Esse ano finalmente está acabando, e provavelmente não vai deixar muitas saudades. De janeiro a dezembro, o assunto que mais circulou foi a pandemia causada pelo novo coronavírus, algo que afetou todo mundo, nos obrigando a mudar a rotina e comportamento social.

Mas mesmo assim, esse ano foi mais que álcool gel e máscara. Tivemos revelações inéditas do Pentágono sobre a possibilidade de existência dos aliens, descoberta de água na Lua, a Grande Conjunção de Júpiter e Saturno, mulheres conquistando o prêmio Nobel, uma descoberta de um dinossauro brasileiro e por aí vai. Você consegue se lembrar de tudo isso? Confira então um breve resumo dos principais fatos científicos que aconteceram em 2020.

Janeiro

Início do novo coronavírus

O novo coronavírus iniciou sua proliferação em Wuhan, na China.
O novo coronavírus iniciou sua proliferação em Wuhan, na China.

Em um mercado de frutos do mar em Wuhan, na China, um novo vírus começou a ser propagado causando sintomas relacionados à pneumonia. No dia 23 de janeiro, um total de 17 pessoas já havia perdido suas vidas, e o contágio que acontecia de forma extremamente rápida assustou vários países. Relatos diziam que existiam ao menos 544 casos em todo o mundo, afetando inicialmente a população dos Estados Unidos, Japão, Tailândia e Coreia do Sul.

A partir desse mesmo dia, a OMS decretou emergência global, e como consequência, a China foi o primeiro país a isolar as cidades de Wuhan e Huanggang, com o objetivo de controlar uma possível epidemia.

Novo vírus é descoberto no Brasil

O arenavirus retornou ao Brasil em janeiro deste ano.
O arenavirus reapareceu no Brasil em janeiro deste ano.

Enquanto a Ásia tentava identificar as causas das mortes ocasionadas pelo novo coronavírus, no Brasil, um caso excepcional surgiu relacionado a um outro tipo de vírus.

O caso foi registrado no interior de São Paulo, em um homem de 53 anos. Os sintomas estavam relacionados aos sintomas de uma Febre Hemorrágica, doença rara que apareceu pela última vez no Brasil a 20 anos atrás. O homem que foi infectado pelo "arenavírus" acabou falecendo após procurar ajuda em três hospitais diferentes.

Foi identificado que a causa dessa doença está relacionada à urina de roedores selvagens, e para identificar a presença do arenavírus é necessário realizar alguns exames especiais. Esse foi um caso isolado, e não ocorreram novos relatos desde então.

Fevereiro

Primeiro infectado por Covid-19 no Brasil

Brasil tem o primeiro infectado pelo novo coronavírus.
Brasil tem o primeiro infectado pelo novo coronavírus.

No mês de fevereiro, o novo coronavírus já tinha chegado a várias partes do mundo, inclusive no Brasil. O primeiro caso confirmado em nosso país foi de um homem de 61 anos, morador de São Paulo, que fez uma viagem para a Itália entre os dias 9 e 21 de fevereiro.

Nessa ocasião, a OMS já havia confirmado 85 mil casos de coronavírus no mundo todo, e mais de 500 infectados só na Itália. Com toda essa rápida disseminação pelo globo terrestre, a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo notificou que qualquer pessoa que apresentasse sintomas como febre, dificuldade para respirar, tosse ou coriza deveriam procurar ajuda médica.

Março

O Covid-19 alcançou 100% da Terra

Todos os países foram infectados pelo novo coronavírus.
Todos os países foram infectados pelo novo coronavírus.

Em março deste ano, ao menos um caso do novo coronavírus já estava presente em todos os países do mundo. A OMS divulgou uma nota informando que já havia sido registrado mais de 1 milhão de infectados em todo o globo, o que foi definido como uma pandemia.

No Brasil, o primeiro falecimento causado pelo Covid-19 foi registrado em 12 de março. A partir daí, diversos países começaram a adotar medidas de isolamento social, além de realizar testes em massa.

Estudo aponta que grandes ecossistemas podem entrar em colapso

Floresta Amazônica pode se transformar numa savana em 50 anos.
Em 50 anos, a Floresta Amazônica pode se transformar numa savana com arvóres e grama.

Um estudo científico analisou 42 casos de mudança de regime em situações ambientais e comprovou que grandes ecossistemas podem entrar em colapso em um tempo relativamente curto.

