Musk e Bezos, os homens mais ricos do mundo, disputam por projetos espaciais

Os dois homens mais ricos do mundo trocaram provocações no Twitter sobre uma ardilosa disputa para o projeto de fornecimento de internet via satélites. Entenda!

A SpaceX e Blue Origin abre disputa sobre projetos espaciais. (Imagem: Elon Musk / Jeff Bezos)
A SpaceX e Blue Origin abre disputa sobre projetos espaciais. (Imagem: Elon Musk / Jeff Bezos)

Elon Musk é o dono da SpaceX, a primeira empresa privada a conseguir lançar um foguete ao espaço, e Jeff Bezos, é o fundador da Amazon e da empresa espacial Blue Origin, que hoje realiza o "Projeto Kuiper". Ambos são as pessoas mais ricas do mundo, e possuem respectivamente um projeto parecido de conseguir fornecer internet por meio de satélites.

Em meio a tanta disputa, os dois trocaram farpas e provocações na última terça-feira (26) por conta da alta concorrência no segmento espacial. Embora o projeto de Musk já esteja avançado, já que a SpaceX conseguiu lançar o foguete Falcon 9 com 143 satélites a bordo no último domingo, ambos continuam sendo avaliados pelas autoridades.

Provocações entre eles

O Projeto Kuiper da Blue Origin, possui um orçamento de 10 bilhões de dólares e já havia recebido outrora a autorização do governo dos Estados Unidos para lançar 3 mil satélites em baixa órbita, a fim de fornecer internet por meio de seus sistemas espaciais.

Para alfinetar o projeto Starlink da SpaceX, Bezos emitiu um comunicado dizendo que o seu concorrente está criando "um ambiente mais perigoso e propício para colisões no espaço", o que também resultará em uma maior interferência de rádio. Essa afirmação de Bezos é baseada na intenção de que a SpaceX pretende colocar os seus satélites que já estão no espaço, em órbitas mais baixas, e para isso, Musk já havia solicitado a autorização das autoridades.

"Apesar do que a SpaceX posta no Twitter, são as mudanças propostas pela SpaceX que vão sufocar a competição entre os sistemas de satélite… É claro o interesse da SpaceX em sufocar a concorrência em seus primeiros dias, se possível, mas certamente não é do interesse do público."

Depois da alfinetada, Elon Musk respondeu à altura, dizendo que o seu projeto "Starlink" está em passos mais avançados que o de seu concorrente.

"O que não beneficia o público é atrasar o Starlink hoje em favor de um sistema de satélites da Amazon que está, na melhor das hipóteses, há vários anos de ser operacional."

Em carta à Comissão Federal de Comunicações, a SpaceX afirma que as mudanças nas órbitas não vão causar nenhum tipo de interferência no projeto de seus rivais. Contudo, a NASA e outros especialistas expressaram sua preocupação com o números de satélites e outros objetos lançados ao espaço, causando um verdadeiro congestionamento.

Em resposta a essa preocupação, a empresa de Elon Musk diz que os seus satélites são construídos e projetados de uma forma que eles peguem fogo na reentrada da atmosfera assim que sua vida útil terminar.

Poco F3, Poco X3 Pro ou Poco X3 GT: Qual tem a melhor bateria?

Conteúdo relacionado

POCO M3, celular de entrada ainda aguenta os jogos? | Roda Liso ENTRADA
Roda Liso

POCO M3, celular de entrada ainda aguenta os jogos? | Roda Liso ENTRADA

Estamos dando boas vindas ao primeiríssimo episódio do Roda Liso de Entrada, somente com smartphones leves, revisitando o clássico POCO M3.

Recorde! SpaceX lança 143 satélites ao espaço em um único foguete
SpaceX

Recorde! SpaceX lança 143 satélites ao espaço em um único foguete

A SpaceX é a principal empresa privada no segmento de missões espaciais, e ontem (24), um foguete quebrou o recorde de maior número de satélites lançados com um único foguete.

Starship SN8 da Space X decola e faz voo perfeito, mas explode no pouso
Ciência

Starship SN8 da Space X decola e faz voo perfeito, mas explode no pouso

Você teria interesse em ir a Marte? Elon Musk e sua equipe estão confiantes de que vão conseguir intermediar essa viagem, e testes para isso têm sido realizados. Confira os detalhes do teste do protótipo SN8!