O Nubank anunciou sua criptomoeda Nucoin no dia 19 de outubro de 2022. De acordo com a fintech, o objetivo é "democratizar ainda mais as novas tecnologias, como a blockchain e a web3".

Atualmente, os clientes possuem o serviço de compra e venda de criptomoedas no aplicativo do Nubank. Agora, o banco digital decidiu dar um passo além e criar sua própria criptomoeda, a Nucoin. Confira a seguir todos os detalhes!

Nubank lançará sua própria criptomoeda no Brasil

Nubank anuncia o lançamento de sua criptomoeda própria, a Nucoin. Fonte: Vitor Valeri
Nubank anuncia o lançamento de sua criptomoeda própria, a Nucoin. Fonte: Vitor Valeri

A Nucoin é a moeda digital idealizada pelo Nubank e está em fase de desenvolvimento no momento. A fintech pretende realizar testes com cerca de 2 mil clientes da NuCommunity, o fórum criado pelo banco digital para dialogar com seus usuários.

A criptomoeda do Nubank será utilizada para criar um programa de recompensas. Ao acumular a moeda digital, os clientes poderão trocá-la por benefícios como descontos e outras vantagens. Mas não é só isso, pois a fintech pretende, no futuro, comercializar a Nucoin no mercado de criptomoedas, da mesma forma que acontece com a bitcoin, por exemplo.

O Nucoin é uma criptomoeda?

Há uma pequena confusão na definição do que seria uma criptomoeda. Por não haver um consenso, geralmente não há uma informação clara sobre isso. De acordo com o Nubank, o conceito de moedas digitais, criptomoedas, criptoativos e tokens são os seguintes:

  • Moedas digitais: Assim como as moedas tradicionais são utilizadas no mundo real, as moedas digitais são utilizadas no mundo virtual, principalmente em jogos digitais. Elas são colecionáveis e têm valor. Por isso, elas servem também como meio de pagamento no ambiente virtual.
  • Criptomoedas: Moedas digitais mantidas e criadas em uma grande rede de computadores com várias plataformas, aplicativos e usuários conectados a ela - ao contrário de moedas digitais que existem apenas dentro de aplicações específicas, como jogos. Diferentemente do real ou do dólar, as criptomoedas não são impressas e só existem no mundo online, mas assim como qualquer moeda, elas podem ser usadas em diversas transações digitais, como compras e transferências. O termo cripto se refere a criptografia, uma forma de proteger e autenticar informação na rede. No caso das criptomoedas, algoritmos criptográficos garantem que apenas o dono de uma moeda possa gastá-la, e apenas uma vez.
  • Criptoativos e tokens : Representam no mundo digital itens do mundo real, como mercadorias, contratos ou direitos, como ingressos para eventos, passagens aéreas, ações e até obras de arte únicas -como as NFTs.

Após esta explicação, o Nubank declara que a Nucoin é um token, pois ele dará "direito a vantagens aos clientes que tiverem esse ativo na carteira". Entretanto, é possível chamar a Nucoin de criptomoeda porque cada Nucoin tem o mesmo valor, não é consumida e não tem data de validade, servindo apenas para serem trocadas em transações.

Como todo token ou criptomoeda, a Nucoin utiliza a tecnologia blockchain. Um blockchain é formado por uma lista de blocos (blocks), onde cada um possui um "hash criptográfico" (informação criptografada) do bloco anterior, uma espécie de carimbo com data, hora e data de uma transação. Como cada bloco contém informações sobre o anterior, um blockchain é resistente a modificações de dados, pois após a criação de um registro criptografado para um dos blocos, os dados de um bloco só poderão ser alterados se todos os dados do conjunto forem alterados também.

Quando a Nucoin será lançada?

Segundo o Nubank, a Nucoin será lançada oficialmente no mercado em 2023. Infelizmente a fintech não chegou a definir uma data exata para a estreia do token/criptomoeda. Fique atento para mais novidades!

O que é a web3 e como o Nubank pretende adotá-la?

O Nubank tem planos para participar da web3, mas o que de fato ela é? A web3 tem como base o blockchain, que sustenta grandes mercados como o de criptomoedas e NFTs. Ou seja, ao que parece, o Nubank pretende abarcar todas as tecnologias relacionadas ao blockchain.

Como a tecnologia da lista de blocos possui um grande nível de segurança, as criptomoedas foram uma das primeiras a tirar um grande proveito da web3 e um grande exemplo delas é o Bitcoin. Desta forma, através da Nucoin, o Nubank pretende dar um passo para dentro da web3.