Nesta terça-feira (17), a NASA notificou que a cápsula Dragon, da SpaceX, lançada ao espaço no último domingo, chegou com sucesso à Estação Espacial Internacional. Esta foi a primeira viagem utilizando foguetes da empresa de Elon Musk, após quase uma década de dependência do sistema Soyuz da Rússia.

A tripulação é composta por quatro astronautas, sendo três americanos e um japonês. Os astronautas Michael Hopkins, Victor Glover, Shannon Walker e Soichi Noguchi, chegaram à ISS por volta de 1h01, horário de Brasília, 27 horas após o lançamento do foguete Falcon 9.

Os quatro flutuaram em gravidade zero pela escotilha da nave, até chegar ao interior da Estação Espacial, onde foram recebidos com gritos e abraços pelos três membros da tripulação da estação. Com certeza, a missão gerou um motivo de orgulho para os países envolvidos.

Na foto, estão de azul Kate Rubins, Sergey Ryzhikov e Sergey Kud-Sverchkov, para a cerimônia de boas vindas realizada nesta terça (17).
Na foto, estão de azul Kate Rubins, Sergey Ryzhikov e Sergey Kud-Sverchkov, para a cerimônia de boas vindas realizada nesta terça (17).

Jim Bridenstine, diretor na agência espacial americana, disse que este é um grande dia para os Estados Unidos e Japão. Em uma mensagem de vídeo, a diretora da NASA, Kathy Lauders também falou com a tripulação da ISS

"Muito obrigado por permitirem que diga olá a todos vocês. Eu quero dizer o quanto estamos orgulhosos de vocês."

Planos futuros

A SpaceX tem intenções de enviar mais dois voos tripulados em 2021 para a NASA e mais quatro missões para reabastecimento de recursos a ISS durante os próximos 15 meses.

Para 2021, a empresa ainda planeja realizar uma viagem privada, com a ajuda da sócia Axiom Space. Em outra situação, a NASA havia insinuado que o ator americano Tom Cruise poderia visitar a ISS, mas nada foi confirmado.