O PayPal é o serviço de transações financeiras digitais mais popular do mundo. Onde a MoneyGram e as transferências eletrônicas eram o padrão no século 20, hoje mais de 170 milhões de usuários da Internet recorrem ao PayPal para enviar dinheiro de forma totalmente digital. Mas será que vale a pena se render ao serviço? E principalmente, é seguro? 

Desde o seu início em 1998, o PayPal se tornou uma maneira conveniente e confiável de transferir dinheiro on-line.

Por que o PayPal é tão popular?

O PayPal oferece três benefícios principais:

  1. É amplamente utilizado, por isso há forte familiaridade e confiança em torno do serviço. 
  2. É conveniente, pois tudo que você precisa saber é o endereço de e-mail de uma pessoa para enviar dinheiro
  3. Ele oculta informações bancárias e de cartão de crédito da outra parte. Portanto, mantém sua privacidade e segurança  

Como funciona o PayPal

O PayPal permite que as pessoas enviem dinheiro sabendo apenas o e-mail de cadastro da outra pessoa, enquanto oculta simultaneamente as informações bancárias e de cartão de crédito de cada parte. Essa abordagem é ideal para comprar mercadorias de estranhos e para transferir dinheiro para amigos e familiares.

Semelhante a um serviço de depósito, o PayPal atua como o intermediário detentor de dinheiro. O PayPal implementa garantias para que tanto os compradores quanto os vendedores tenham certeza de que seu dinheiro ou bens podem ser recuperados, caso a transação se torne problemática.

Acima de tudo: ambas as partes podem evitar a papelada de lidar diretamente com bancos e provedores de cartão de crédito.

Requisitos do PayPal 

Não há necessidade de tecnologia especial ou licença comercial para enviar ou receber dinheiro através do Paypal. Você só precisa do seguinte:

  1. Um endereço de email válido
  2. Um cartão de crédito ou conta bancária válida

Como o PayPal faz dinheiro?

Como corretor financeiro intermediário, o PayPal obtém lucro cobrando uma porcentagem do dinheiro que transfere para você.

  • O PayPal é gratuito para compradores de mercadorias. Quando um comprador configura uma conta do Paypal, não custa nada enviar dinheiro para um fornecedor. Os fundos são retirados do cartão de crédito ou conta bancária do usuário, ou ambos. O PayPal não cobra dos compradores o envio de dinheiro.
  • O PayPal cobra aos vendedores de mercadorias uma taxa de envio, mais uma sobretaxa percentual para receber dinheiro. O PayPal cobrará apenas para receber dinheiro. Usando uma fórmula especial de sobretaxa, o PayPal cobrará os vendedores sempre que receberem um pagamento de um comprador. A taxa varia entre 1,9% e 2,9%.
  • Por vezes, o PayPal cobra-lhe para enviar dinheiro a um amigo ou membro da família. Se você usa sua conta bancária ou saldo do PayPal para enviar dinheiro, e o recebedor não é um vendedor registrado no PayPal, então não há taxa para enviar ou receber dinheiro. 
  • O PayPal o cobra para enviar dinheiro para amigos ou familiares fora do país. Espere uma sobretaxa de aproximadamente 2%.
  • O PayPal cobra uma taxa adicional se você enviar dinheiro para amigos ou familiares do seu cartão de crédito.

O que você pode pagar com o PayPal?

 Existem três principais usos do PayPal:

  1. Para compras únicas online. O PayPal é uma boa alternativa ao uso de seu cartão de crédito, já que você pode impedir que as informações do seu cartão circulem on-line.
  2. Para  assinaturas online. Se você deseja se inscrever na Netflix ou em outro serviço de assinatura on-line que exija pagamentos mensais, o PayPal é uma boa opção. Você pode até definir o PayPal para sacar diretamente de sua conta bancária, em vez de seu cartão de crédito.
  3. Para enviar dinheiro para amigos ou familiares. Você precisa pagar algum dinheiro emprestado do seu amigo, ou o seu filho está na fora do Brasil e você precisa transferir dinheiro para ele. O PayPal é bom nessas transações e pode ter sobretaxas zero.

Então, qual é o truque do PayPal?

Como qualquer serviço online, há desvantagens e preços que você deve pagar ao usar o PayPal.

  1. As taxas de conversação de moeda do PayPal são muito caras. Se você está comprando mercadorias de um fornecedor americano, as taxas de câmbio cobradas pelo PayPal não são apenas mais caras que a maioria dos bancos, mas o PayPal também cobra uma sobretaxa de 2% para converter moeda.
  2. O PayPal é excessivamente sensível ao risco de fraude e encerrará rapidamente uma conta se suspeitar de qualquer conduta incorreta. Se o PayPal detectar um risco de segurança ou privacidade, ele congelará seus fundos e não lhe dará acesso por semanas, até que você possa refutar quaisquer alegações de fraude.
  3. O suporte por telefone do PayPal pode ser insatisfatório. Embora muitos usuários tenham recebido um excelente suporte de seu call center, muitos outros usuários relatam que ficaram frustrados com a falta de atenção e a falta de conhecimento da equipe de suporte.
  4. O PayPal é mais caro do que muitas alternativas: a transferência eletrônica do PicPay, por exemplo, é mais barata para fins internacionais.
  5. O PayPal foi acusado de sobrecarregar os clientes em taxas de juros, multas por atraso e outras pequenas cobranças incrementais. Embora essas acusações tenham sido rapidamente resolvidas com o reembolso de clientes, essa é uma marca negra nas práticas comerciais anteriores do PayPal.

