Esse ano de 2020 está acabando e deixará poucas saudades por ter se tornado um ano muito atribulado para a população mundial em geral. No entanto, durante esses últimos dias do ano, temos a oportunidade de ser agraciados por um raro evento astronômico, quase como um presente no céu. Esse fenômeno trata-se do alinhamento entre Júpiter e Saturno, dois planetas do nosso sistema solar que terão o ápice de sua conjunção na data de hoje, 21 de dezembro.

O fenômeno começou na última quarta-feira, 16 de dezembro, para ser mais exato. No dia em questão, o Oficina da Net noticiou e deu dicas exclusivas sobre como você poderia visualizar esse evento com os seus próprios olhos, sem a necessidade de equipamentos caros e específicos. Naquela ocasião, foi possível visualizar no céu o nosso satélite lunar, próximo de outras duas "estrelas", que na verdade se tratam de Júpiter e Saturno.

Do dia 16 pra cá, os dois planetas foram se alinhando em sua órbita e agora formam um único ponto no céu, tornando-se assim um feito raro para os nossos dias. Eles estarão alinhados dessa forma e ficarão visíveis até o próximo dia 25.

Como visualizar esse fenômeno?

O fenômeno pode ser visto de qualquer lugar, e novamente confirmamos que não é necessário equipamentos para conseguir visualizar. O único fator que pode atrapalhar é o tempo, por isso, teremos que torcer para que o tempo esteja favorável, sem nuvens no céu.

O melhor horário para poder ver será logo após o pôr do sol e no início da noite, isto é, entre 18h e 20h45, variando o horário de acordo com a sua localização no Brasil. Para visualizar, basta olhar para o lado onde o Sol se põe, a oeste, e procurar um ponto brilhante diferente das estrelas que já conhecemos, pois esse ponto em questão se trata justamente dos dois planetas em conjunção, e sua luz não é cintilante como a das estrelas. Esse fenômeno também é conhecido como "Estrela de Belém" ou "Estrela de Natal", mas basicamente se trata do alinhamento de Júpiter e Saturno, os dois maiores planetas do nosso Sistema Solar.

Por que esse fenômeno é tão especial?

A cada 20 anos aproximadamente, Júpiter e Saturno se cruzam de maneira regular, mas nem sempre de maneira tão próxima e visível. Em maio de 2000, por exemplo, os dois planetas entraram em conjunção, porém, estavam muito próximos do Sol para serem visíveis na Terra.

A última vez que o fenômeno aconteceu e foi possível apreciá-lo no céu, ocorreu durante o dia, há quase 400 anos, durante a Idade Média, em 1623. Durante a noite, assim como em 2020, a última vez aconteceu há 800 anos, por isso esse é um evento raro e especial. De acordo com a NASA, a visualização do alinhamento deste ano é o mais próximo entre séculos, sendo que um dedo mínimo no comprimento do braço cobrirá facilmente os dois planetas no céu.

Essa "Grande Conjunção" entre Júpiter e Saturno é um fenômeno impressionante. Além de serem os dois maiores planetas do Sistema Solar, eles também são os planetas que têm o movimento mais lento dentre os que são visíveis a olho nu, e são mais brilhantes do que a maioria das estrelas.

Depois do encontro deste ano, esse evento só acontecerá de novo em março de 2080, e depois disso, só em 2400, então aproveite, pois essa pode ser a sua única oportunidade!