10 títulos na Netflix para quem gostou de The Alienist

The Alienist mal estreou e já é uma das séries mais badaladas do ano. E se você já não aguenta mais esperar pela segunda temporada então veja aqui 10 títulos que vão te ajudar a minimizar a ansiedade.

Por | @Evilmaax Netflix lançamentos em 2018

The Alienist estreou faz pouco tempo e desde então se tornou um dos títulos mais comentados e adorados de 2018. 

Caso você não tenha assistido a série que dá sentido a esse post The Alienist é um thriller psicológico que se passa nos anos de ouro dos Estados Unidos, em plena Nova Iorque. No roteiro Laszlo Kreizler, um brilhante e obsessivo "alienista" (um novíssimo e controverso campo da medicina que causava estranheza nas pessoas), especializado em tratar das doenças da mente, acredita ser capaz de desvendar a identidade e colocar atrás das grades um assassino que assusta a cidade apenas analisando seus traços psicológicos deixados nas cenas do crime e o modo como ele age. 

Baseado no best-seller de Caleb Carr, The Alienist irá prender você na frente da Tv com histórias de assassinatos mirabolantes e grandes mistérios; tudo em meio ao surgimento da cidade mais poderosa do mundo e que esconde coisas assustadoras em suas vielas escuras, prontas para mostrar a cara. Não foi por acaso que a série foi inclusa na nossa lista de séries mais aguardadas desde que teve sua data de lançamento anunciada.

E apenas um detalhe final: Embora seja um original Netflix a produção não é do serviço de streaming, mas sim da rede de tv americana ABC (a Netflix apenas detém os direitos de distribuição mundial da série).

Agora sim, confira séries que todo fã de The Alienist vai adorar:

Le Chalet

Série francesa que assim como The Alienist a Netflix detém os direitos de distribuição mundial. No roteiro a história de um grupo de amigos de infância resolvem se reencontrar na cidade onde cresceram e passar as férias em um remoto chalé nos alpes franceses.

A história tinha tudo para ser um enredo de comédia romântica não fosse uma pedra gigantesca que despenca sobre a ponte logo após sua passagem e acaba com o único meio de ligação com o pequeno vilarejo. Agora eles estão a dezenas de quilômetros do socorro, presos em um local sinal de telefone e internet e apenas com um chalé para se abrigar.

Aos poucos um a um do grupo começa a sumir e eles desconfiam que o acidente com a ponte não foi "tão acidente" assim. Com flashes de um desaparecimento naquele local, 20 anos atrás, segredo começam a ser revelados e eles veem que cada um dos que estão ali esconde algo do restante do grupo.

Não deixe se enganar pela baixa nota do IMDB e pela falta de divulgação da série, que entrou sem muito alarde na Netflix. Com apenas 6 episódios a série vai prender quem está ansioso esperando pela próxima temporada de The Alienist.

Nota do Imdb: 7

As Crônicas de Frankenstein

Todo mundo conhece a história de Frankenstein e seu monstro criado a partir de pedaços de pessoas mortas e depois trazido à vida através de estímulos elétricos. Mas esta daqui trata-se de uma nova visão sobre o clássico.

A trama se passa na Londres do século XIX, mais ou menos na mesma ambientação de The Alienist e é acompanhada através da visão do detetive John Marlott, um policial inglês que fora incumbido de investigar um crime tão bárbaro quanto assustador. Assim que ele passa a rastrear quem poderia ter cometido o crime a investigação se desenrola para algo muito mais hediondo do que ele havia se atrevido a imaginar.

O legal do seriado é que, além de mistura os gêneros policial e terror, são adicionados elementos e personagens históricos, como a própria Mary Shelley (escritora do romance publicado há quase 200 nos - em 1823); Sir Robert Peel, fundador da Força de Polícia Metropolitana britânica; Charles Dickens, (um dos mais importantes escritores britânicos que escreveu obras como Um Conto de Natal e Oliver Twist); e o poeta e pintor William Blake.

Também é curtinha, 6 epis por temporada, total de 2 temporadas. 

Nota do Imdb: 7.4

Alias Grace

Baseada em um livro de Margaret Atwood, mesma autora da obra que deu origem à badalada série The Handmaids Tale, a história - romantizada a partir de um caso real - acompanha os dias de Grace Marks, uma pobre e jovem imigrante irlandesa que trabalha como empregada doméstica no Canadá do século XIX.

A reviravolta na história de Grace começa depois que seu empregador e sua governanta são brutalmente assassinados e ela e outro serviçal são acusados ​​do crime. Quando condenada à prisão a jovem perde totalmente a memória do dia do crime, desconfiando, inclusive, se foi ela mesma quem o cometeu ou se foi vítima de uma conspiração para colocá-la atrás das grades. 