Essa mudança de regime é a transição de um estado para outro, como a mudança na vegetação de determinados lugares, como as plantações do Niger e o embranquecimento de corais nos mares da Jamaica. Teoricamente, esses grandes ecossistemas são mais resistentes a mudanças, porém, o estudo confirmou que eles podem entrar em colapso a partir do momento que eles entram em um ponto de inflexão.

Num portugês bem claro, essa pesquisa descobriu que quanto maior um ecossistema, mais falhas ele tem, e claro, mais provável dele se deteriorar até por fim acabar. Que impacto isso tem para nós? Olhe para a floresta amazônica. Segundo o estudo, tudo pode sumir em um prazo de 50 anos, tornando as grandes florestas em uma simbólica savana.

Abril

Descoberta de um novo planeta similar a Terra

Kepler-1649c é um planeta bem semelhante a Terra.
Kepler-1649c é um planeta bem semelhante a Terra.

O Kepler-1649c é um exoplaneta potencialmente habitável, do tamanho da Terra, e que está a 300 anos-luz de distância de nós. O telescópio Kepler, hoje aposentado, já encontrou 2.681 planetas fora do Sistema Solar, e dentre todos eles, este é o mais parecido em tamanho e possivelmente em temperatura com o nosso planeta.

O planeta é 1,06x maior que a Terra, e tem aproximadamente 75% de luz, o que o torna praticamente habitável. No entanto , a estrela que fornece a luz para o planeta, está mais próxima dele do que a Terra está do Sol. Isso indica ainda que o Kepler-1649c pode ser atingido por explosões de radiação dessa estrela, o que seria suficiente para ameaçar qualquer meio de vida do planeta. Embora essa seja uma probabilidade, os astrônomos não detectaram nenhuma explosão do tipo foi até agora.

Erupção do vulcão Anak Krakatoa

O vulcão Anak Krakatoa entrou em erupção neste ano.
O vulcão Anak Krakatoa entrou em erupção neste ano.

No dia 10 de abril de 2020, o vulcão Anak Krakatoa entrou em erupção. Esse vulcão fica localizado na Indonésia, e vale ressaltar que ele é considerado o filho de um outro gigante vulcão chamado Krakatoa, que explodiu em 1883.

O Krakatoa quebrou paradigmas, pois sua erupção causou o barulho mais alto da Terra já conhecido e também apresentou vários riscos para a população ao seu redor. Diferente de seu pai, o Anak Krakatoa não feriu ninguém, embora sua explosão tenha sido bem violenta. Após a erupção, sua fumaça alcançou 500 metros de altura.

Pentágono divulgou três vídeos de supostos OVNIs

Pentágono compartilhou três vídeos de objetos voadores passando pelo céu.
Pentágono compartilhou três vídeos de objetos voadores passando pelo céu.

Pela primeira vez na história, o governo dos Estados Unidos divulgou vídeos que sugerem a presença de OVNIs em nosso planeta. Os três vídeos em questão foram divulgados pelo próprio Pentágono, e neles era possível ver alguns objetos voadores não identificados.

Vale ressaltar que isso não quer dizer que o governo norte-americano confirmou que os alienígenas existem. Na verdade, eles só divulgaram uma informação de que nem eles mesmo tem certeza do que se trata, entretanto, isso é um grande avanço para a humanidade.

Maio

SpaceX é a primeira empresa privada a lançar um foguete ao espaço

SpaceX é a primeira empresa privada a enviar um foguete ao espaço.
SpaceX é a primeira empresa privada a enviar um foguete ao espaço.

Pela primeira vez na história uma empresa privada lançou um foguete para o espaço. A SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk, lançou no dia 30 de maio, o foguete Falcon 9 tripulado por dois astronautas com rumo à Estação Espacial Internacional.

Os astronautas a bordo eram Douglas Hurley e Robert Behnken, que foram mandados do Centro Espacial Kennedy, localizado em Cabo Canaveral (Flórida, EUA). O objetivo dessa missão era contribuir para pesquisas desenvolvidas por outra equipe de astronautas que fazem parte da Expedição 63.

Junho

Descoberto maior e mais antigo monumento maia

Maior e mais antigo monumento maia é encontrado em Aguada Fénis.
Maior e mais antigo monumento maia é encontrado em Aguada Fénis.

Considerada pelos pesquisadores como o maior e mais antigo monumento da antiga civilização maia já encontrado até hoje, os arqueólogos encontraram o lugar conhecido como Aguada Fénis, localizado na base do Golfo do México.

