Como assistir Netflix em 4K na sua TV?

Se você acabou de comprar uma TV com resolução 4K e não vê a hora de assistir seus filmes e seriados favoritos da Netflix em ótima qualidade de imagem, saiba que existem alguns requisitos que precisa cumprir antes de se jogar no sofá para maratonar.

Por Netflix Pular para comentários
Como assistir Netflix em 4K na sua TV?

Com o aumento substancial de televisores com suporte a tecnologia 4K nos lares brasileiros, cada vez mais há pessoas interessadas em aproveitar este recurso do seu equipamento e desfrutar de uma resolução de imagem de excelente qualidade para consumir entretenimento. Felizmente, a Netflix, que é um dos maiores canais aonde buscamos entretenimento, com seus filmes e séries de ótima qualidade, oferece bastante conteúdo em 4K no seu catálogo. Mas como assistir Netflix em 4K na sua televisão?

Para aproveitar o streaming da Netflix na resolução 4K, você vai precisar de:

  • Uma TV com 4K.
  • O plano de assinatura correto da Netflix, que é o Premium;
  • Uma boa e estável conexão de internet.

Como assistir Netflix em 4K na TV

Se você acabou de comprar uma TV 4K e não vê a hora de assistir seus filmes e séries favoritos na Netflix em ótima resolução, saiba que além disso, você precisa atender a outros requisitos:

  1. Sua TV é SmartSe sua TV 4K for do tipo Smart, capaz de se conectar à Internet, as coisas serão mais simples. Mas caso não seja, ainda é possível você usar de outras tecnologias para assistir o conteúdo em 4K.
  2. Decodificador HEVC 4K: Além de ser uma smart TV (ou ser transformada com a ajuda de um equipamento), sua TV também precisa ter um decodificador HEVC embutido. Isso é o que permite que a TV decodifique o sinal Netflix 4K corretamente.
  3. A sua TV tem de ser compatível com HDMI 2.0 e HDCP 2.2: Este não é um requisito específico para a transmissão da Netflix através da conexão da TV à internet, mas os televisores 4K com descodificadores HEVC integrados também incluem esta funcionalidade HDMI / HDCP para poder conectar-se a fontes 4K externas à TV. Essas fontes podem ser desde um Blu-ray Ultra HD ou streamers de mídia habilitados para 4K, como um Chromecast ou Apple TV 4K. A Netflix oferece uma lista de dispositivos compatíveis atualizada.

Quais TVs são compatíveis?

Infelizmente, nem todas as TVs 4K possuem o decodificador HEVC adequado, ou são compatíveis com HDMI 2.0 ou HDCP 2.2 - especialmente as que foram lançadas antes de 2014. Porém, a maioria dos televisores 4K modernos atendem aos requisitos de streaming 4K, incluindo as marcas LG, Samsung, Sony, TCL, entre outras.

Plano correto da Netflix

Para transmitir o conteúdo 4K da Netflix em modelos específicos de TVs Ultra HD, primeiramente sua TV deve ter sido lançada após 2014, e ter o aplicativo Netflix instalado. Se você não tiver certeza de que seu modelo de TV específico atende aos requisitos, contate o suporte ao cliente da sua marca de TV.

Além disso, você deve ter um plano de assinatura que permita para acessar a biblioteca de conteúdo 4K da Netflix. Ou seja, além de ter um plano, é importante notar que não pode ser qualquer plano, mas sim, o plano Premium Ultra HD, que custa atualmente R$ 45,90 por mês e dá acesso a 4 telas simultâneas para transmissão. 

Atualize o seu plano para Netflix 4K Ultra HD

  1. Consulte o seu plano atual ou atualize em netflix.com/ChangePlan;
  2. plano mais caro, de R$ 45,90 por mês, é o que oferece o conteúdo 4K;
  3. Atualize seu plano, a mudança para a vigorar a partir da data mostrada.

Planos Netflix 2019

Requisitos de velocidade da Internet

Se você tem uma TV compatível e a assinatura do plano Premium Ultra HD da Netflix, você está preparado para assistir o conteúdo 4K da Netflix, você só precisa de uma boa conexão de banda larga. A Netflix recomenda que você pelo menos 25mbps de velocidade de download na sua internet. 