Em 1843, com a tenra idade de 16 anos, Grace é julgada pelo duplo assassinato. O julgamento se torna um chamariz para as facções políticas e religiosas da época. Enquanto os conservadores estavam certos de sua culpa, os protestantes reformados acreditavam que Grace Marks merecia a absolvição.

Para ajudar a solucionar o caso surge o médico Simon Jordan que irá vascular a mente dela atrás de indícios que irão provar se ela é uma assassina cruel ou um bode expiatório. 

Nota do Imdb: 7.9

The Sinner

Mais um título baseado em livros, dessa vez no romance de mesmo nome de Petra Hammesfahr. Nessa série de drama policial Cora Tannetti - uma jovem mãe e esposa que, aparentemente, não tinha nada de errado - de uma hora para irrompe em uma explosão de raiva incontrolável e, no calor da hora, acaba cometendo um crime que nem ela consegue entender como ou porquê.

Agora Mason, seu marido, deve confrontar os aspectos não ditos de seu relacionamento enquanto a investigação policial e o próprio crime começam a incomodar a população da cidade. No outro lado está o detetive Harry Ambrose, um policial dedicado começa a ser absorvido pelo caso e por Cora à medida em que ele investiga mais e mais.

Certo de que aquele fato extremo deve ter mais coisas por trás que o justifiquem ele resolve que deve investigar toda a vida de Cora.

Nota do Imdb: 8

Tabula Rasa

Série original Netflix vinda diretamente da Bélgica ela conta a estória de Mie D’Haeze, uma mulher que, após um acidente, passou a sofrer de amnésia anterógrada (aquele mesmo problema da Dory de Procurando Nemo que não guarda memórias recentes).

Tudo que acontece com Mie não é registrado, o que faz com que sua mente comece a preencher as lacunas de alguma forma, seja com coisas que aconteceram, seja com coisas que o próprio cérebro inventou. Com isso o seu estado passa a se agravar tanto que ela chega ao ponto de ser internada em uma instituição psiquiátrica. Para mexer ainda mais com o andamento da série, Mie é o elemento principal de uma investigação policial por ser considerada a única testemunha do desaparecimento de Thomas De Geest.

Para solucionar o caso Wolkers, o inspetor encarregado do caso, fará de tudo para que a mulher recupere suas memórias enquanto ela, por outro lado, vai lutar com todas as suas forças contra sua mente e a desconfiança geral que ela tem com tudo e com todos e faz com que não saiba mais quem é real e quem não é, o que é fato e o que é fantasia.

Nota do Imdb: 8.2 

Mindhunter

Nenhuma surpresa em Mindhunter (ou Caçador de Mentes) aparecer aqui nessa lista já que além de ter sido um dos grandes sucessos de 2017 ela tem tudo a ver com The Alienist.

Inspirado no livro de memórias do veterano do FBI John Douglas a série centra-se na agente do FBI Holden Ford, que percebe que o departamento não deve apenas correr atrás dos maníacos e prendê-los, mas sim entender a sua motivação e pegá-los antes que cometam o próximo crime.

Junto de Ford nesta está o experiente agente Bill Tench da Behavioral Science Unit (algo como divisão de ciência comportamental) e juntos eles viajam pelo país para ensinar aos departamentos de polícia locais as novas abordagens da agência em investigação e aplicação da lei.

Entre um treinamento e outro os agentes aproveitam para entrevistar criminosos presos e percebem que os condenados podem fornecer uma visão incrível das motivações e de como pensam os psicopatas e, ao invés de apenas aceitar a noção romantizada do serial killer como um gênio do mal, Ford e Tench vão fundo e investigam assuntos que ninguém queria abordar como, por exemplo, perguntas sobre em que momento "nasce" um sádico com transtornos sexuais?

O pensamento dos dois pode ser resumido com uma frase de Tench que ficou marcada: "Como podemos ficar um passo à frente dos loucos se não soubermos como o louco pensa?"

Nota do Imdb: 8.6

Hannibal

Baseada na série de romances de Thomas Harris - que já haviam sido adaptadas para o cinema - a série traz o psiquiatra que se tornou assassino em série, Hannibal Lecter, para a televisão pela primeira vez.

O agente especial Will Graham é um agente do FBI dono de uma inteligência acima da média que faz com que ele pareça ter poderes especiais, como olhar para a cena de um crime e conseguir imaginar em sua mente exatamente o que houve ali, apenas com os indícios e provas do local.

