Se você adora ciência e tem grande apreço pelo espaço, ficará feliz em presenciar hoje um evento de conjunções de planetas que poderão ser vistos a olho nu, fenômeno que aconteceu pela última vez durante a Idade Média. Na noite desta quarta-feira (16), os planetas Júpiter e Saturno estarão em conjunção com a Lua e poderão ser vistos no céu sem a necessidade de nenhum equipamento especial. A primeira com Júpiter, seguida de uma com Saturno.

A Lua de hoje está na sua fase crescente, e deve primeiro estar em conjunção com Júpiter às 1h30 (horário de Brasília), e em seguida com Saturno às 3h20 (horário de Brasília). O único problema é que nesses horários a Lua estará abaixo da linha do horizonte no Brasil, e por conta disso não poderemos apreciar esse fenômeno por completo.

Porém, nem tudo está perdido, e você ainda vai conseguir observar os dois planetas, Saturno e Júpiter próximos ao satélite lunar a partir do momento em que o Sol se pôr e até no máximo 20h45 (horário de Brasília). A hora é relativa nesses casos, pois pode variar dependendo de onde você está localizado no Brasil. Mas se tiver a oportunidade, tente olhar para o céu durante a noite desta quarta-feira, e procure por algo similar a imagem abaixo:

Os planetas Júpiter e Saturno poderão ser vistos próximos da Lua na noite desta quarta-feira. (Imagem: Stellarium)
Os planetas Júpiter e Saturno poderão ser vistos próximos da Lua na noite desta quarta-feira. (Imagem: Stellarium)

Como saber onde olhar?


Existem recursos que facilitam a nossa orientação de acordo com os pontos cardeais identificados. Para isso, você pode usar uma bússola ou algum aplicativo de astronomia em seu celular.

A bússola o ajudará a encontrar a posição do norte, sul, leste e oeste e podem ser utilizadas tanto em forma manual, com as versões digitais em forma de aplicativo que está disponível para download na loja de aplicativos do Android, e nativo para iOS.

Um outro recurso parecido e que também pode ser encontrado na loja de apps de seu smartphone, é utilizar algum aplicativo de astronomia que utiliza a bússola e GPS do seu celular e indicará para onde você deve olhar. Se você quiser indicações de aplicativos assim, a melhor opção que eu recomendo é o SkySafari, disponível para Android e iOS e totalmente grátis.

Interface do aplicativo SkySafari. (Imagem: Simulation Curriculum)
Interface do aplicativo SkySafari. (Imagem: Simulation Curriculum)