é definitivamente melhor e mais bonito que o seu cabo raspando na quina da mesa ou uma bungee de gambiarra.

Os switches do teclado são os famosos Cherry MX, conhecidos mundialmente como um dos melhores interruptores mecânicos, principalmente pelo processo de controle de qualidade rigorosíssimo que passam antes de chegarem à mesa do consumidor. Este modelo que testamos utiliza Cherry MX Brown, mas você também pode encontrar o Shine 6 nas opções de switch Red, Blue, Silver, Black e Nature White.

Switches Cherry MX Brown do Shine 6
Switches Cherry MX Brown do Shine 6

O Shine 6 (assim como outros modelos da marca) possui um sistema de switches em sua traseira que permitem ao usuário escolher onde fica posicionada a tecla FN, assim como se o sistema de anti-ghosting é NKRO ou 6KRO, pois alguns sistemas operacionais não suportam as necessidades do NKRO. Abaixo você pode ver um esquema explicativo presente no manual do Shine 6.

VEREDITO

O Ducky Shine 6 é um teclado quase perfeito, afinal, além de utilizar apenas o que existe de melhor no mercado em questão de componentes, ele oferece um design sóbrio e muito bonito, contando principalmente com sua iluminação, que é excelente. Claro, não podemos esquecer de que a Ducky finalmente está disponibilizando um software para seus produtos, assim como está sendo a fundadora de uma provável tendência que veremos nos próximos anos no mercado: teclados com mouse bungee.

Foto do Shine 6
Foto do Shine 6

O preço de R$858,88 pode parecer um tanto salgado para um teclado, no entanto, jamais esqueça que estamos falando de uma peça feita de entusiastas para entusiastas, oferecendo só o melhor que o mercado tradicional tem a oferecer em um único produto, portanto, se você quer um teclado para durar muito tempo e que seja tão bonito quanto qualquer outro que você vai ver nos próximos anos, o Shine 6 vale cada centavo.

O modelo que testamos foi cedido pela loja Player ID, a única revendedora oficial da Ducky no Brasil. Se você se interessou pelo Shine 6, clique aqui para ver as opções que a loja ainda oferece com switches na cor Brown, Silver e Red.

Ducky Shine 6