A Netflix se junta agora ao grupo de mais de 45 empresas que cortaram seus negócios com a Rússia devido à invasão na Ucrânia. A Netflix comunicou que estava suspendendo seu serviço de streaming na Rússia. Em dezembro de 2021, o órgão regulador russo Roskomnadzor disse que a Netflix teria que cumprir a lei "Vitirina TV", mas por causa do seu número considerável de assinantes, a empresa não considerava essa possibilidade.

Isso mudou neste domingo (6), quando um porta-voz da Netflix explicou à CNBC sobre a decisão dizendo:

"Dadas as circunstâncias no terreno, decidimos suspender nosso serviço na Rússia."

O cancelamento do serviço de streaming ocorre após exigências de o governo russo serem recusadas

Na semana passada, a Netflix disse que não iria cumprir com a lei russa "Vitirina TV" que diz que os serviços de streaming que possuírem mais de 100 mil assinantes deverão incluir no catálogo 20 canais estatais gratuitos, incluindo NTV e Spa. De acordo com o The Wall Street, a Netflix tinha atualmente cerca de 1 milhão de assinantes na Rússia. Na mesma ocasião, a empresa decidiu também "pausar" todos os projetos que tinha para realizar no país.

A Netflix tem produções originais como, por exemplo, uma adaptação de Anna Karenina, de Leo Tolstoy, em andamento na Rússia. Mas agora, com esse incidente da Ucrânia e exigência de canais abertos russos, a situação deste e outros projetos é incerta.

Em dezembro de 2021, o órgão regulador russo Roskomnadzor disse que a Netflix teria que cumprir a lei "Vitirina TV". Entretanto, até agora a medida não havia sido aplicada.

As empresas de tecnologia não estão dispostas a divulgar a mensagem oficial da Rússia após a invasão da Ucrânia. A medida que passa o tempo, mais empresas perdem o medo de atingir o governo de Vladimir Putin na Rússia.

O que você achou da decisão tomada pela Netflix? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!