A SpaceX está cada vez mais empenhada em conseguir alcançar o planeta Marte com as suas espaçonaves, e para isso acontecer, muitos testes e ensaios têm sido realizados. Dessa vez, o oitavo protótipo da espaçonave Starship, mais conhecida como Starship SN8, foi testada em decolagem, voo e pouso, e nessa última parte uma explosão surpreendeu a todos da SpaceX.

A decolagem foi realizada da base da empresa em Boca Chica, localizada no Texas, às 19h45 desta quarta-feira (9). O protótipo SN8 é equipado com três propulsores Raptor, e sua decolagem foi perfeita, alcançando a altitude de 12,5 km, extremamente incríveis em comparação com os protótipos anteriores SN5 e SN6 que chegaram somente a 150 metros de altitude.

O teste em si, foi quase perfeito, rolou até uma "cambalhota" em pleno ar antes do protótipo voltar ao solo terrestre para pouso, e foi nessa hora que aconteceu algo que não estava planejado. Devido a baixa pressão em um tanque de combustível, o módulo desceu ao chão numa velocidade alta demais, o que causou uma explosão assim que o protótipo tocou o solo.

Embora esse final não tenha saído como o esperado, o CEO da empresa, Elon Musk, afirma que isso não foi um problema grave demais, e que a sua equipe conseguiu analisar todos os dados de que necessitava.

O vídeo abaixo mostra o teste por completo. A decolagem se inicia em 1h48m, e a explosão durante o pouso acontece seis minutos depois, às 1h54m.

Vídeo incorporado do YouTube

"Marte, lá vamos nós"

Os planos da empresa de Musk é poder levar pessoas a Marte em 2026, ou antes disso, se possível. O desempenho testado da Starship SN8 agradou muito para que isso se torne realidade, e embora a altitude de 12,5 km não seja quase nada comparado à verdadeira distância do planeta vermelho, a empresa vê um passo promissor para o futuro.

Um novo protótipo, o SN10, já começou a ser construído, e Musk garante que grandes mudanças estão para acontecer. A empresa tem intenções de construir 100 espaçonaves Starships por ano com o objetivo de enviar cerca de 100 mil pessoas da Terra para Marte. Essas serão enviadas a cada dois anos, já que é o tempo que a órbita dos dois planetas leva para se alinhar. Segundo ele, em 2050, o plano é ter uma colônia com 1 milhão de pessoas em Marte.

As viagens da Terra até o planeta vermelho levam o tempo de aproximadamente 26 meses, e esse seria o tempo que os tripulantes precisam ficar na nave até por fim chegar ao destino. Musk pretende lançar mil Starships carregadas de humanos ao longo do mês que proporcione uma linha reta de viagem.

A empresa está muito confiante de que isso se torne realidade, e Musk ainda diz que tem o desejo de realizar uma viagem e enfim morrer em Marte. "Só não no impacto", brincou ele, em entrevista durante o Axel Springer Award.

Quem pode ir?

Elon Musk acredita que com uma grande população em Marte, até empregos serão proporcionados aos habitantes, e quando foi questionado sobre como seria feita a seleção de pessoas para essa viagem, ele respondeu;

"Todos que desejarem ir, podem, com empréstimos disponíveis para quem não tem dinheiro".

Fonte: Space.com