Ao mesmo tempo em que seus "poderes" o ajudam a desvendar muitos casos, sua mente também sofre cada vez mais com perturbações e alucinações decorrentes do seu trabalho e vida. Obrigado a consultar um psiquiatra ele acaba tornando-se mais do que apenas paciente do inteligentíssimo Hannibal Lecter, um dos principais psiquiatras do país.

E quando a mente de um assassino é tão complicada que nem mesmo ele consegue destrinchar sozinho está na hora de apelar para a sua arma secreta: o amigo e médico Lecter. Quando isso acontece Will e o médico acabam formando uma parceria brilhante que faz parecer que não há nenhum vilão que eles não consigam entender e localizar. Até que Will tem que caçar o próprio Hannibal em pessoa. 

Em meio a tudo isso a cabeça de Will piora e ele pensa que pode estar enlouquecendo

Nota do Imdb: 8.6

Making a Murderer

Talvez a mais diferente de todas as 10 séries desta lista, já já você vai entender por que esta série documental entrou na lista como sugestão para qualquer fã de The Alienist. Mas para começar saiba que ela já levou 4 estatuetas do Emmy - o Oscar das produções de Tv.

O documentário conta a história de Steven Avery um cara que após passar 18 anos preso por um crime que não cometeu consegue liberdade devido a um exame de DNA que prova sua inocência. A história vira notícia e, quando está prestes a ganhar uma gigantesca indenização pelo Estado, a fotógrafa e jornalista Teresa Halbach desaparece após visitar o ferro belho da família de Avery.

E tudo isso acontece apenas no primeiro episódio. Daí para a frente são outros 9 epis onde Steven volta a ser o principal suspeito de um assassinato, 2 anos após ser inocentado do primeiro. Contra Steven, os fatos, a favor dele, apenas a história manchada de alguns corruptos que após mais de 20 voltavam a tentar condená-lo.

E caso não tenha ficado claro, essa é uma história real.

Nota do Imdb: 8.7 

Peaky Blinders

Mais uma série de época em que a ambientação é tão perfeita que você se sente como se estivesse vivendo naquele ambiente, mais precisamente em Birmingham, Inglaterra, no ano de 1919, neste caso. 

Aqui diversos jovens marginalizados se unem em uma irmandade para cometer uma série de delitos enquanto lutam para escapar das sequelas da Primeira Guerra Mundial. Tudo enquanto tentam controlar as temidas ruas de Small Heath, onde confrontos violentos com os corruptos agentes locais, o IRA e os ativistas comunistas são tão comuns quanto incêndios em fábricas.

Com uma navalha no seu boné e uma mente igualmente afiada por baixo, Tommy Shelby herda a liderança desta irmandade chamada Peaky Blinders. Com um grandiosa ambição ele vai fazer de tudo para aumentar o poder do seu empreendimento criminoso até bater de frente com as novas e incorruptíveis autoridades do governo, como Chester Campbell. Os métodos brutais de Campbell para combater o IRA e a atividade comunista representam uma ameaça contínua à família e gangues como a de Shelby.

Enquanto o enfraquecimento dos Blinders dá origem ao surgimento de outro chefe do submundo, o ágil Billy Kimber, Tommy continua assombrado por seu passado e disposto a usar o foco para mudar o futuro.

Nota do Imdb: 8.8 

Sherlock

E não dava para finalizar uma lista de séries relacionadas a The Alienist sem mencionar a série que mostra os feitos do maior detetive de todos os tempos, Sherlock Holmes. Não é à toa que a série levou para casa 9 Emmys, além de possuir uma das maiores notas dentre as séries do IMDB.

Embora este drama seja uma adaptação moderna dos contos e romances policiais de Sir Arthur Conan Doyle e se passe na Londres contemporânea, você irá acompanhar o genial e excêntrico detetive em sua melhor forma investigando crimes mirabolantes que até que ele entrasse no caso pareciam não ter solução.

Sempre acompanhado de seu assistente Watson não é porque agora Sherlock tem mais tecnologias que os crimes serão resolvidos mais facilmente, muito pelo contrário: eles estão cada vez mais complicados. Em meio a tudo isso os mistérios e pistas deixariam Dan Brown impressionado e o suspense, clima de tensão e o quão preso você fica com cada segundo da série faria Agatha Christie se surpreender. 

Nota do Imdb: 9.2

Ficou faltando alguma série que você indicaria para um fã de The Alienist? Então deixe um comentário logo abaixo.

DEIXE SEU COMENTÁRIO1 comentário
MAIS SOBRE netflix2018 netflix
Assine a nossa newsletter

COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS

Comentários