O Telescópio Espacial James Webb terá suas primeiras imagens coloridas reveladas publicamente no início da semana que vem. No dia da publicação das fotos geradas pelo Webb no site da NASA, irá completar 199 dias desde que o telescópio espacial foi lançado no espaço.

O projeto do Telescópio Espacial Webb foi proposto pela primeira vez em 1989, antes mesmo do Telescópio Espacial Hubble ser lançado. Os primeiros alvos cósmicos que os cientistas da NASA escolheram para utilizar o poder do Webb foram: a Nebulosa Carina, o exoplaneta WASP-96b, a Nebulosa do Anel Sul, uma imagem de campo profundo do SMACS 0723 e o Quinteto de Stephan, um grupo de cinco galáxias a 270 milhões de anos-luz de distância.

Telescópio Webb: Quando as imagens coloridas serão reveladas?

As primeiras imagens coloridas do Telescópio Webb serão reveladas ao público no dia 12 de julho de 2022. Elas serão publicadas no site da NASA através deste link às 11:30 (horário de Brasília).

Embora o Telescópio Webb já tenha algumas imagens reveladas ao público, elas não eram coloridas. O que tivemos anteriormente foram fotos estreladas tiradas pelo Webb ao alinhar seus espelhos e também da Grande Nuvem de Magalhães. Para gerar imagens, o telescópio coleta luz nos comprimentos de onda infravermelho e os cientistas processam os dados em laboratório para gerar algo visível aos olhos.

Parte da Grande Nuvem de Magalhães fotografada por Spitzer (mais difusa) contra a foto tirada por Webb (mais nítida). Fonte: NASA/ESA/CSA/STScI
Parte da Grande Nuvem de Magalhães fotografada por Spitzer (mais difusa) contra a foto tirada por Webb (mais nítida). Fonte: NASA/ESA/CSA/STScI

Sobre os alvos cósmicos selecionados para o telescópio Webb "tirar fotos"

Quatro dos alvos cósmicos selecionados para o Webb gerar imagens foram fotografados pelo Hubble e isso permitirá que se compare as imagens e perceba a diferença de "poder" entre eles. Embora o novo telescópio seja tecnicamente superior, ele não irá substituir o Hubble, que foi responsável por registrar imagens do espaço por mais de 30 anos.

Cada imagem obtida pelo Telescópio Webb é formada por 72 fotos tiradas ao longo de 32 horas. É provável que teremos algumas das imagens mais profundas já registradas na história na próxima terça-feira (12).