Brasileiros a favor da Rússia estão realizando ataques em sites de universidades ucranianas. A informação da Wordfence, empresa de segurança cibernética, onde seu CEO, Mark Maunder, diz que um grupo chamado "theMx0nday" declarou publicamente que está apoiando a Rússia no conflito com a Ucrânia.

De acordo com as informações disponibilizadas pela Wordfence, a "maioria dos ataques transitou por um provedor de serviços de Internet chamado Njalla", um grande provedor de domínios, VPSs e VPNs. Com sede na Suécia, a empresa Njalla é administrada por Peter Sunde, cofundador do Pirate Bay.

Porque o Wordfence sabe sobre este ataque às universidades ucranianas?

Atualmente o Wordfence é responsável pela proteção de mais de 8.000 sites na Ucrânia, incluindo 300 de universidades do país, além de sites governamentais, militares e policiais. Ou seja, sem dúvidas isso ajuda na localização de ataques contra a Ucrânia.

Ataques a sites ucranianos

De acordo com a Wordfence, houve um pico de 144.000 ataques a sites ucranianos no dia 25 de fevereiro. Um dia após a invasão da Rússia no território da Ucrânia (24 de fevereiro). Esse número representa 3 vezes a quantidade de ataques diários a sites do país protegidos pela Wordfence no início de fevereiro.

Aumento no número de ataques aos sites da Ucrânia. Fonte: wordfence
Aumento no número de ataques aos sites da Ucrânia. Fonte: wordfence

Segundo os dados publicados, dos 8320 sites da Ucrânia que são protegidos pela Wordfence, 383 tiveram seu índice de ataques aumentado drasticamente após a invasão do país. Destes, 229 eram endereços que terminavam com "edu.ua", ou seja, de sites acadêmicos e universidades na Ucrânia.

Ataques aos sites acadêmicos e de universidades na Ucrânia. Fonte: wordfence
Ataques aos sites acadêmicos e de universidades na Ucrânia. Fonte: wordfence

Dos sites protegidos pela Wordfence, a empresa informou o número de ataques do dia 24 de fevereiro ao dia 27 do mesmo mês. Confira abaixo:

  • 479 ataques em 24 de fevereiro
  • 37.974 ataques em 25 de fevereiro
  • 104.098 ataques em 26 de fevereiro
  • 67.552 ataques em 27 de fevereiro

Fonte: wordfence