O PayPal é seguro?

Embora nenhum sistema seja completamente à prova de falhas, o PayPal projetou muitos controles e contrapesos em seu sistema para minimizar erros e fraudes. Você não encontrará outra instituição financeira on-line que proteja melhor seus clientes do que o PayPal. De fato, o PayPal é indiscutivelmente super-sensível quando se trata de temores de fraude, já que a empresa não hesitará em congelar uma conta que seus agentes suspeitam estar cometendo fraude.

  1. O PayPal é garantido contra fraudes e roubo de identidade. O PayPal garante 100% de proteção contra pagamentos não autorizados da sua conta. Para ajudar a impedir o roubo de identidade , todas as transações são confirmadas por e-mail do titular da conta do PayPal. Qualquer transação questionável poderá contar com a ajuda de uma equipe de suporte de analistas, que resolverá seu problema para você.
  2. A equipe antifraude do PayPal funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. Usando sofisticados modelos de risco e tecnologia avançada, a equipe é capaz de detectar e, muitas vezes, prever atividades suspeitas para ajudar a eliminar o roubo de identidade. O único trabalho da equipe antifraude é tornar cada transação do PayPal o mais segura e integrada possível.

Como o PayPal retira meu dinheiro?

O PayPal é bastante flexível, amigável ao iniciante e capaz de estender sua própria forma de crédito de curto prazo. 

  1. Você pode simplesmente sair  do PayPal, retirar seu cartão de crédito ou conta bancária depois de fazer uma compra. Após enviar o dinheiro, o PayPal enviará os fundos imediatamente e, em seguida, retirará os fundos do seu banco / cartão de crédito em dois dias úteis. Com essa opção, não há necessidade de manter um saldo no PayPal, e não há taxa para manter a conta. 
  2. Você pode transferir dinheiro diretamente para o PayPal e deixar esse dinheiro em sua conta do PayPal. Embora você não ganhe juros bancários com esse método, isso torna mais conveniente para separar seu orçamento de compras on-line. Também não há taxa para guardar o dinheiro lá. 

Como faço para retirar dinheiro do PayPal?

Sacar dinheiro do PayPal é fácil. O PayPal credita seu cartão de crédito ou sua conta bancária por meio de um tipo de transferência eletrônica. Uma vez que o dinheiro é transferido para sua conta bancária, você já pode solicitar o saque. Embora essa retirada do PayPal não tenha custo, pode levar até oito dias úteis para a conclusão da transferência do PayPal para seu banco.

Se você abriu uma conta de vendedor, pode solicitar um cartão de débito comercial do PayPal, para poder acessar seu saldo em um caixa eletrônico, ou por meio de uma transação de ponto de venda.

Como configurar uma conta do PayPal

Você pode iniciar uma nova conta do PayPal em minutos. A verificação de crédito inicial já foi feita pela empresa do seu cartão de crédito e pelo seu banco; agora você só precisa acessar o PayPal para conectar essas informações ao seu endereço de e-mail.

Requisitos

Você vai precisar de:

  • Um endereço de e-mail válido e confiável. 
  • Um cartão de crédito válido. 
  • Uma conta bancária válida em um dos 100 países do PayPal

Escolhendo seu tipo de conta do PayPal

Opção 1: conta pessoal do PayPal

Esta é a conta básica do PayPal, que permite pagar suas compras online com facilidade. Você pode usá-la para enviar e receber dinheiro. Você pode enviar fundos para qualquer pessoa com um endereço de e-mail em 55 países e regiões. Uma conta pessoal permite até mesmo que você aceite pagamentos se vender algo. O problema: você só pode aceitar pagamentos de outras contas do PayPal e não pode aceitar pagamentos com cartão de crédito ou débito.

Não há taxa para a conta pessoal ou para as transações feitas por você. Há, no entanto, um limite de quanto você pode receber por mês. Se você planeja vender um grande volume de produto, a conta pessoal pode ser muito restritiva.

Opção 2: conta comercial do PayPal

A conta comercial permite que você opere sob o nome da sua empresa, e use sem restrições quanto ao tamanho da transação. É a melhor escolha se você espera uma contabilidade complexa. Há uma ampla funcionalidade para os proprietários de empresas que trabalham com um volume muito grandes de vendas.

Como faço para enviar ou transferir dinheiro com o PayPal?

Envie dinheiro para o endereço de e-mail do destinatário

Para transferências pessoais, vá diretamente ao site do Paypal e clique em enviar dinheiro. Faça o login com sua senha e insira o endereço de e-mail do destinatário no formulário de envio de dinheiro. 

Você precisará adicionar os detalhes da transação, mas o processo é muito simples a partir daí. Mais uma vez, suas informações bancárias pessoais são sempre escondidas do comprador.