Parece coisa de cinema, mas é bem real. Uma nave enviada pela NASA há dez meses vai finalmente cumprir sua missão hoje (26) ao colidir com o asteroide Dimorphos. A colisão faz parte da missão Dart (Double Asteroid Redirect Mission) que pretende testar as defesas da Terra para um possível asteroide que ameaça o nosso planeta no futuro. O impacto está previsto para às 20h14 desta segunda-feira e você poderá assistir ao vivo.

Nave da NASA bate em asteroide hoje

A nave, avaliada em US$ 300 milhões (R$ 1,5 bi), está se dirigindo contra a rocha espacial como um teste de defesa planetária. O seu alvo é o asteroide Dimorphos, de 160 m de largura, que funciona como uma lua de um asteroide ainda maior chamado Didymos (780 m). O resultado deve dizer se essa estratégia é capaz de defender a Terra se algo muito grande perigoso estivesse em nossa direção.

Comparação real do asteroide Dimorphos com o coliseu de Roma (Reprodução: ESA)
Comparação real do asteroide Dimorphos com o coliseu de Roma (Reprodução: ESA)

Dart vai atingi-lo a uma impressionante velocidade de 22.015 km/h. É claro que, após o impacto, a nave será completamente destruída. Já o asteroide deve apenas sofrer uma cratera em sua superfície, o que segundo a NASA, será o suficiente para empurrar o objeto para longe da órbita da Terra.

Onde assistir?

A NASA vai realizar duas transmissões simultâneas. A primeira será iniciada às 18h30 e vem direto da câmera Draco (Didymos Reconnaissance and Asteroid Camera for Optical Navigation), que está a bordo da nave. Essa transmissão poderá ser acompanhada pelo player abaixo:

O outro ponto de vista do impacto vem de um pequeno satélite italiano chamado LICIACube. Ele foi levado pela nave até um ponto próximo e seguro do asteroide Dimorphos para transmitir as imagens do impacto. Essa transmissão será iniciada ás 19h e poderá ser acompanhado pelo player abaixo:

Vídeo incorporado do YouTube

Tem chances de dar errado?

A ideia é justamente testar o sistema de defesa da Terra e praticamente tudo pode acontecer. Como os cientistas pouco sabem da estrutura do asteroide Dimorphos, não é possível afirmar o que vai acontecer exatamente no momento do impacto. É possível que ele seja tão macio quanto Bennu e simplesmente engula a nave por completo. Pode ser também que ele seja rígido a ponto de nem sentir a presença da nave.

Ilustração sobre o impacto e a aproximação do asteroide (Reprodução: NASA)
Ilustração sobre o impacto e a aproximação do asteroide (Reprodução: NASA)

De todas as formas, a NASA afirma que não há nenhuma chance dos efeitos imprevisíveis nos afetar, já que esse teste está sendo realizado a uma distância segura de 11 milhões de quilômetros. Então fique tranquilo, pois o asteroide Dimorphos não vai ser lançado desgovernado para o espaço e nem seus destroços nos atingirem.