No início desta semana, mais especificamente no dia 10 (terça-feira), a equipe da NASA concedeu ao foguete Crew Dragon, da SpaceX, a certificação oficial para voos espaciais tripulados para a Estação Espacial Internacional (International Space Station ou ISS). Para dar o "sinal verde", a agência espacial realizou a análise utilizando como referência os requisitos impostos no Commercial Crew Program, criado há quase dez anos. Resumindo, este é o passe necessário para que a missão Crew-1, que levará quatro astronautas para a ISS, ser realizada amanhã (14).

Com a análise feita, a capsula da Crew Dragon ganhou certificação e permissão para realizar voos periódicos a ISS. Com isso, será garantido a nave espacial Crew Dragon a realização do transporte de pessoas e objetos entre os EUA e a ISS. A administradora associada da diretoria de voos tripulados da NASA, Kathy Lueders, diz:

"Esse é um grande dia, mas os próximos também serão, e teremos que pisar com cuidado ao longo da nossa preparação final para o voo. A avaliação de hoje e a aprovação de todos para seguirmos em frente foi um ótimo primeiro passo em direção ao voo. A NASA diz para a SpaceX: vocês nos mostraram que podem entregar capacidades de transporte tripulado que vão ao encontro dos nossos requisitos. Vocês nos mostraram os dados e confiamos em vocês para fazer isso."

O administrador da agência espacial, Jim Bridenstine, diz:

"Essa certificação é um feito incrível da NASA e SpaceX, que destaca o progresso que podemos alcançar trabalhando juntos com a indústria comercial. Não poderia estar mais orgulhoso de todos na SpaceX e de todos os nossos fornecedores que trabalharam incrivelmente duro para desenvolver, testar e voar o primeiro sistema de voos espaciais comerciais humanos na história a ser certificado pela NASA."

Foguete Crew Dragon pronto para o lançamento amanhã (14). Fonte: Sapotek
Foguete Crew Dragon pronto para o lançamento amanhã (14). Fonte: Sapotek

A missão será a primeira realizada através de uma parceria entre a NASA e a SpaceX

A missão realizada pela tripulação do foguete Crew Dragon é a primeira feita em parceria entre a NASA e a SpaceX. Comandada por Michael Hopkins, a nave espacial será pilotada por Victor Glover, além de ter a presença de Shannon Walker, a especialista em missões, e Soichi Noguchi, astronauta da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA).

Os astronautas chegaram na Florida no início desta semana e estão se preparando no momento para o lançamento do foguete amanhã (14).