Claro que você até pode conseguir rodar conteúdo em 4K com menos do que 25 Mb, mas é bem possível ter problemas de buffering, ou a Netflix pode automaticamente "reduzir" seu sinal de streaming para 1080p (ou menos), em resposta à velocidade da Internet disponível (que também significa que você não obterá essa qualidade de imagem aprimorada).

Eu já tive uma internet de 15Mb, e posso afirmar que isso é verdadeiro. Raramente com essa velocidade eu consegui assistir conteúdo em 4K de fato, normalmente a imagem travava e a Netflix diminuía a resolução.

Velocidades de internet vs. resolução recomendada

  • 0,5 megabits por segundo - velocidade de conexão de banda larga necessária;
  • 1,5 megabits por segundo - velocidade de conexão de banda larga recomendada;
  • 3 megabits por segundo - recomendada para qualidade SD;
  • 5 megabits por segundo - recomendada para qualidade HD;
  • 25 megabits por segundo - recomendada para qualidade Ultra HD 4K.

Conexão Ethernet ou Wi-Fi?

Mesmo que você tenha uma banda larga rápida, o ideal é você conectar sua TV Smart 4K à internet através de uma conexão Ethernet física. Independente se sua TV oferece Wi-Fi, a conexão sem fio nunca será tão estável quanto a conexão a cabo. 

No entanto, se você estiver usando o Wi-Fi e não tiver problemas, pode continuar assim. Mas lembramos que o vídeo em 4K contém muito mais dados, portanto, mesmo pequenas interferências podem causar problemas. Se você tiver problemas usando o Wi-Fi, uma conexão via cabo Ethernet pode resolver seus problemas.

Atualize as configurações de reprodução para 4K

  1. Abra as configurações de reprodução, na sua conta da Netflix;
  2. Atualize para qualidade de transmissão definida como Alta.
  3. Clique em Salvar.

Configuracoes de reproducao netflix 4k

Como encontrar conteúdo da Netflix em 4K

É importante observar que a capacidade de transmitir conteúdo em 4K da Netflix não significa que todo o conteúdo da Netflix esteja disponível em 4K. Dentre o conteúdo 4K existem séries importantes, como "La Casa de Papel", "Orange Is The New Black", "Narcos", "Breaking Bad", "Demolidor", "Jessica Jones", "Luke Cage, "Marco Polo", "House Of Cards", "The Blacklist", "Stranger Things", bem como vários filmes mais recentes dentre os lançamentos da Netflix. Você pode pesquisar na Netflix por "4K" ou "UltraHD" para encontrar conteúdo 4K.

Se a Netflix detectar que sua TV é adequada, o tipo de assinatura e a velocidade da Internet também, o conteúdo deve ser automaticamente reproduzido em 4K. Porém, se um ou mais desses requisitos não forem atendidos, a Netflix ajustará automaticamente a qualidade da resolução.

Se você estiver recebendo 4K Netflix por meio de um streamer de mídia externo compatível, como o Chromecast 4K ou a Apple TV 4K, e esse dispositivo estiver conectado na sua TV mas não estiver rodando o conteúdo em 4K - o receptor pode ser o problema. Para testar isso, desconecte-o da saída HDMI e conecte-o novamente na TV.

O bônus de HDR

Outro bônus adicional é que alguns conteúdos da Netflix em 4K são codificados em HDR. Isso significa que, se você tiver uma TV HDR compatível, também poderá experimentar uma experiência de imagem com mais brilho, contraste e cor aprimorada.

Além disso, em termos de áudio, os formatos de som surround disponíveis nos discos Blu-ray e Blu-ray Ultra HD (Dolby TrueHD / DTS-HD Master Audio) proporcionam uma melhor experiência de audição do que os formatos Dolby Digital / EX / Plus, disponíveis através do opção de streaming na maioria dos conteúdos.

Compartilhe com seus amigos:
Comentários:
Carregar comentários