A descoberta foi realizada graças ao uso da LIDAR, uma tecnologia ótica de detecção remota.O monumento encontrado é tão extenso para a sua idade, que sua descoberta obrigou os arqueólogos a recalcular as datas de outros monumentos maias para identificar e avaliar a situação dessa nova descoberta. Segundo especialistas, sua idade estimada está entre 100 e 800 a.C.

Julho

Primeiras vacinas contra Covid-19 aparecem

Primeiras vacinas contra o coronavírus apareceram em julho deste ano.
Primeiras vacinas contra o coronavírus apareceram em julho deste ano.

Com a pandemia aumentando, todos os países se movimentaram para encontrar uma vacina para o Covid-19. Embora muitos rumores já tinham sido espalhados, em julho, a empresa alemã de biotecnologia BioNTech e a farmacêutica americana Pfizer Inc anunciaram que estavam testando uma suposta vacina e que seus resultados já eram bem positivos.

O teste contou com 30 mil candidatos, que tomaram a vacina e mostraram uma certa resistência contra a doença. Naquela ocasião, eles informaram que essa vacina estaria aprovada já em outubro, encaminhando uma possível produção de até 100 milhões de doses até o final de 2020 e 1,3 bilhão para até o final de 2021.

Exibição do cometa Neowise

Cometa Neowise capturado pelo fotografo Vinícius Januário em Contagem, MG.
Foto do cometa Neowise capturado pelo fotografo Vinícius Januário em Contagem, MG.

Um cometa descoberto em março deste ano pelo telescópio Near-Earth Object Wide-field Infrared Survey Explorer (NEOWISE), passou pela órbita da Terra e ficou visível para boa parte do mundo, e inclusive para o Brasil. As mais privilegiadas foram as regiões Norte e Nordeste.

Esse cometa começou a ficar visível no dia 24 e sumiu no dia 26 de julho. Depois disso, o cometa deve completar a sua longa órbita e pode levar cerca de 6800 anos para ser visível na Terra novamente.

Agosto

Centenas de pessoas morrem por fake news sobre Covid-19

Diversas Fake News sobre o Covid-19 circularam durante este ano.
Diversas Fake News sobre o Covid-19 circularam durante este ano.

Durante essa era, a internet tem promovido em massa a presença das fake news. Essas notícias falsas podem levar os responsáveis à prisão, além de comprometer a sanidade das pessoas afetadas.

Em agosto deste ano, por exemplo, uma infodemia (epidemia de informações falsas) se espalhou pela internet e consequentemente tirou a vida de muitos. A prática se tornou comum nas redes sociais, e chegou a muitas pessoas com o propósito de apresentar conselhos, boatos e teorias conspiratórias.

Nesse mês de agosto, um estudo apontou que 2.300 notícias falsas sobre a Covid-19 haviam sido espalhadas e afetaram 87 países. Dessas fake news, a pior delas dizia que as pessoas poderiam obter a cura do coronavírus se ingerissem metanol. O Irã foi o principal afetado, e como consequência dessa infodemia, o país teve 800 pessoas mortas, mais de 5 mil hospitalizadas, e 60 pessoas que desenvolveram cegueira.

O Oficina da Net adverte: não espalhe fake news! Sempre que receber uma notícia, antes de compartilhar, cheque a sua veracidade. Isso pode salvar vidas! #PandemiaSemFake

Rússia anuncia vacina contra a Covid-19

Vacina Sputink V é anunciada pela Rússia.
Vacina Sputink V é anunciada pela Rússia.

Ainda na luta contra o novo coronavírus, a população mundial recebeu a notícia de que a Rússia estava com o primeiro lote de vacinas prontas para serem testadas. O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde russo, Mikhail Murashko, que apresentou a "Sputnik V".

Os testes dessa vacina contaram com cerca de 40 mil voluntários. Nesta ocasião, a eficácia e a segurança de uma imunização das vacinas já eram testadas em larga escala, normalmente com milhares de voluntários.

Setembro

Pesquisa indica possibilidade de vida em Vênus

Gás encontrado na órbita de Vênus sugere possível vida no planeta.
Gás encontrado na órbita de Vênus sugere possível vida no planeta.

Cientistas dos Estados Unidos, Reino Unido e Japão realizaram uma pesquisa que encontrou indícios de que possa existir vida em Vênus. Nesse estudo, os pesquisadores encontraram gás fosfina na atmosfera desse planeta, que é o segundo do nosso sistema solar. Esse é um gás incolor e altamente tóxico mas também considerado como uma bioassinatura, isto é, um forte indicador de presença de vida.

