Stranger Things foi um dos maiores sucessos de 2016 sendo a série ser a mais comentada nas redes sociais por semanas a fio, mais, inclusive, que o poderoso Game of Thrones e fazendo a Netflix explodir em novas assinaturas.

O sucesso por trás do título pode ser explicado facilmente por conta da tecnologia usada para criar a série, ou melhor, criar os pontos principais da série. Isso porque a empresa de streaming usou um algoritmo para identificar dentre as séries mais assistidas pelos assinantes quais eram aqueles pontos em comum que faziam cada série ser tão amada. Depois foi só pegar isso tudo e criar um otiginal arrasador, que vai diretamente no ponto e te prende do início ao fim.

Assim, a série mistura aventura, terror, mistério, tem um enredo instigante que te faz querer saber mais e entrar nos detalhes, romances e amizades inocentes, personagens cativantes, drama, etc. Tudo isso na medida certa.

E se você é mais um daqueles que maratonaram Stranger Things em um único dia, lá no remoto junho de 2016, e, desde então, está desesperado pela 2ª temporada (que estreia em outubro deste ano), nós temos uma boa notícia; ou melhor: 10 boas notícias.

Confira os 10 melhores títulos que todo fã de Stranger Things vai gostar de ver. Como sempre, a lista está ordenada decrescentemente de acordo com a nota do IMDB.

Está chegando a hora
Está chegando a hora

The Returned - Nota do IMDB: 7,2

The Returned é um original Netflix e mais um daqueles títulos estrangeiros de sucesso que os americanos resolveram fazer sua versão e não deu muito certo (O Grito, Oldboy, Godzilla, etc.). Neste caso a tentativa de adaptação foi do francês Les Revenants, que se estivesse na Netflix estaria nessa lista e, com certeza, melhor colocado.

A série conta a vida dos moradores da pequena cidade de Caldwell que têm suas vidas totalmente viradas de cabeça para baixo quando algumas pessoas que haviam morrido, fosse há alguns dias ou alguns anos, começam a retornar à vida sem saber do tempo que passaram mortos seguindo suas vidas como se fosse o dia seguinte à sua morte. E como se isso não fosse o bastante demais fenômenos muito estranhos começam a acontecer, o que acaba ocasionando consequências negativas e positivas.

A série se liga ao Stranger Things por conta de os mistérios sobre o porquê das pessoas estarem voltando à vida. A parte ruim é que se você quiser ir mais a fundo na série não vai poder. Ela só teve uma temporada que estreio em março de 2015 e em maio já veio a triste notícia do cancelamento.

The Returned

Hemlock Grove - Nota do IMDB: 7,2

Série original da Netflix que também tem uma cidade com acontecimentos sobrenaturais no epicentro da trama. A cidade chama-se, justamente, Hemlock Grove, e é lá que duas adolescentes são brutalmente assassinadas e têm seus corpos largados para serem encontrados no dia seguinte. O principal acusado é um cigano de 17 anos que, além de tudo, também é um lobisomem, segundo os boatos. Agora só resta a ele próprio investigar os acontecimentos para livrar a pele.

Essa é a sinopse da 1ª temporada. Nas demais - há um total de 3 - é revelado se ele é ou não um lobisomem, mais monstros aparecem - embora, nenhum Demogorgon - e muitos novos mistérios.

Hemlock Grove

Os Aventureiros do Bairro Perdido - Nota do IMDB: 7,3

Se você está buscando uma trama louca e com plots twists, então esse é uma boa pedida. Se liga no roteiro:

Um caminhoneiro fortão e descolado com o típico mullets dos anos 80 e seu amigo oriental tem suas namoradas sequestradas por uma estranha gangue asiática que tem a intenção de torna-las escravas sexuais. Mas calma lá. Não é uma gangue asiática normal daquelas que o Jackie Chan costuma encher de porrada, mas sim uma gangue asiática de poderes sobrenaturais. Agora ele vai pegar seu amigo e seu caminhão gigante e vai chegar quebrando tudo na Chinatown do mundo sobrenatural.

Sim, eu sei que o roteiro parece uma coisa ridícula, mas dê uma chance. Nunca te pedi nada. Hoje ele é um dos maiores clássicos cult dos anos 80. Pena que amargou um leve fracasso nos cinemas e não teve a continuação que o final deixa parecer que terá através de um ganho.

Os Aventureiros do Bairro Perdido

The AO - Nota do IMDB: 7,8

Outro original Netflix, esse tem o universo da ficção científica como principal cenário. A série gira em torno de Prairie Johnson, uma jovem adotada e inicialmente cega, que após ficar desaparecida por 7 anos, retorna.

Após sua volta ela passa a se denominar como "OA", possui cicatrizes nas costas e, o melhor de tudo, agora pode enxergar normalmente. O mistério gira em torno dos seus 7 anos de desaparecimento, pois OA se nega a contar aos paus adotivos ou ao FBI onde esteve durante este tempo e como foi que sua visão foi restaurada. Ao invés disso ela cria um grupo de cinco moradores da cidade a quem conta tudo que as autoridades querem saber. A missão deste grupo será ajudá-la a salvar outras pessoas desaparecidas que, assim como ela, foram parar em outra dimensão.

A série foi renovada para uma segunda temporada, mas ainda sem data de estreia confirmada.

