Marte guarda muitos mistérios, e esta é uma semana histórica para a humanidade em geral, já que o planeta vermelho aguarda a chegada de três missões diferentes, mas que no fim, tem o mesmo objetivo. O orbitador Hope dos Emirados Árabes, a sonda Tianwen-1 da China e a Mars 2020 da NASA, são as três missões que chegam esse mês ao nosso planeta vizinho.

Para chegar até Marte, as três naves precisam percorrer uma distância de cerca de 400 milhões de quilômetros, o que pode demorar aproximadamente 7 meses até completar o trajeto. Desde há muito tempo, os humanos se questionam se existe vida em Marte, e para tentar responder esse e outros mistérios, sondas foram enviadas ao planeta vermelho a partir dos anos 60. Muito dinheiro foi investido para isso e nem todas as missões obtiveram êxito em ao menos chegar ao solo de Marte. Na verdade, apenas os Estados Unidos conseguiu esse feito já por oito vezes desde 1976.

Os anos se passaram e o mistério sobre o planeta ainda continua. Agora, com o avanço da tecnologia, os humanos voltam seus olhos para ele, e três sondas lançadas no ano passado, finalmente começam a chegar na órbita de Marte. Vamos conferir os detalhes de cada uma dessas missões!

Missão Hope (Emirados Árabes)

Hope, dos Emirados Árabes é primeira a chegar em Marte. (Imagem: MBRSC - UAE / Reprodução)
Hope, dos Emirados Árabes é primeira a chegar em Marte. (Imagem: MBRSC - UAE / Reprodução)
Na corrida até o planeta vermelho, a missão Hope, que em português significa "esperança", é um orbitador lançado pelos Emirados Árabes Unidos, e o primeiro a chegar à órbita do planeta vermelho nesse mês de fevereiro. O objetivo dessa missão é supervisionar os ciclos meteorológicos de Marte, e para isso, a nave não vai pousar sob o solo do planeta, mas deve orbitar durante o inteiro ano marciano que dura 687 dias.

Durante esse tempo, os dados analisados poderão nos ajudar a identificar o motivo de Marte estar perdendo hidrogênio e oxigênio para o espaço. Todavia, vale lembrar que já existem outros 14 satélites sob a órbita de Marte que foram programados para identificar as possíveis alterações na atmosfera do planeta, isto é, a mesma tarefa do orbitador lançado. Mas de qualquer forma, a missão Hope é um marco histórico para os Emirados Árabes, e mostra como o país tem feito progresso no ramo científico.

O orbitador Hope já está na órbita de Marte realizando seu trabalho, e pelo Twitter, o perfil do Sheikh Mohammed falou animado sobre o sucesso da missão com as palavras: "Missão cumprida!".


Sonda Tianwen-1 (China)

No último final de semana, a sonda Tianwen-1 enviou uma foto de Marte. (Imagem: Reprodução/China National Space Administration)
No último final de semana, a sonda Tianwen-1 enviou uma foto de Marte. (Imagem: Reprodução/China National Space Administration)

Nesta quarta-feira, 10 de fevereiro, outra missão chega à órbita de Marte. A Tianwen-1, da China, foi lançada em 23 de julho de 2020 e no último final de semana, ela finalmente deu sinal de aproximação de Marte enviando uma foto do planeta em preto em branco para a Terra.

A China é outro país que tem mostrado sua força no âmbito espacial, e embora já tenha falhado na missão de enviar um foguete à Marte em 2011, a Tianwen-1 se junta a outros objetivos de sucesso já cumprido pelos chineses, ao por exemplo enviar dois rovers para o lado menos conhecido da Lua. Nesse quesito, a China tem se saído melhor que até mesmo a NASA, provando assim que os Estados Unidos não são os únicos capazes de tal atrocidade.

Assim como é comum na China, a missão em si tem muitos detalhes em segredo. Mas, de acordo com a agência espacial do país, o objetivo principal é criar um mapa geológico de Marte, e consequentemente descobrir a localização de potenciais formações de água e gelo sob o solo do planeta. Essa parte da missão será feita em órbita, assim como a Hope dos Emirados Árabes. Após a confirmação da localização de água em estado sólido ou líquido, o orbitador automaticamente enviará o seu rover equipado com câmeras e radares para averiguar o local. Isso deve acontecer provavelmente em maio.

Leia também:

Rover Perseverance (NASA)

Perseverance deve chegar em Marte no dia 18 de fevereiro. (Imagem: Reprodução / NASA)
Perseverance deve chegar em Marte no dia 18 de fevereiro. (Imagem: Reprodução / NASA)

A NASA é a agência mais experiente na área, e mais uma vez, envia um rover para o planeta vermelho. Por último, mas não menos importante, a missão Perseverance deve chegar a Marte apenas na próxima semana, por volta do dia 18 de fevereiro, e se junta aos rovers Spirit, Curiosity e Opportunity, o mais robusto de todos, lançado em 2003.

Os Estados Unidos sempre demonstrou a sua capacidade, resistência e eficácia ao coletar informações sobre outros corpos celestes, o que inclui Marte. O rover Perseverance é o mais pesado enviado à órbita do planeta vermelho, mas também o mais bem equipado. Ele possui um total de 23 câmaras de média e alta resolução, além de uma broca para recolher amostras do solo marciano. Como se isso não fosse o bastante, ele ainda é equipado com microfones, recurso que dará a oportunidade dos humanos ouvirem o que se passa na superfície do planeta.

E ainda mais. Além do rover, um mini helicóptero batizado como Ingenuity e de aproximadamente 2 kg, será utilizado para sobrevoar algumas áreas de Marte, a fim de buscar vestígios biológicos. O principal objetivo dessa missão da NASA é analisar uma região do planeta conhecida como Jezero, uma cratera que provavelmente abrigou água a 3,5 mil milhões de anos.

Será que existe vida em Marte?

Essa é a pergunta que não quer calar. O assunto já veio à tona diversas vezes, e tem causado dúvidas até hoje, já que nunca foi possível observar de fato algo vivo em Marte, mas há indícios de que isso possa realmente existir ou ter existido. Uma dessas provas é que em 2018, especialistas da Agência Espacial Italiana conseguiram confirmar a presença de água líquida na superfície do planeta, o que possivelmente indica vida marciana.

Além disso, caso não seja mesmo possível confirmar se existe vida em Marte, Elon Musk, o homem mais rico do mundo e dono da SpaceX, pretende povoar o planeta vermelho com mais de 1 milhão de pessoas até 2050. Podemos dizer que sim, esse é um plano ambicioso, mas tudo tem corrido bem para que isso seja realmente possível.

A SpaceX é a primeira empresa privada dos Estados Unidos a conseguir enviar um foguete ao espaço. A empresa tem se concentrado nesse propósito, e o investimento pesado tem ajudado a sonhar com esse feito histórico. Vale lembrar que ela é a primeira empresa privada a conseguir enviar um foguete ao espaço, consequentemente quebrando um jejum de quase dez anos sem lançamentos nos Estados Unidos, e tem realizados diversos testes para num futuro próximo, enviar a sua primeira nave tripulada rumo à Marte.