Ontem (24), a SpaceX lançou ao espaço um foguete sob o programa SmallSat Rideshare que guardava consigo um lote de 143 satélites, tornando-se o maior lançamento de satélites utilizando um único foguete. O recorde anterior era de um foguete indiano, que em 2017 lançou 104 satélites.

A missão Transporter-1 era para ter acontecido no último sábado, 23 de janeiro, mas a agência preferiu abortar a missão por conta do clima, adiando assim o lançamento para o dia seguinte. Lançado da plataforma da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, o foguete Falcon 9 foi em direção ao espaço levando satélites CubeSats a uma altitude de 525 quilômetros.

Confira o lançamento do foguete Falcon 9 carregando os 143 satélites. O início da decolagem começa na marca de 16 minutos e 17 segundos quando a contagem regressiva dá a autorização para o iminente lançamento.

Vídeo incorporado do YouTube

Objetivo da SpaceX

Esse lançamento da SpaceX confirma o início de uma nova parceria de negócios com empresas que desejam enviar seus satélites ao espaço de forma acessível e de diferentes tamanhos e formatos. Desses 143 satélites enviados ao espaço, 48 serão utilizados para captura de imagens da Terra, 30 pequenos satélites fazem parte da empresa alemã Exolaunch, 17 fazem parte do sistema de comunicação da empresa Kepler do Canadá, e para finalizar, outros 10 fazem parte do projeto StarLink da própria SpaceX de Elon Musk.

Com esses 10 satélites que fazem parte do programa StarLink, a empresa de Elon Musk mantém agora um total de mil satélites que serão utilizados pela empresa para fornecimento de internet da companhia.

Vale ressaltar que esse já é o terceiro lançamento da SpaceX durante o ano de 2021, e além de quebrar o recorde com o maior número de satélites já enviados em um único foguete, a empresa de Elon Musk se firma ainda mais como a principal empresa privada trabalhando no ramo de missões espaciais.