Em setembro de 2023, a Apple lançou a sua mais nova linha de smartphones: iPhone 15, iPhone 15 Plus, iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max. Esses aparelhos custam de R$ 5.799,00 (iPhone 15 básico) — até R$ 12.599,00 (iPhone 15 Pro Max de 1 TB). Dado os altos preços da linha iPhone 15, é bastante comum imaginar que o aparelho venha com um carregador. Se você está pensando em compurar, tire suas dúvidas e veja aqui o que vem junto do aparelho.

ÍNDICE

O iPhone 15 vem com carregador?

Imagem: Apple/Canva
Imagem: Apple/Canva

A resposta curta é não. Nenhum dos modelos de iPhone 15 vem com carregador. No entanto, isso não é novidade. Afinal, na linha iPhone 12 lançada em 2020, a Apple não enviou carregadores ou fones de ouvido na caixa.

Em geral, os modelos mais recentes do iPhone são vendidos com cabos USB-C-to-Lightning na caixa. Porém, a companhia não disponibiliza carregador. A partir da série iPhone 15, a Apple passou a adotar uma porta USB-C, não Lightning. Por causa disso, todos os iPhone 15 vêm com um cabo USB-C — mas nada além disso.

Por que a Apple não vende o carregador com o iPhone 15?

Imagem: Apple
Imagem: Apple

Como justificativa para não enviar a caixa, a Apple diz que não oferecer um adaptador de energia, significa uma embalagem menor. De acordo com a companhia, cabe até 70% mais dispositivos em um palete de envio, o que ajudaria a reduzir os custos de transporte, bem como diminuir a emissão de carbono da empresa.

O anúncio na época recebeu algumas críticas por excluir carregadores das caixas do iPhone. Em suma, algumas pessoas argumentaram que esse era um movimento para aumentar os lucros. É dito isso, pois, ao não incluir carregadores, a Apple incentiva os usuários a comprar sua opção MagSafe ou um carregador separadamente. E isso, aumenta o custo geral do iPhone, bem como os lucros da companhia.

Por que a Apple Mudou de Lightning para Usb-C?

Imagem: Apple
Imagem: Apple

A mudança da Apple para a porta USB-C no iPhone 15, levanta dúvidas sobre os motivos por trás dessa decisão. Ao longo dos anos, a Apple demonstrou uma relutância notória em abandonar seus padrões estabelecidos. Porém, diante de uma imposição da União Europeia, a empresa se viu forçada a adotar o USB-C em seus dispositivos móveis.

A União Europeia estabeleceu uma diretriz exigindo que todos os fabricantes de dispositivos móveis adotem o padrão USB-C até o final de 2024. Essa pressão regulatória, sem dúvida, desempenhou um papel significativo na decisão da Apple, e forçou a empresa a alinhar seu conector com o padrão predominante na indústria.

O que isso significa para os usuários? A mudança para o USB-C pode trazer benefícios tangíveis, como um carregamento mais rápido e uma maior compatibilidade com outros dispositivos. A uniformidade do padrão USB-C simplificará a vida dos consumidores, permitindo o uso de um único cabo para carregar diferentes dispositivos, promovendo assim uma experiência mais conveniente.

Quem vai precisar comprar um carregador?

Imagem: Apple
Imagem: Apple

A transição iminente da Apple para a porta USB-C no iPhone 15 levanta uma questão crucial: quem precisará comprar um novo carregador? A resposta parece inevitável e pode causar dor de cabeça para muitos usuários.

Desde o lançamento do iPhone 12 em 2020, a Apple deixou de incluir carregadores nas caixas dos aparelhos vendidos. O mesmo aconteceu com o iPhone 11, embora o iPhone 11 Pro tenha vindo com um carregador USB-C. Isso significa que os usuários que atualmente possuem um carregador de modelos anteriores, como o iPhone 11, precisarão adquirir um novo com uma porta USB-C ou comprar um cabo que converta USB 2 para USB-C.

A Apple, ciente das preocupações que essa mudança pode causar, buscará amenizar o impacto. A inclusão de um cabo USB-C na caixa é uma estratégia para facilitar a adoção do novo padrão. Além disso, a empresa tem promovido o carregador MagSafe e soluções de carregamento indutivo nos últimos anos, oferecendo alternativas aos carregadores com fio tradicionais.

Outra possível medida para suavizar a transição seria disponibilizar adaptadores que convertam a porta Lightning para USB-C, proporcionando uma solução prática para quem possui acessórios mais antigos.