O Conselho Monetário Nacional revelou nesta quinta-feira (22) que os recursos da conta salário poderão ser transferidos diretamente para contas digitais, tudo isso de modo automático e gratuito, como as que são disponibilizadas por empresas como Nubank e PayPal.

 Atualmente, quem possui conta salário, que é criada pelo empregador, já pode fazer a solicitação para que os seus recursos possam ser transferidos automaticamente para contas correntes, no próprio banco ou mesmo em outra instituição financeira.

Dinheiro de conta salário poderá ser transferido diretamente para conta digital.
Dinheiro de conta salário poderá ser transferido diretamente para conta digital.

Assim sendo, o trabalhador poderá solicitar tal portabilidade que, também é gratuita, para contas de pagamentos, ou contas digitais. A nova regra irá começar a valer a partir de julho.

"A ideia é oferecer mais opções para a portabilidade, permitindo ao trabalhador escolher uma instituição não bancária", disse Silvia Marques de Brito e Silva, chefe adjunta no Departamento de Normas do Sistema Financeiro do Banco Central.

"É uma evolução natural dos produtos bancários".

Conforme ela, a transferência automática deverá ser solicitada pelo trabalhador à empresa em que tem uma conta digital.

"Hoje a portabilidade tem que ser solicitada na instituição de origem. Com a mudança das regras, a portabilidade vai ser solicitada na instituição de destino, como acontece, por exemplo, com a portabilidade de celulares", explicou.