O smartphone moderno é resistente e durável. Entretanto, nada impede que em algum momento, ele estrague. Se você tem um telefone cujos botões de volume não estão funcionando corretamente ou talvez você tenha deixado cair as teclas de volume, então este artigo é para você. Vamos te apresentar a seguir, as melhores maneiras de usar um telefone Android com botões de volume quebrados.

ÍNDICE

1. Use o aplicativo Configurações

Depois dos botões, a maneira mais fácil de controlar o volume em seu telefone é através das configurações do dispositivo.

  • Para isso, é necessário acessar Configurações > vibração de som e ajustar os diferentes controles deslizantes para controlar o volume da mídia, toque, notificações e alarme conforme seu gosto. Em telefones Samsung ou Xiaomi, você encontrará isso em Configurações > Sons e vibração > Volume.
Imagem: Priscilla Kinast
Imagem: Priscilla Kinast

Adicione Widget de Som

Tempo necessário: 3 minutos

Esta é uma extensão da etapa anterior. Ao invés de abrir e navegar pelas Configurações toda vez, você pode criar um widget para essa configuração específica. Dessa forma, é possível acessá-la facilmente.

  1. Pressione o dedo por segundos na tela inicial do seu Android, e selecione a opção Widgets;

    Passo 1 de: Adicione Widget de Som
  2. No painel Widgets, role para baixo até a opção Configurações e pressione no atalho para adicionar à tela inicial;

    Passo 2 de: Adicione Widget de Som
  3. Uma vez adicionado, ele abre uma página de atalhos de configurações onde você pode selecionar o atalho. Nessa página, role para baixo e selecione a opção Som e vibração. No caso do Xiaomi, basta adicionar Configurações.

    Passo 3 de: Adicione Widget de Som
    Imagem: Canva

Atenção: Note que no Xiaomi, ao adicionar o Widgets Configurações, automaticamente ele abre os controladores de som.

É isso, você criou com sucesso um atalho para as configurações de som. Agora, em vez de abrir essa página de configurações específicas toda vez, você pode simplesmente usar o atalho para acessar seus controles de volume facilmente.

2. Use o assistente de voz

Todos os telefones Android modernos vêm com o Google Assistente instalado. Assim, é possível pedir que ele faça várias coisas, incluindo alterar o nível de volume. Para isso, basta acordar o assistente dizendo a frase "Ok Google" e solicitar o comando.

Antes de fazer isso, porém, certifique-se de que o recurso esteja ativo para que o assistente possa ouvi-lo. Neste artigo, você confere como ativar o Ok Google.

3. Use um dispositivo de áudio Bluetooth

Imagem: Canva
Imagem: Canva

Se o seu telefone estiver conectado a um dispositivo de áudio Bluetooth, como fones de ouvido, você também poderá usá-los para controlar o nível de volume. Inclusive, seus fones de ouvido sem fio podem ter botões dedicados para controlar o nível de volume, e a maioria dos fones de ouvido permite fazer isso por meio de controles de toque.

4. Ative o menu de Acessibilidade

Com o Menu de Acessibilidade, você pode alterar o volume ao usar qualquer aplicativo. Você também não precisa confiar nos controles de voz. A configuração é necessária, mas rápida.

  • No seu Android, abra a Configurações > Configurações Adicionais > Acessibilidade > Menu de Acessibilidade > Ative a chave do Atalho para Menu de Acessibilidade.

Agora você deve ver um atalho na lateral da tela, tocando nele abre o menu Acessibilidade que também inclui controles de aumento de volume e de redução de volume.

Imagem: Priscilla Kinast
Imagem: Priscilla Kinast

Esse atalho estará disponível na lateral da tela, independentemente do aplicativo aberto. Ele estará disponível até mesmo em aplicativos de tela cheia, como YouTube e Jogos, onde você precisa principalmente dos controles de volume.

Por fim, vale ressaltar que a solução mais simples para o problema, é ir a um técnico e consertar os botões de volume. Entretanto, caso você não tenha essa disponibilidade no momento, as dicas acima são úteis para solucionar o problema.