Além do Monte Olimpo (ou Olympus Mons), o maior vulcão do Sistema Solar, Marte, o nosso querido planeta vermelho, abriga também o maior cânion já conhecido. Desde 2006, os pesquisadores da Universidade do Arizona, em Tucson, conseguiram captar algumas imagens utilizando a câmera HiRISE (High Resolution Imaging Science Experiment), uma lente de alta resolução que está a bordo da sonda Mars Reconnaissance Orbiter para registrar as imagens do desfiladeiro em Marte.

O cânion marciano ficou conhecido como Valles Marineris, e seu tamanho possui mais de 4 mil km na região equatorial do planeta vermelho,e ainda possui 200 quilômetros de largura e 10 quilômetros de profundidade.

Maior que o Grand Canyon

Valles Mineris, o maior cânion do Sitema Solar. (Imagem: NASA/JPL/University of Arizona)
Valles Marineris, o maior cânion do Sitema Solar. (Imagem: NASA/JPL/University of Arizona)

Na Terra, o maior desfiladeiro é o Grand Canyon, localizado no Arizona, EUA, que tem uma extensão que corresponde a quase um quarto da circunferência do planeta em que vivemos. Em comparação com isso, o Valles Marineris é dez vezes maior em extensão e três vezes mais profundo.

O que a ciência ainda não consegue explicar é como esse desfiladeiro se formou em Marte, já que os cânions são formados a partir da erosão causada por um rio, como no caso do Grand Canyon que nasceu depois de um processo de desgaste do solo que durou bilhões de anos com a movimentação do Rio Colorado. Segundo os especialistas, é difícil acreditar que um rio desse porte existisse no planeta vermelho e quem em dado momento fosse capaz de formar um cânion.

Grand Canyon, Arizona, EUA. (Imagem: ISTOCK)
Grand Canyon, Arizona, EUA. (Imagem: ISTOCK)


Embora não seja possível provar que de fato isso tenha acontecido, existem indícios da existência de água nessa e em outras regiões do planeta, onde foram encontrados minerais que continham moléculas de água. Isso sugere que no passado, seja possível que um rio transpasse o solo de Marte.

Já os pesquisadores da Agência Espacial Europeia (ESA) acreditam que o cânion Valles Marineris surgiu depois da erupção de um grupo de vulcões que ficam localizados em Tharsis, uma região próxima do desfiladeiro marciano.

Fonte: Live Science.