A espaçonave Osiris-Rex da NASA pousará brevemente em um grande asteróide na terça-feira e pegará algumas rochas e poeira de sua superfície para serem devolvidas à Terra para estudo. O evento marca uma grande estreia para a NASA e um benefício potencial para a ciência, a exploração espacial e nossa compreensão do sistema solar. O Lockheed Martin Space transmitirá a ousada missão ao vivo na terça-feira e temos tudo o que você precisa saber sobre a missão e como assistir aqui.

A coleta de amostras touch-and-go (TAG) do asteróide 101955 Bennu está programada para acontecer na terça-feira, 20 de outubro, por volta das 3:12 pm PT. A NASA transmitirá a manobra TAG ao vivo na TV da NASA e no site da agência a partir das 14h PT de terça-feira. Você pode encontrar o link da transmissão ao vivo abaixo.

Osiris-Rex como conceito existe desde pelo menos 2004, quando uma equipe de astrônomos propôs pela primeira vez a ideia à NASA. Após mais de uma década de desenvolvimento, a espaçonave foi lançada de Cabo Canaveral, Flórida, em 8 de setembro de 2016, no topo de um foguete Atlas V da United Launch Alliance, uma joint venture da Lockheed Martin e da Boeing. A espaçonave passou os 26 meses seguintes viajando para Bennu, chegando oficialmente em 3 de dezembro de 2018.

Desde então, a equipe da missão passou quase dois anos orbitando a rocha espacial em forma de diamante, pesquisando e mapeando sua superfície para selecionar o melhor ponto de amostragem . Nos últimos meses, os ensaios começaram antes da próxima tentativa de coleta de amostras, e agora a equipe diz que está pronta para jogar TAG com Bennu.