Os cientistas foram cautelosos ao afirmarem isso, pois a presença de fosfina não determina automaticamente que há vida em Vênus. Eles determinaram o resultado do estudo como um "mistério" que pode ter duas respostas: esse gás foi produzido por alguma forma de vida ou por qualquer outro processo ainda desconhecido pela ciência.

Outubro

Segunda onda de Covid-19 atinge a Europa

Segunda onda de coronavírus surge na Europa.
Segunda onda de coronavírus surge na Europa.

De um modo geral, as pessoas acreditavam que o novo coronavírus estava prestes a acabar. Porém, o números de contágios continuava a subir. Em outubro, a OMS anunciou que já haviam 40 milhões de infectados, e uma segunda onda de Covid-19 estava afetando a Europa.

Com a mudança de clima, aparentemente o vírus sofreu uma mutação, e uma nova onda de contágios começou a ser disseminada no continente. Nessa ocasião, seis países já haviam registrado a presença da mutação do vírus. Os médicos desses países disseram que a situação estava saindo de controle, e quatro a cada cinco casos acontecem por causa dessa mutação.

Ciência brasileira descobre novo parasita em dinossauro

Dinossauro Zumbi é descoberto por cientistas brasileiros.
Dinossauro Zumbi é descoberto por cientistas brasileiros.
Cientistas brasileiros encontraram um fóssil de dinossauro com um parasita e portando uma doença chamada osteomielite, que afeta animais e humanos até os dias atuais. O dinossauro em questão se trata de um titanossauro (espécie que possui um longo pescoço) e foi encontrado na região sudeste do Brasil.

Esse caso de osteomielite encontrado no dinossauro era tão grave que, segundo os pesquisadores, seu corpo era coberto por feridas e seus ossos por caroços, o que deve ter causado uma dor intensa para ele. Esse querido fóssil foi apelidado de "dinossauro zumbi".

Duas mulheres conquistam o prêmio Nobel

Emmanuelle Charpentier e Jennifer Doudna são as ganhadoras do Prêmio Nobel de Química.
Emmanuelle Charpentier e Jennifer Doudna são as ganhadoras do Prêmio Nobel de Química.

Pela primeira vez na história, duas cientistas mulheres, Emmanuelle Charpentier e Jennifer Doudna, conquistaram o Prêmio Nobel de Química, como reconhecimento pelos seus trabalhos com a edição de genoma e o desenvolvimento de ferramentas para editar DNA.

Essa descoberta realizada pelas cientistas é chamada de Crispr-Cas9 e basicamente consiste em uma técnica que consegue fazer alterações específicas em DNAs existente em células vivas. A finalidade dessa pesquisa não é apenas para um estudo simples como também deve ajudar para o futuro tratamento de doenças hereditárias.

NASA descobre presença de água na Lua

NASA afirma ter encontrado moléculas de agua na Lua.
NASA afirma ter encontrado moléculas de agua na Lua.

A NASA, agência espacial norte-americana, confirmou a descoberta de água no lado iluminado da superfície da Lua. O anúncio foi realizado no dia 26 de outubro, e esta é uma importante descoberta para a humanidade.

Até então, cientistas só haviam detectado água em estado sólido (gelo) em regiões mais escuras da Lua, já que é um lugar extremamente frio chegando a 184 graus Celsius negativos. O estudo promovido pela NASA foi realizado pela cientista Casey Honniball, e a informação é de que foram detectadas moléculas de água (H2O), mas não se sabe em que estado.

Novembro

Descoberta do 16 Psique, um asteroide que vale mais que a economia da Terra

16 Psique é o asteroide que vale mais que toda a economia da Terra.
16 Psique é o asteroide que vale mais que toda a economia da Terra.

Descoberto em 1852, o asteroide 16 Psique tem um diâmetro de 226 quilômetros, e está orbitando entre Marte e Júpiter, há cerca de 370 milhões de quilômetros da Terra.

Um estudo realizado em novembro com a ajuda do telescópio Hubble, descobriu que essa gigantesca rocha está carregada de materiais valiosos como ferro e níquel. Para os cientistas, esse asteroide é de fato intrigante e basicamente tem um valor imensurável.

Para se ter uma ideia do quão grande é este valor, levamos em consideração o valor total de toda a economia da Terra. O mais recente estudo do portal de dados alemão Statista, declarou que em 2019 a economia de todo o nosso planeta girava em torno de 142 trilhões de dólares. Baseado nisso, o valor do Psique equivale a 70 vezes mais.

Dezembro

Sonda chinesa Chang'e-5 pousa na Lua com sucesso, e mais tarde retorna a Terra

Sonda chinesa foi buscar amostras do local Mons Rümker na Lua.
Sonda chinesa foi buscar amostras do local Mons Rümker na Lua.

