O telescópio James Webb está dando o que falar. Nesta semana, a NASA divulgou as primeiras imagens captadas pelo novo equipamento e que nos mostram o Universo de uma forma jamais vista . Mas além do incrível sucesso, o sucessor do telescópio Hubble tem chamado a atenção por outro motivo. Apoiadores da causa LGBTQ+ estão pressionando a NASA a mudar o nome do JWST. O motivo: homofobia.

Quem foi James Webb?

Acontece que o homenageado da vez é James Edwin Webb, militar e congressista norte-americano que também serviu como diretor de administração da NASA durante os anos 60. Nessa época, seu nome esteve ligado às diversas missões Apollo nos anos 60, mas deixou o cargo antes dos astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin desembarcarem na Lua em 1969.

James Edwin Webb atuou como diretor de administração da NASA durante os anos 60
James Edwin Webb atuou como diretor de administração da NASA durante os anos 60

Mas além disso, Webb também esteve ligado a diversas polêmicas do governo dos Estados Unidos, sendo um dos responsáveis por aplicar políticas que censuravam a comunidade LGBTQ+ nos anos 50, quando foi secretário do Estado. Foi durante a Guerra Fria que Webb criou um movimento discriminatório conhecido como "O Susto de Lavanda" ("Lavender Scare") que levou à demissão de vários homossexuais.

Quando esteve como diretor da NASA, James Webb chegou a demitir o empregado Clifford Norton, em 1963, por suspeitar de sua hoomossexualidade. O caso chegou a ir à Justiça e Norton venceu por exoneração indevida.

Campanha #RenameJWST

Por conta de toda a polêmica, diversos cientistas e astrônomos têm se colocado contra a NASA por usar o nome de James Webb no novo telescópio espacial.

Muitos astrônomos estão muito descontentes que o observatório seja batizado por conta dele. É difícil querer usar um instrumento usando o nome de alguém que quer negar sua própria existência"

Phil Plait
Astrônomo norte-americano

Como resultado, os apoiadores da causa criaram uma petição para que mudassem o nome do telescópio. Até outubro do ano passado, a petição conseguiu coletar cerca de 1.700 assinaturas, mas não obteve nenhum resultado. Depois da divulgação das primeiras imagens, os apoiadores conseguiram subir a hashtag #RenameJWST no Twitter, que em tradução livre, pede um novo nome para o telescópio sucesso do Hubble.

NASA não pretende mudar o nome

Até o momento, a NASA não se proncunciou formalmente sobre a campanha que movimenta as redes sociais. Entretanto, Bill Nelson, atual diretor da de administração da NASA, disse em setembro do ano passado que a agência não pretendia rebatizar o observatório espacial por "falta de evidências", embora não tenha revelado detalhes sobre sua investigação.

Em março deste ano, a revista Nature publicou 400 páginas de documentos da NASA adquiridas através da FOIA, um tipo de lei de acesso à informação dos EUA, explicando que a agência teve a opção de escolha em modificar a política praticada por James Webb;

A NASA decidiu que a remoção de empregados homossexuais seria a sua política. Eles tiveram a possibilidade de escolher durante a administração de Webb para decidir ou modificar esta política."