Medir a velocidade da internet pode parecer uma tarefa simples e se resumir em Mbps ou Gbps, mas não é bem assim. Como você verá a seguir, há outros fatores que devem ser analisados para realmente saber a performance da sua internet ao medi-la através de um aplicativo ou plataforma web. Confira a seguir tudo sobre quais são os fatores que influenciam na performance da sua conexão.

A medição da velocidade foi feita via cabo ou Wi-Fi?

Como medir a velocidade da internet. Na foto um software de medição da performance da internet em tempo real em uma rede residencial ou empresarial. Fonte: unsplash (foto por Luke Chesser)
Como medir a velocidade da internet. Na foto um software de medição da performance da internet em tempo real em uma rede residencial ou empresarial. Fonte: unsplash (foto por Luke Chesser)

Por vezes ficamos frustrados quando não vemos a velocidade da internet chegar no valor de download e upload do plano contratado. Entretanto, é necessário entender que no caso do Wi-Fi, a transmissão pode sofrer com interferências físicas e de radiofrequência, enquanto no cabo pode haver interferências advindas de cabos elétricos próximos.

Através do artigo sobre o posicionamento de roteadores Wi-Fi e Acess Points (APs ou Pontos de Acesso) você verá que gesso, água, vidro, concreto, espelho, metal, entre outros pode, influenciar na performance de transmissão do sinal da internet. Além disso, há também a questão do uso de canais das faixas de 2,4 GHz e 5 GHz, onde você deve tentar evitar utilizar os mesmos que os seus vizinhos, conforme explicamos neste artigo.

No caso da transmissão da internet via cabo ethernet, é importante que os cabos passem em uma tubulação ou caminho que não possua cabos elétricos próximos. Entretanto, caso não tenha como evitar, é ideal que se utilize cabos CAT6, CAT7 ou CAT8, onde dependendo da situação, pode ser necessário um ou outro, como você pode conferir em nosso artigo.

Um possível grande gargalo: Latência e Ping

O tempo que leva para realizar a comunicação entre o seu modem e os servidores do provedor de internet chama-se latência. Isso pode ser influenciado pela localização dos servidores da operadora de telefonia e também pelo caminho (rota) dos cabos (backbones) utilizados para interligar as centrais de um sistema de redes mais amplo. Os backbones podem ligar cidades, países ou continentes, podendo passar inclusive dentro do mar, que é onde temos os chamados "cabos submarinos", conforme falamos em nosso artigo aprofundado sobre o assunto.

Mapa de backbones intercontinentais, internacionais e nacionais. Fonte: infrapedia
Mapa de backbones intercontinentais, internacionais e nacionais. Fonte: infrapedia

Quanto maior a latência, maior é o Ping, que é a abreviação de " Packet Internet Groper" (‘Medidor de pacote de internet’). O Ping é uma métrica utilizada para medir o tempo, em milissegundos (ms), que leva para ocorrer o envio e recebimento de um pacote de dados em uma rede específica. Ao medir a velocidade da internet, quanto mais próximo for o servidor da operadora, menor será o Ping, pois irá demorar menos tempo para realizar a troca de dados.

Como é medida a velocidade da internet?

A velocidade da internet banda larga fixa é medida em "megabits por segundo", mas geralmente vemos essa métrica abreviada como "Mbps" ou "Mb/s". Quanto maior o número de Mbps, mais rápido deve ser o acesso aos serviços online. Entretanto, como você deve ter percebido acima, se o Ping for alto, você não terá uma internet realmente veloz, mesmo obtendo um número alto de Mb/s.

Captura de tela do site SpeedTest.net da velocidade da internet sendo medida em Mbps. Fonte: Vitor Valeri
Captura de tela do site SpeedTest.net da velocidade da internet sendo medida em "Mbps". Fonte: Vitor Valeri

Onde posso medir a velocidade da minha internet?

Há diversas formas para se medir a velocidade da internet. A primeira delas é através de aplicativos como, por exemplo, o Speedtest e o WiFiman, que é mais completo. Outra forma de mensurar a performance da internet é através do site BrasilBandaLarga e do site Speedtest.net, que pode ser acessado a partir de qualquer navegador (exemplo: Chrome, Opera, Safari, Edge, Firefox).