O Asteróide foi descoberto com o Asteroid Terrestrial-impact Last Alert System, ou ATLAS, administrado pela NASA e pela Universidade do Havaí. Ele foi denominado 2020 VT4 e chegou a apenas 240 milhas (386 quilômetros) da superfície da Terra na última sexta-feira.

Isso é mais próximo ainda do que os objetos em órbita baixa da Terra, incluindo a Estação Espacial Internacional e a constelação de banda larga SpaceX Starlink. Embora isso seja muito mais próximo do que o recorde estabelecido em agosto, quando o asteroide 2020 QG voou a uma distância de 1.830 milhas (2.950 quilômetros), não é incomum que asteróides cheguem tão alto.

Asteróides já colidiram com a Terra

Muitos pedaços de poeira espacial e rochas maiores chegam ao solo na forma de meteoritos. Um dos maiores que existem na memória causou comoção quando colidiu com a atmosfera na Rússia em 2013. Aquele não foi visto por astrônomos de antemão, mas o 2018 LA foi avistado pouco antes de nos atingir cinco anos depois. Pensa-se que pedaços desse asteróide chegaram ao solo na África. Houve até incidentes de asteróides "ricocheteando na atmosfera" e voltando para o espaço.

Não é que de repente estejamos diante de um evento sério, mesmo porque as melhorias na tecnologia e na observação do espaço permitiram que os astrônomos localizassem cada vez mais asteróides menores se aproximando cada vez mais do nosso planeta.

Ainda assim, o conhecimento desses fatos causa certa preocupação, afinal não queremos que asteróides fiquem passando por nós a apenas alguns quilômetros da altitude em que a Estação Espacial Internacional orbita e exatamente quando uma nova tripulação está a caminho dentro de uma nave Crew Dragon.