Ao pagar um produto ou serviço em um estabelecimento físico com o aplicativo Carteira do Google, muitos tem dúvida se é necessário estar conectado à internet ou não para concluir o pagamento. Felizmente, é possível realizar pagamentos offline com o Google Pay, método de pagamento via cartão de crédito ou débito embutido no app Carteira (do Google).

Como realizar pagamentos sem internet com o Carteira do Google

Utilizar o aplicativo Carteira do Google para realizar pagamentos offline (sem internet). Fonte: Unsplash (Foto por Clay Banks)
Utilizar o aplicativo Carteira do Google para realizar pagamentos offline (sem internet). Fonte: Unsplash (Foto por Clay Banks)

Existem alguns pré-requisitos para que seja possível utilizar o aplicativo Carteira do Google para realizar pagamentos offline (sem internet) em estabelecimentos físicos. O primeiro deles é ter um celular com a tecnologia NFC, para possibilitar que você pague aproximando o celular da maquininha.

O próximo passo a ser observado para dar certo o pagamento é procurar pelo símbolo de suporte ao NFC na maquininha de cartão que o estabelecimento está utilizando. Ela deve possuir um desenho semelhante ao da imagem abaixo.

Símbolo do suporte à pagamentos por aproximação/sem contato (contactless) nas maquininhas de cartão. Fonte: Google
Símbolo do suporte à pagamentos por aproximação/sem contato (contactless) nas maquininhas de cartão. Fonte: Google

Como o app Carteira do Google consegue funcionar sem internet?

A capacidade de realizar pagamentos do aplicativo Carteira do Google está relacionada ao sistema de segurança da tecnologia de pagamento "contactless" (sem contato), presente tanto em cartões físicos quanto em celulares e smartwatches. De acordo com a Visa, empresa de cartões de crédito e débito, cada transação (compra) que você faz com o celular, gera um "código de utilização única" chamado "one-time code".

Há um limite para compras offline no app Carteira do Google?

De acordo com a página de suporte da Carteira virtual do Google, é recomendado que o usuário conecte seu dispositivo Android à internet a cada dois dias. Isso é necessário para criar novos códigos de utilização única, necessários para a realização de compras offline (sem internet).

Os prós de comprar sem internet

Como o aplicativo Carteira do Google funciona offline (sem acessar a internet). Fonte: Unsplash (Foto por Mika Baumeister)
Vantagens de se usar o aplicativo Carteira do Google para pagamentos offline (sem acessar a internet). Fonte: Unsplash (Foto por Mika Baumeister)

A possibilidade de realizar compras com o celular utilizando a tecnologia NFC e o aplicativo Carteira do Google traz uma grande vantagem quando não é possível se conectar à internet móvel do celular ou tablet, por exemplo. Há momentos em que você está fora da cobertura da sua operadora de telefonia e não há dinheiro na carteira, só o celular e o cartão de crédito.

Mesmo que o seu cartão de crédito tenha suporte à tecnologia contactless para a realização de pagamentos por aproximação, utilizar um smartphone para fazer o pagamento é ainda mais seguro. O motivo disso é que para comprar algo com o aplicativo Carteira do Google, é necessário inserir o código PIN ou utilizar um leitor de impressão digital.

Segundo a página do Google Pay, ainda há outra barreira de segurança. Ao fazer um pagamento utilizando o aplicativo Carteira do Google, os dados reais do cartão de crédito ou débito não são compartilhados com a maquininha da loja, evitando assim que o cartão seja clonado.