Neste domingo (17), a Virgin Orbit, empresa pertencente ao bilionário Richard Branson, finalmente conseguiu realizar com sucesso o lançamento de um foguete ao espaço a partir de um avião Boeing 747. Em maio do ano passado a empresa já havia realizado um teste, porém sem sucesso.

O avião, batizado de Cosmic Girl e pilotado por humanos, decolou a partir do Porto Espacial e Aéreo de Mojave às 15h47, no deserto ao norte de Los Angeles, e quando estava sob o Oceano Pacifico, o foguete foi finalmente lançado à órbita às 16h30.

A missão estava sendo acompanhada em tempo real pelo Twitter, e quando o foguete finalmente chegou ao espaço, a equipe divulgou:

"O LauncherOne atingiu a órbita! Todos na equipe que não estão no controle da missão agora estão enlouquecendo".

Missões que custam menos

Com o sucesso da Virgin Orbit, essa nova modalidade de lançamento deve ser empregada por outras companhias e consequentemente menos investimentos devem ser feitos para missões como essa. O grande diferencial de fazer lançamentos de foguetes a partir de um avião é o baixo custo apresentado.

O Boeing 747, batizado pela empresa como Cosmic Girl, é um avião comum, e debaixo de sua asa, um compartimento abriga o foguete a ser lançado. O foguete por sua vez, possui 21 metros de comprimento, composto por dois estágios, e consigo ele carregava dez Cubesats (satélites de pesquisa e comunicação em formato de cubo, com menos de 1,5 kg cada). Esses satélites fazem parte do programa da NASA chamado Educational Launch of Nanosatellites.

O Cosmic Girl guarda o foguete debaixo de sua asa. (Imagem: Virgin Orbit)
O Cosmic Girl guarda o foguete debaixo de sua asa. (Imagem: Virgin Orbit)

Esse sistema da Virgin Orbit é capaz de enviar satélites de até 500 kg, e a ideia é oferecer menor custo de lançamento, com uma maior flexibilidade, o que resulta em uma melhor capacidade de resposta em relação a um grande lançamento vertical. Essa flexibilidade é maior do que os lançamentos comuns que são realizados na vertical, já que, em teoria, a empresa não precisa de uma plataforma espacial, e sim de uma pista e nada mais.

No ano passado, a empresa realizou um teste frustrado, já que por conta de uma falha no motor do primeiro estágio, o foguete não conseguiu chegar à órbita depois de se separar do avião. Nessa ocasião, nenhum satélite estava a bordo.

Quer saber que outras missões espaciais acontecerão em 2021? O Oficina da Net preparou um artigo que vai te ajudar a acompanhar o cronograma deste ano.