A Conferência das Nações Unidas Sobre o Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) divulgou um estudo sobre as mudanças que a tecnologia deverá trazer à economia global nos próximos anos. De acordo com o documento, meios digitais de pagamento, como PayPal, Apple Pay e Samsung Pay, irão superar as de cartões de crédito em 2019 para pagar compras feitas através da internet.

Conforme o levantamento, atualmente mais da metade dos pagamentos de compras feitas através de e-commerce é paga através de cartão de crédito ou débito. A organização acredita que essa porcentagem irá se reduzir a 46% em 2019. Isso tudo deve acontecer em decorrência de um aumento no uso de sistemas de carteiras virtuais e de pagamentos através do celular.

Estudo indica que pagamentos digitais devem superar a de cartões de créditos em 2019.
Estudo indica que pagamentos digitais devem superar a de cartões de créditos em 2019.

Nos países mais economicamente desenvolvidos, como os Estados Unidos e os da Europa, a mudança deverá ser mais sentida. Nos outros locais os cartões ainda são usados de modo pouco frequente para pagar por compras feitas através da internet. No Egito, por exemplo, 90% das transações de e-commerce são pagas em dinheiro no momento da entrega. 

O Quênia, no entanto, a situação é diferente, sistemas de pagamento virtual já superaram os cartões como formas de pagamento para essas compras. Na China, 68% da população já utiliza o sistema de pagamento móvel Alipay, da empresa Alibaba. 

Conforme relatório da UNCTAD, a mudança para formas digitais de pagamento possui várias vantagens. No geral, os pagamentos digitais "fazem as transações ser mais rápidas, reduzem os atritos e diminuem os custos das transações, oferecendo ganhos de produtividade", diz o documento.