O Google é o maior e mais utilizado mecanismo de busca, com mais de 91% de participação de mercado entre os principais provedores de mecanismos de busca. Ele lida com mais de 1,2 trilhão de pesquisas por ano. E no que diz respeito a essas, você pode fazer praticamente qualquer coisa se souber como usar as ferramentas ocultas. Abaixo, confira maneiras não tão convencionais de usar o Google além das pesquisas regulares.

ÍNDICE

Os 10 melhores truques ocultos da pesquisa do Google em 2024

Fonte: Unsplash; Fotógrafo: Brett Jordan
Fonte: Unsplash; Fotógrafo: Brett Jordan

Confira a seguir, maneiras simples de fazer as coisas sem baixar um aplicativo extra ou encontrar o site certo.

1. Conversões de moeda

Quando você estiver de olho na cotação de uma moeda estrangeira, o Google pode te ajudar, já que responde instantaneamente à cotação da mesma.

Para isso, basta colocar, por exemplo: "(valor) reais em dólares". E pronto, a taxa de câmbio é atualizada em tempo real. Por exemplo: "55 reais em dólares".

Imagem: Google
Imagem: Google

2. Definições rápidas

Digite "Defina (palavra)" para o Google apontar o significado da palavra. Por exemplo: "Defina Coração".

Imagem: Google
Imagem: Google

3. Tradução de Texto

Se deparou com uma receita em inglês e ficou doido para saber como fazer? Ou mais: viajou e tem um termo que você não sabe o que significa? Digite Tradutor no Google, e faça a tradução do que você precisar.

Imagem: Google
Imagem: Google

4. Horários e filmes em cartaz no cinema

Quer assistir ao último lançamento? Pesquise "filmes perto de mim" para cinemas, horários de exibição e resenhas.

Imagem: Google
Imagem: Google

5. Jogo Snake

Se você tem mais de 30 anos, com certeza lembra dos celulares que tinham o famoso jogo da Cobrinha, né? Então. Ao abrir o Google, e digitar "Google Snake", você dá de cara com o jogo, recriado pelo Google. Basta clicar em Jogar, para você poder curtir a nostalgia.

Imagem: Google
Imagem: Google

6. Horários do nascer ou pôr do sol

Pesquise "nascer do sol em (local)" ou "pôr do sol em (local)" para ver quando o sol nasce ou se põe para essa data. Por exemplo: "Nascer do Sol em Porto Alegre".

Imagem: Google
Imagem: Google

7. Exercício de relaxamento

Sentindo-se estressado ou precisando de uma pequena pausa? Digite "exercício de respiração" no Google para obter um guia interativo e calmante, que instrui quando inspirar e expirar.

Imagem: Google
Imagem: Google

8. Encontre voos rapidamente

Precisa fugir ou planejar aquela viagem há muito tempo esperada? Digite "voos de (sua localização) para (destino)" e o Google vai oferecer uma série de opções. E se quiser, ao clicar em "Voos", você pode comparar os preços. Por exemplo: Voos de Porto Alegre para Rio de Janeiro.

Imagem: Google
Imagem: Google

9. Filtre os resultados por data

Verifique se os links antigos não estão obstruindo os resultados da pesquisa. Primeiro, digite sua pesquisa > toque em Ferramentas > Qualquer Hora > clique em Intervalo personalizado. Uma pequena caixa chamada Intervalo de datas personalizado aparecerá, juntamente com um calendário. Você pode inserir as datas de início e término.

Imagem: Google
Imagem: Google

10. Busca de arquivos

Digite tipo de arquivo: no início da pesquisa, se você estiver procurando uma planilha, PDF ou outro documento. Por exemplo, para PDFs, escreva filetype:pdf na pesquisa, juntamente com sua palavra-chave.

Precisa de uma planilha Excel? Basta digitar filetype:xlsx junto com sua palavra-chave. Qualquer coisa disponível estará publicamente a apenas alguns cliques de distância. Por exemplo: filetype:pdf Paulo Coelho

Imagem: Google
Imagem: Google