Fevereiro foi um mês espacial para ciência, com a chegada de três missões diferentes em Marte. Mas algo ainda mais histórico está para acontecer em breve. O rover Perseverance, da NASA, carrega um helicóptero (que também pode ser chamado de drone) que será a primeira aeronave da Terra a sobrevoar a superfície do planeta vermelho. Esse é um fato significativo para a ciência e já tem previsão de lançamento.

Pelo Twitter, a agência espacial americana anunciou que o rover está se preparando para soltar o pequeno helicóptero que dará início aos seus voos em abril. Confira;

Em tradução livre realizada pelo Oficina da Net, o tweet diz;

"O escudo de destroços vai embora, e aqui está nossa primeira olhada no helicóptero. Ele é guardado de lado, dobrado e travado no lugar, então há um origami reverso a fazer antes que eu possa colocá-lo no chão. Mas, primeiro, irei para o "heliporto" designado, a alguns dias de viagem daqui."

Esta imagem foi capturada pela NASA neste último final de semana, e ali podemos perceber que o rover Perseverance desprendeu uma tampa que tinha o objetivo de proteger o mini helicóptero, que até então estava acoplado na "barriga" do rover. O Ingenuity tem o peso aproximado de 1,8 kg, e ainda não teve a chance de sobrevoar sob a superfície de Marte.

Leia também:

Objetivo da missão

Primeiramente, a NASA pretende testar e entender a atmosfera do planeta vermelho e assim ajudar no desenvolvimento de futuras missões, como também agregar mais dados sobre os estudos de Marte.

Depois disso, o rover Perseverance irá se deslocar para a cratera Jezero, uma área que possui 45 quilômetros de largura e, de acordo com os cientistas da NASA, esse é um local que algum dia já foi um lago gigantesco, no mínimo há bilhões de anos. Se isso for confirmado, os cientistas poderão encontrar mais pistas sobre prováveis sinais de vida em Marte, e mais tarde abrirá portas para os testes do MOXIE ("Experimento de Utilização de Recursos In-Situ de Oxigênio de Marte", em tradução livre).

Este é um instrumento que promete gerar oxigênio mesmo não existindo na atmosfera. Como bem sabemos, a atmosfera de Marte é dominada por dióxido de carbono, o que é inviável para a vida que conhecemos na Terra. Mas a partir de uma fina camada da atmosfera marciana, os cientistas acreditam conseguir gerar oxigênio, o que possibilitaria ainda mais uma possível colonização de humanos em Marte.