A NASA (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos) divulgou nesta quinta-feira (14), algumas imagens de Júpiter com um rico nível de detalhes. As fotos foram capturadas por meio do infravermelho do novo telescópio James Webb, e funcionou como um teste para os instrumentos que foram instalados no equipamento antes de declarar o início oficial das operações científicas com o sucessor do Hubble.

Nas imagens, podemos observar as diferentes faixas de cor do maior planeta do Sistema Solar, além da Grande Mancha Vermelha que complementa a identidade visual de Júpiter. Também avistamos Europa, provavelmente a mais famosa dentre as 79 luas que orbitam o planeta, e que futuramente deve receber a missão Clipper, idealizada pela NASA. Até mesmo uma grande tempestade não passou despercebida pelo infravermelho do Webb.

É possível ver os anéis de Júpiter (Crédito: NASA / James Webb / Reprodução)
É possível ver os anéis de Júpiter (Crédito: NASA / James Webb / Reprodução)

Outras imagens

Além de Júpiter, o telescópio James Webb já foi utilizado pela NASA para observar satélites e anéis próximos a grandes objetos do Sistema Solar, como de Saturno, por exemplo. Um desses objetos é o asteroide 6481 Tenzing, localizado no cinturão entre Marte e Júpiter.

Asteroide 6481 Tenzing
Asteroide 6481 Tenzing (Crédito: NASA / James Webb / Reprodução)

Vale lembrar também que no início desta semana, a NASA as primeiras imagens capturadas pelo James Webb, observando o Universo com uma nitidez jamais vista.