A Apple, conhecida por elevar continuamente o padrão dos seus dispositivos, lançou o iPhone 15 Pro Max com uma proposta audaciosa: a melhor câmera de um iPhone até o momento. Diante disso, será que o iPhone 15 Pro Max superou seu antecessor, o iPhone 14 Pro, que até então detinha o título de melhor câmera em um iPhone?

Neste comparativo fotográfico, exploraremos os destaques e as nuances desses dois dispositivos, a partir de um material produzido por Andy Boxall, do DigitalTrends. Assim, poderemos descobrir se o mais recente lançamento da Apple consegue, de fato, superar as expectativas estabelecidas.

Comparando as especificações da câmera

Imagem: Apple
Imagem: Apple
Especificações iPhone 15 Pro Max iPhone 14 Pro Max
Câmera principal 48 MP, f/1.6, 26mm (wide), Sensor-shift OIS e Dual Pixel PDAF 48 MP, f/1.8, 24mm (wide), Dual Pixel PDAF e Sensor-shift Stabilization (IBIS)
2ª câmera 12 MP, f/1.8, 13mm, 120˚ (ultrawide) 12 MP, f/2.8, 77mm (telephoto), 3x zoom ótico, PDAF e OIS
3ª câmera 12 MP, f/2.2, 13mm, 120˚ (ultrawide), 1/2.55 PDAF e 12 MP, f/2.2, 13mm (ultrawide)
4ª câmera TOF 3D LiDAR scanner (depth) TOF 3D LiDAR scanner (depth)
Câmera - Extras Dual-LED dual-tone flash e HDR
Vídeo Full HD 240 fps, HDR , Modo Cinema, Dolby Vision HDR, 3D (Spatial), stereo sound rec. e 4K - 60fps 10‑bit HDR, Full HD 240 fps, Dolby Vision HDR, ProRes, Cinematic mode, stereo sound rec. e 4K - 60fps
Câmera Frontal - Selfie SL 3D (profundidade) e 12 MP, f/1.9, 23mm (wide) SL 3D (profundidade) e 12 MP, f/1.9, 23mm (wide)
Câmera Frontal - Extras Modo Cinema e HDR Modo Cinema e HDR
Vídeo 4K - 60fps, Full HD - 120fps e gyro-EIS 4K - 60fps, Full HD - 120fps e gyro-EIS
Padrão imagem 24 MP 12 MP
Resolução 5712 x 4284 pixels 4032 x 3024 pixels

O sensor da câmera principal do iPhone 15 Pro Max não mudou - ainda é de 48 MP que foi introduzido com o iPhone 14 Pro Max. A novidade do 15 é o processamento de imagens. Com o Photonic Engine e os pipelines HDR atualizados, a Apple está prometendo melhores detalhes, melhor desempenho com pouca luz e tons de pele mais precisos. Além disso, o iPhone 15 Pro Max tira fotos de 24 MP por padrão — o iPhone 14 Pro Max tem como padrão 12 MP.

O iPhone 14 Pro também possui uma câmera principal de 48MP, mas o tamanho padrão da imagem é menor, com 12MP. Isso resulta em menos pixels nas fotos, sendo as imagens padrão do iPhone 15 Pro Max alcançando 5712 x 4284 pixels, em comparação com os 4032 x 3024 pixels do iPhone 14 Pro.

Sendo assim, as diferenças podem parecer sutis. Porém, como veremos em alguns exemplos, pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença.

Câmera principal

Imagem: Andy Boxall / DigitalTrends
Imagem: Andy Boxall / DigitalTrends

Ao comparar as imagens acima, é possível ver que a foto do 15 Pro Max tem cores mais fortes e vivas. Além disso, a imagem é mais suave e tem menos ruídos, como é o exemplo, do para-brisa e rodas do carro preto. Ademais, os cascalhos no chão aparecem de forma mais suave no 15 Pro Max, o que aponta para uma melhoria das imagens registradas.

Em suma, essas diferenças são quase que imperceptíveis para leigos. Entretanto, para quem gosta e trabalha com fotografias, elas podem fazer a diferença. Em geral, o iPhone 15 Pro Max tira fotos mais nítidas, realistas e definidas, com menos ruído. O contraste e a exposição também são preferíveis na foto do iPhone 15 Pro Max.

Vencedor: iPhone 15 Pro Max

Zoom de 5x

Imagem: Andy Boxall / DigitalTrends
Imagem: Andy Boxall / DigitalTrends

No que diz respeito ao zoom, é possível ver na imagem acima, que ambas as câmeras são muito semelhantes. Entretanto, é possível notar que o iPhone 15 Pro Max vence nos detalhes: a imagem é mais nítida, as cores mais detalhadas. Olhe, por exemplo, o quanto o céu é azul na foto do 15, e o quanto ficou esbranquiçado no 14.

Além disso, o zoom de 5x é um grande benefício e é claramente melhor do que qualquer zoom digital, então o iPhone 15 Pro Max tem que levar a vitória aqui.

Vencedor: iPhone 15 Pro Max

Modo noturno

Imagem: Andy Boxall / DigitalTrends
Imagem: Andy Boxall / DigitalTrends

Assim como ocorreu com a câmera principal, as fotos tiradas no modo noturno possuem menos ruídos no 15 Pro Max. Entretanto, isso não o exime de problemas. Há pontos no fundo da imagem em que o iPhone 14 Pro Max tem um desempenho superior ao seu sucessor. Logo, ambos os aparelhos ficaram empatados nesse quesito.

Vencedor: Empate

Modo retrato

Imagem: Andy Boxall / DigitalTrends
Imagem: Andy Boxall / DigitalTrends

Assim como ocorreu no modo noturno, no modo retrato nenhum dos aparelhos se destaca. Em suma, a foto do iPhone 15 Pro Max não tem muita diferença em relação ao seu antecessor. Em geral, o novo aparelho tem algumas cores mais profundas e uma exposição melhor, mas a precisão de cor e o reconhecimento de borda são basicamente os mesmos.

Vencedor: Empate

Afinal, a câmera do iPhone 15 Pro Max é a melhor de todas?

Após essas breves análises, é possível perceber que o iPhone 15 Pro Max se destaca, mesmo que de forma leve, em relação ao iPhone 14 Pro Max. Logo, é possível sim afirmar que o novo aparelho da Apple conta com a melhor câmera de todos os tempos - quando comparado aos seus antecessores.

Apesar disso, é necessário citar que as câmeras dos dois aparelhos são, em geral, muito equilibradas. E isso, demonstra o quanto a câmera do iPhone 14 Pro Max também é excelente. Sendo assim, se você não é uma pessoa muito detalhista, o upgrade para o modelo mais recente da Apple não se faz necessário. Por outro lado, se você é profissional, e usa muito a câmera do seu smartphone, ter um iPhone 15 Pro Max é bastante interessante.