O primeiro voo de uma aeronave da Terra em Marte será realizado pelo pequeno helicóptero Ingenuity, lançado pela NASA em fevereiro, e que já deveria ter acontecido no último domingo, dia 11 de abril. Mas depois de identificar algumas falhas no teste de voo, a equipe decidiu adiar esse feito histórico para amanhã, 14 de abril.

A falha foi identificada na última sexta-feira (9), quando um relatório enviado pelo helicóptero em Marte mostrou uma certa instabilidade na rotação das hélices do Ingenuity, o que poderia tornar um fato histórico em apenas um desastre no solo marciano, já que os motores estava sendo interrompidos repentinamente antes do programado pela equipe técnica.

Leia também:

Falha identificada

No teste realizado na última sexta-feira, o Ingenuity colocou a prova movimento de suas hélices, que se movimentavam a um velocidade de aproximadamente 50 rpm (rotações por minuto). Até aí, estava tudo bem. A falha foi identificada quando mais força foi solicitada às hélices, já que 50 rpm não eram o suficiente para decolar.

Com o objetivo de chegar a pelo menos 2.400 rpm, os comandos que operavam na transição do sistema de pré-voo para o voo propriamente dito, encerrou antes do programado e não permitiu a continuação no teste.

O helicóptero Ingenuity continua no solo da na cratera Jezero em Marte. (Imagem: Reprodução/NASA/JPL-Caltech)
O helicóptero Ingenuity continua no solo da na cratera Jezero em Marte. (Imagem: Reprodução/NASA/JPL-Caltech)

Mais tarde, a equipe identificou que o problema estava relacionado com "uma expiração do temporizador" chamado "watchdog". Esse componente se trata de um cronômetro que basicamente fica responsável por monitorar a situação atual da sequência de comandos e caso identifique uma falha, ele precisa alertar o sistema sobre possíveis problemas que possam comprometer o voo. Todo esse processo precisa ser supervisionado com cuidado, ou então um desastre pode se tornar iminente.

Com o problema identificado e corrigido, o Ingenuity segue parado sob o solo da cratera Jezero, em Marte, e aguarda por novos comandos. Por hora, o primeiro voo oficial está programado para acontecer amanhã, 14 de abril. Mas desde já, a equipe tem realizado os testes periódicos para garantir que a falha não volte a roubar a cena.