The OA

Clube dos 5 - Nota do IMDB: 7,9

Outro filme clássico dos anos 80 que fez sucesso tanto no cinema (1 milhão de dólares de orçamento e 51 milhões de arrecadação) como na Sessão da Tarde.

Assim como os amigos de Stranger Things, Clube dos 5 segue o longo e arrastado dia 24 de março de 1984, quando 5 alunos (OBVIAMENTE) tem de escrever o relatório pedido durante a detenção. Apesar de não serem completos estranhos, eles são de diferentes grupos sociais, cada um com suas características e estereótipos das high school americanas. Tem o bad boy, o jogador do time de futebol, o nerd, a bonitona e a tímida.

Agora eles terão tempo suficiente para se conhecerem melhor e contar seus segredos uns para os outros. Assim, o texto a ser escrito, que deveria ser a imagem que cada um tem do outro, é escrito pelo cérebro do grupo. A carta acaba por ser, em essência, o ponto principal da história toda. Ele assina como "The Breakfast Club" (nome original do filme) e deixa na mesa do professor quando são liberados da detenção.

The Breakfast Club

The Haunting Hour - Nota do IMDB: 8,1

Excelente escolha para quem não tem tempo ou não quer se comprometer a maratonar mais um título inteirinho. Embora seja composto de 4 temporadas (nossa Netflix tem 3) cada episódio compreende uma história individual e tem cerca de 25 minutos. Jogo rápido.

Todos eles tem boas doses de mistério e envolvem bruxas, fantasmas e demais seres do mundo sobrenatural porém, com um detalhe: Todos os episódios são feitos para serem muito mais obscuros do que as histórias tradicionais, inclusive, com as diversas mortes dos personagens principais dos episódios.

The Haunting Hours

Twin Peaks - Nota do IMDB: 8,7

O Twin Peaks que temos na Netflix é uma continuação do seriado encerrado em 1991 após 2 únicas temporadas e 1 filme e que logo se tornou um clássico cult. Na trama da série original um agente especial do FBI muda-se Twin Peaks onde irá investigar o assassinato de uma jovem chamada Laura Palmer. Ao passo que a trama se desenrolava, um lado muito misterioso e sombrio da cidade começa a se revelar aliado às personalidades e vidas tão assustadoras quanto.

Agora, 25 anos depois, a série volta como original Netflix mostrando que mesmo esse tempo todo não foi o suficiente para fazer com que as pessoas esquecessem o que aconteceu com Laura nem para fazer o detetive Dale Cooper desistir de solucionar o caso. Entre diversas idas e vindas e memórias do passado a série continua investigando a história sombria dos moradores e a ligação deles com os mistérios de Twin Peaks e do assassinato.

Twin Peaks

Arquivo X - Nota do IMDB: 8,7

Mais uma série clássica dos anos 90 que, recentemente, voltou com um revival.

Se você acha que as luzinhas piscando no Stranger Things eram arrepiantes e aquele Demogorgon saindo da parede dava uma taquicardia, espere ver o que acontece nos episódios de Arquivo X, quando os agentes Scully (cética e com explicações científicas para tudo) e Mulder (acredita piamente nos aliens e nas demais coisas sobre-humanas) tem de investigar os arquivos X, casos não resolvidos do FBI que estão ligados a casos sobrenaturais.

A Netflix tem todas as 9 temporadas clássicas originais e, se eu fosse você, dava uma chance ao Arquivo X. Além de ser um dos títulos que mais influenciaram Stranger Things, ela é uma das séries mais premiadas de todos os tempos no Emmy, o Oscar da TV, com 15 estatuetas.  

Arquivo X

Freaks and Geeks - Nota do IMDB: 8,9

Mais um título no melhor estilo anos 80 (embora feito em 1999) que deu todo o charme para Stranger Things. Este, no entanto, tem uma diferença peculiar: É o único título de comédia da nossa lista.

Aqui o pessoal também joga RPG de mesa, assim como os protagonistas de ST e fazem "coisas dos anos 80". A série foi um dos primeiros trabalhos de James Franco, o Harry Osborn de Spider-Man e muitos outros. E, mesmo após ter sido cancelada com somente 1 temporada, Freaks and Geeks é uma das séries que melhor conseguem captar e transmitir a essência das crianças - assim como fez Stranger Things. Sem temas sci-fi e mistérios sobrenaturais a série foca nas aventuras típicas da high school do início dos anos 80.

 

Freeks and Geeks

Black Mirror - Nota do IMDB: 8,9

E não podia rolar uma lista focada em títulos sci-fi e universos e realidades paralelas sem citar Black Mirror.

São 3 temporadas curtinhas + 1 especial (3, 3 e 6 episódios, respectivamente) onde cada um tem uma história que mostra um futuro onde a tecnologia nos levou a uma realidade totalmente distópica e muitas vezes catastróficas. Segundo o criador Charlie Brooker "cada episódio tem um elenco diferente, um cenário diferente, até mesmo uma realidade diferente, mas todos se tratam da forma que vivemos agora — e da forma que podemos estar vivendo daqui a 10 minutos se formos desastrados"

Desde sua 3ª temporada a série é original Netflix. E a expectativa pela 4ª só cresce.

Black Mirror

Bônus

Os títulos abaixo são mais alguns que deveriam estar nesta lista, mas não pude incluir porque saíram do catálogo. No entanto, não custa você dar um clique nos links e conferir se o título já voltou.

E aí, faltou algum? Tem seu preferido? Conte pra gente nos comentários.