A China lançou uma sonda para a Lua no final do mês de novembro, que chegou ao solo do satélite no dia 1º de dezembro. O objetivo dessa empreitada era coletar amostras da superfície da Lua. A última vez que a ciência realizou esse feito foi há mais de 40 anos atrás.

Depois de sua missão ter sido concluída no satélite natural da Terra, a sonda Chang'e-5 retornou à Terra no dia 17 de dezembro. As amostras das rochas que foram capturadas vêm de uma parte da Lua conhecida como Oceanus Procellarum, uma cratera da Lua que fica próximo de um local chamado Mons Rumker. Desde então, essas amostras estão sendo estudadas pela China, mas devem chegar aos outros países também.


Depois de seis anos, Sonda Hayabusa 2 retorna a Terra com amostras de asteroide

Sonda japonesa conseguiu completar sua missão de trazer amostras de asteroide.
Sonda japonesa conseguiu completar sua missão de trazer amostras de asteroide.

Outra sonda asiática foi enviada ao espaço com o intuito de coletar amostras de superfície dos corpos presentes em nossa galáxia. No caso, a sonda Hayabusa 2 foi enviada do Japão em dezembro de 2014, e só retornou à Terra no dia 5 de dezembro de 2020, completando seis anos de missão.

Desde que foi lançada, a cápsula Hayabusa 2 viajou por mais de 5,2 bilhões de quilômetros, mas só encontrou o seu alvo em 2018, quatro anos depois de seu lançamento. O objetivo dessa missão foi coletar amostras da superfície do asteroide Ryugu, que devem ser utilizadas para responder as perguntas que questionam e ajudará a ciência entender como aconteceu a formação de nosso Sistema Solar.

Estudo realizado na Escócia explica porque o Covid-19 mata alguns e pouco afeta outros

Estudo identificou motivo do Covid-19 ter reações diferentes nos infectados.
Estudo identificou motivo do Covid-19 ter reações diferentes nos infectados.

Para explicar o motivo da diferença da força do coronavírus em diferentes infectados, um estudo realizado por um hospital escocês, chegou a conclusão de que isso pode acontecer devido uma falha genética dos seres humanos.

O estudo recebeu o nome de Genomicc e foi publicado na revista científica Nature, que analisou o DNA de mais de 2,2 mil pacientes internados em 208 UTIs do Reino Unido. De todas as amostras que foram coletadas, os cientistas observaram que os genes dos doentes apresentaram uma certa alteração no gene identificado como TYK2, quando comparados ao material genético de pessoas que não tiveram nenhum contato com o vírus.

A Grande Conjunção entre Júpiter e Saturno acontece após 800 anos

A Grande conjunção de Júpiter e Saturno fechou o ano com chave de ouro.
A Grande conjunção de Júpiter e Saturno fechou o ano com chave de ouro.

Um fato histórico aconteceu durante os dias 16 a 21 de dezembro. A cada 20 anos aproximadamente, Júpiter e Saturno se cruzam de maneira regular, mas nem sempre de maneira tão próxima e visível. A última vez que o fenômeno aconteceu e foi possível apreciá-lo no céu, ocorreu durante o dia, há quase 400 anos, durante a Idade Média, em 1623.

De acordo com a NASA, a visualização do alinhamento deste ano foi o mais próximo entre séculos, sendo que um dedo mínimo no comprimento do braço cobria facilmente os dois planetas no céu.
Essa "Grande Conjunção" entre Júpiter e Saturno é um fenômeno impressionante. Além de serem os dois maiores planetas do Sistema Solar, eles também são os planetas que têm o movimento mais lento dentre os que são visíveis a olho nu, e são mais brilhantes do que a maioria das estrelas.

CoronaVac chega ao Brasil

Coronavac chega ao Brasil.
Coronavac chega ao Brasil.

Durante essa reta final de ano, o assunto mais comentado e que todo mundo quer dar sua opinião está relacionado com a CoronaVac, a primeira vacina contra o novo coronavírus que chegou ao Brasil.

A informação mais recente é que um novo lote com 1,6 milhão de doses da CoronaVac chegou a São Paulo. Porém, cada vez mais perguntas surgem como: será que é confiável? Vai ser paga? Quem tem direito de tomar?

Enquanto muitas pessoas estão ansiosas para essa vacina ficar disponível ao público, outras dizem que preferem não se arriscar. De qual lado você está? Deixe sua opinião aí nos comentários!